"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coisas que precisam ser pensadas

Oi gente, não deu pra escrever no final de semana pq o curso me deixou bem cansada. Estudar inglês intensivo não é uma das coisas mais fáceis, são muitas informações em pouco tempo que exigem muita concentração. E além do curso, a vida da gente não para, ou seja, depois de um dia dentro de uma sala de aula, vc chega em casa e ainda tem muita coisa pra fazer... vida duuuuura!!!!!
Mas foi legal, a turma é pequena, o pessoal agradável, a professora simpática... só que muito mais exigente do que a do curso anterior...
Mudando de assunto, ontem eu li na comunidade do facebook FSW-Canada um comentário que me chamou atenção e que merece ser analisado. Era sobre o "Will", um documento, tipo testamento, que precisa ser feito para que as autoridades e sua família possam tomar decisões na sua ausência.
Nós, brasileiros, temos a ideia de que testamento é só pra ricos, pra pessoas com muitos bens, mas aqui não funciona assim.
A primeira vez que eu ouvi falar do Will foi nos EUA quando eu fui fazer uma cirurgia. Eu lembro que uma enfermeira, enquanto me preparava, perguntou se eu tinha o Will, e eu não entendi e perguntei o que era, e ela me explicou que era um documento que deixava claro o que deveria ser feito comigo em casa de um estado vegetativo ou morte cerebral, se os meus órgãos poderiam ou não ser doados, enfim... Na hora eu disse que meu marido tinha autoridade pra decidir e ela marcou isso em um formulário.
Mas o importante, pra nós imigrantes com filhos, é saber que sem o Will o governo Canadense é o responsável por decidir o que será feito com seus filhos menores de idade em caso da ausência dos pais. Eu sei que ninguém gosta de pensar em coisas ruins, mas acidentes, fatalidades e situações inusitadas acontecem, então, não podemos ser indiferentes. Ontem mesmo eu estava comentando com meu marido que se, por acaso, eu e ele deixássemos de nos comunicar com o Brasil ninguém da nossa família saberia a quem procurar, pq nunca demos o telefone e nem o nome dos nossos amigos aqui pra eles. Ok, se eles procurassem no facebook acabariam encontrando, mas é bom a gente deixar contatos, nomes que eles possam ter acesso.
Quando eu estava grávida eu perguntei a minha irmã do meio se ela ficaria com minha filha caso eu e meu marido viéssemos a faltar e ela disse que sim, mas eu nunca deixei nada escrito pq até aqui não precisava; mas vivendo como imigrante, segundo me passaram, o governo canadense assume o direito das crianças na ausência dos pais, o que significaria luta judicial, advogados, dinheiro e muita dor de cabeça.
Hoje eu estava pesquisando em como fazer o Will e eu peguei algumas informações pra dividir com vcs:

The following sources can provide additional information. Most can assist you in preparing a will or an application to court for probate and administration.
  • Lawyers
  • Notaries public
  • Self-help guide books, available from stationery stores and other retail outlets
  • Clicklaw
  • Dial-A-Law:
    - in Vancouver             604 687-4680      
    - or outside Vancouver             1-800-565-5297       toll-freewww.dialalaw.org

2 comentários:

  1. Oi Renata! Passei para ler seus posts e, como sempre, muitas coisas boas que nos fazem refletir... Parabéns! Ótima semana para vc! Beijos, Paloma.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    Muito obrigada pela dica! Acredita que eu estava pensando justamente nisso esses dias? No meu caso eu sou solteira e não tenho filhos, mas não quero que se alguma coisa acontecer comigo o governo fique com o meu $$. Mas isso é o que acontece se não documentamos tudo certinho. No meu caso eu coloco em tudo quanto é documento (RSP, seguro, etc) que se caso algo acontecer comigo, quero que os meus pais recebam o valor do seguro ou RSP. Agora eu estou na maior correria porque estou me mudando para Vancouver (yes! I got a job there :-) ) Mas assim que a situação acalmar um pouco eu quero fazer este documento :-)

    Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir