"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 8 de maio de 2012

Rumo ao Canadá

Oi gente, hoje eu quero escrever um pouco sobre o caminho que tem trazido muitos brasileiros pro Canadá. Eu, assim como todos que enfrentam o processo de imigração, passei pelo tempo angustiante de espera, lendo blogs e mais blogs, procurando alguma coisa que me aproximasse um pouco mais do meu sonho de morar nas terras geladas e acabei conhecendo pessoas e fazendo amigos. Infelizmente nem todo mundo que eu conheci tinha Vancouver como destino, muitos optaram pelo lado leste do Canadá e acabamos perdendo contato. Infelizmente, a maioria das pessoas para de escrever nos blogs ou participar das comunidades depois que chega aqui, pq a vida fica tão corrida que não dá pra atualizar as informações com frequência.
Mas mesmo sabendo que muita gente some no meio da multidão depois que chega, pela "lista de espera" dá pra se ter uma ideia de quanta gente está vindo. Eu acompanho comunidades como FSW-Canada no face e Destino: Vancouver no email e acredito que os brasileiros estão, enfim, descobrindo o Canadá rsrsrsrsrsrs...
Tem muita gente esperando a finalização do processo e muita gente se preparando pra vir, mas o que não é divulgado é que aqui já tem muita gente que chegou há 5, há 10, há 20 anos.
Vancouver não é a primeira opção dos brasileiros, sem dúvida, Toronto é o destino favorito, mas aqui em BC, se vc "sacudir" bem, cai brasileiro pra todo lado rsrsrsrrs... é sério!!! Eu tenho conhecido brasileiros que conhecem outros, que conhecem mais alguns, e quando vc se dá conta tem muuuuito brasileiro por aqui!!!
O que eu acho legal, e mais fácil no processo de adaptação, é a turma que já vem se conhecendo desde o Brasil através das reuniões de imigrantes que são feitas no RJ, em SP e em outras cidades. Uma das minhas amigas faz parte do grupo do Rio e eles são bem entrosados. Passei o ano novo com eles e deu pra ver que a turma era beeeeemmmmm grande rsrsrsrsrrs... foi ótimo!!!!
Infelizmente em Salvador, na minha época, pro processo federal, só tinha eu, o Marcelo e a Verônica do Canadá em Caldas, e a Zi e o Luciano. A maioria dos soteropolitanos entra mais no processo pra Quebec.
Se vc está vindo ou sonhando em vir, eu te incentivo a formar um grupo na sua cidade ou buscar um grupo que já exista pra trocar ideias, conversar, sonhar junto rsrsrsrsrsr... e fazer amigos. Hoje com o face, os blogs e as comunidades fica mais fácil. Quando eu cheguei em Salvador e conheci o Marcelo, a Verônica, a Zica e o Luciano foi muuuito bom pra mim!!! nos encontrávamos direto, parecia até que nos conhecíamos há anos. Infelizmente, tomamos rumos diferentes, mas a amizade ficou.
Zica, se vc estiver lendo quero que saiba que estou com saudades de vcs... bjs
Bom amigos, por hoje é só... fica aí a dica: se entrosem com quem está vindo, é bom ter alguém pra conversar e dividir os anseios da imigração.

4 comentários:

  1. Como foi bom ,Renata!Ainda nos encontraremos muito por aí e vou preparar uma feijoada daquela que vc comeu aqui em casa!bj

    ResponderExcluir
  2. Re, vc e muito especial pra gente! Lembro demais de vc com carinho!

    Cancelei o meu face devido a uma brincadeira de pessimo gosto que uma amiga fez! Nao tenho mais interesse em face, sinceramente acho que ele so serve pra ficar sabendo da vida dos outros.

    Tenho estado muito ocupada! Depois te escrevo com calma!

    Bjus mil pra vcs e tudo de bom!

    Zica

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber que v está bem... sinto saudades e quero notícias das meninas... bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata, fiquei de te passar meu contato, meu email é thaisstresser@gmail.com, o mesmo no facebook! Qual o seu? Se quiser pode mandar no meu email. bjs Thaís

    ResponderExcluir