"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 30 de maio de 2012

Imigrar não é pra todo mundo

O mundo está cheio de pessoas diferentes, cabeças diferentes e objetivos diferentes. O que muitas vezes é bom pra mim não é pra muita gente, mas tem coisas que eu não consigo entender... por exemplo: ontem minha mãe me ligou pra contar que foi assaltada em uma avenida movimentada de Salvador. Jogaram um tijolo no vidro do carro dela e levaram uma mochila que estava no banco de trás. Graças a Deus, o tijolo não atingiu minha mãe, que estava no volante, e não tinha ninguém de carona com ela, mas s situação em si foi traumática e me fez refletir o quanto eu estou certa de criar minha filha em um lugar mais seguro. É difícil ouvir um relato desses e não pensar que minha mãe, mesmo depois de ter sido assaltada algumas vezes e até já ter tido uma arma na cabeça, é uma das pessoas que não se conforma de eu ter escolhido viver fora do país e sempre me pergunta: Renata, o que vc está fazendo aí??? Ontem eu tive que me controlar pra não perguntar a ela: O que vc ainda está fazendo aí??? rsrsrsrrsrsr... A única coisa que eu consegui dizer é que em breve ela vai ter que comprar um carro blindado, pq não tem como se trancar em casa e não sair pra nada.
Por causa da Copa e das olimpíadas eu soube que o RJ está bem melhor do que era, mas Salvador está, a cada dia que passa, pior. É incrível como a cidade está entregue aos marginais e como as coisas mudaram de 10 anos pra cá!!! Eu sei que a violência não está concentrada na Bahia e que muitas outras cidades brasileiras sofrem do mesmo mal, mas eu falo de Salvador pq eu sou de lá e acompanho as notícias mais de perto.
Na comunidade FSW-Canada teve até um debate esses dias sobre as pessoas que vêm pro Canadá, não conseguem boas oportunidades de trabalho nos primeiros meses e voltam pro Brasil. Sinceramente gente, na minha opinião, algumas pessoas mal-informadas vêm pra cá movidas pela emoção e por impulso, acabam se deparando com as dificuldades normais da imigração, não aguentam a pressão e voltam pro Brasil. Em compensação, muita gente está saindo do Brasil pro Canadá completamente ciente do que quer, são pessoas que estão em busca de uma vida mais tranquila; geralmente são famílias que vêm dispostas a enfrentar os desafios daqui pra não terem que conviver com a insegurança, a impunidade e a política do Brasil.
Na boa gente, vcs bem sabem que eu não estou trabalhando e tenho passado apertado aqui, mas eu garanto a vcs que eu estou muito feliz com a escolha que eu fiz. Eu amo dirigir tranquilamente pelas ruas, abaixar meu vidro sem medo, passear com minha filha nos parques, andar com a minha bolsa e as minhas joias sem me preocupar com quem está do meu lado ou atrás de mim... quer saber??? isto não tem preço!!!



3 comentários:

  1. Verdade pura!!! Eu que sou do Rio, quando falo em ir até lá ,até passear acho arriscado.Eu escolhi o Canada por isso, espero que meu visto fique pronto logo pra viajar......não aguento mais os Estados Unidos....mas se não tivesse o Canada...ficava por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá isso é vdd!!!

    Eu sou de São Paulo, então você imagina o caos que é essa cidade, aqui vc tem medo de ser assaltado em qualquer lugar, transito, bancos, ônibus, metrô, em qualquer ludar. Eu quero ir para o Canadá, para ter qualidade de vida, para poder sair de manhã saber que a noite eu volto, coisa que no Brasil não temos, e como você disse Isso não tem preço!!!

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Pois é gente, vcs bem entendem o que eu quero dizer.

    ResponderExcluir