"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Canadá como casa

Eu acredito que nada acontece por acaso; sou do tipo de pessoa que procura entender cada caminho que a minha vida vai tomando, pq eu sei que a mão invisível de Deus está me direcionando nas pequenas coisas; então, quando alguma coisa dá errado, pra mim está dando certo, mesmo que na hora eu não entenda e fique chateada.
Eu fui para os EUA jovem, pq eu queria viver lá. Não tinha muito conhecimento sobre as leis de imigração americana e nem noção do quanto era difícil conseguir o green card lá... quero dizer, era fácil pra quem casava e pra quem tinha muito dinheiro - aí sempre é fácil, né??? - o resto penava anos com vistos de estudante, trabalho e etc.
O tempo foi passando e nada de green card; eu orava e gastava dinheiro e mais dinheiro com advogado, e nada acontecia. Estávamos na era Bush, EUA encabeçado pelos republicanos, e ninguém falava nada a favor dos imigrantes. Eu lembro até que a CNN fazia campanha contra qualquer tipo de porta que fosse beneficiar os imigrantes lá; era o começo da perseguição discriminatória contra os hispanos.
Eu sei que eu fui me enchendo de tudo aquilo; ao mesmo tempo que eu não queria voltar ao Brasil eu tb já não aguentava aquela situação indeterminada. Eu estava investindo em um país que não me queria; eu pagava impostos, trabalhava, meu marido empregava 4 funcionários, pagava impostos e ficávamos a mercê da renovação do visto de trabalho.
Um dia, numa reunião de igreja, um amigo chegou pra mim com alguns papeis falando sobre as formas de imigrar pro Canadá, e foi então que minha vida começou a mudar. Estudei os processos, pesquisei cada caminho, cada possibilidade e decidi contratar um advogado e dei entrada pelo SW, com o objetivo de vir pra BC.
Na época era muito mais fácil do que agora, não tinha lista de profissões, o IELTS não era obrigatório e as coisas fluíam. Logo depois que eu dei entrada no processo as coisas começaram a ficar difíceis e muitos amigos nos EUA que quiseram aplicar já não puderam. Mas ontem, depois de muitas portas fechadas, saiu uma boa notícia pra quem não tem curso superior, mas tem um convite pra trabalhar aqui. Segue o link: http://www.cicnews.com/2012/04/skilled-trades-program-announced-federal-skilled-workers-041502.html
Agora eu vou deixar algumas dicas pra quem quer vir pro Canadá:
1- Seja perseverante e corra atrás de todas as informações que vc puder
2- Não procure emprego só nas grandes cidades, procure em todas as cidades
3- Se vc já morou nos EUA ou mora aproveite que é ligação direta e ligue pra todos os empregadores
4- Quem tem grana e pode vir, venha conhecer e faça contatos
5- Se não tem grana, não espere que os brasileiros que vc contactar através dos blogs possam te arrumar trabalho. O caminho não é este.
6- Se puder, contrate um consultor, se não, faça o processo sozinho, MAS FAÇA.
O Canadá é um país maravilhoso!!! aqui tb tem defeitos, mas, pelo menos, nos sentimos em casa de verdade. Até hoje eu não tenho o que falar; não me arrependo nenhum pouco de ter saído dos EUA pra vir pra cá.

3 comentários:

  1. Ótimo post Renata! Vou compartilhar este link com os meus amigos. É realmente uma pena que o Canadá esteja fechando as portas para a imigração... mas acho que ainda dá tempo de imigrar, mas tem correr atrás, não dá para ficar esperando que os brasileiros no Canadá arrumem emprego ou algo do gênero. Fico muito feliz q vcs saíram dos EUA, eu tb morei lá um ano com visto de trabalho e vi que não tinha como conseguir green card. No começo relutei um pouco em vir para o Canadá, mas graças a Deus eu abri minha mente e hoje não troco o Canadá pelo EUA de jeito nenhum. Este ano completo 3 anos aqui e tenho certeza que imigrar para cá foi a melhor coisa que fiz na minha vida :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata. Me sinto livre, em Cristo, para dizer que sou seu fã. Admiro sua caminhada cristã. Deixo com você uma frase de minha amiga Mônica:"a adoção libera o milagre". Por favor assista o vídeo testemunho desse site:
    http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/25-de-maio-dia-nacional-da-adocao/
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, compartilhe mesmo, vc não tem ideia de como eu desejo que os brasileiros que estão lá venham pra cá e acabem com tanta humilhação que os latinos têm sofrido por parte do governo republicano dos EUA... bjs e obrigada pelo seu comentário.

    Oi Pr. Carlos, muito obrigada pelo link, vou assistir sim... mas eu tenho certeza que nós como cristão sempre temos histórias pra contar, tenho certeza que se o senhor tivesse um blog eu tb seria sua fã rsrsrsrsr... que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir