"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O sistema de saúde canadense assusta

Gente, eu estou completamente passada com a consulta que eu tive hoje com o oncologista. 
Pra quem não sabe, todos aqui têm que ir ao médico de família que, a depender do caso, te passa pra um especialista. Como eu tive câncer recentemente, o meu médico de família me passou pra um oncologista que, segundo ele, era muito bom.
Eu até fiquei feliz com a agilidade do processo pq a minha consulta foi marcada pra o mês seguinte, ou seja, não demorou nada. Geralmente, pra conseguir uma consulta com um especialista a pessoa tem que esperar meses.
Pois bem, o médico, um asiático, foi muito educado e simpático, olhou o relatório escrito pela minha médica do Brasil, disse que estava tudo bem; depois examinou os meus seios, e quando já estava terminando a consulta, eu perguntei com que frequência eu iria fazer os exames de rotina, pq no Brasil, eles são feitos a cada 3 meses no primeiro ano e a cada 6 meses no segundo ano. E sabem o que ele disse??? Vc vai me ver a cada 3 meses, pq eu quero acompanhar o seu mamilo, já que ele não foi retirado.
E eu: Sim, mas os exames, tipo: RX, Ultrasom, sangue e etc??? afinal vc não pode ver o que tem dentro de mim.
Ele: Não precisa, eu sei que vc está bem. O câncer de mama é muito peculiar, se ele voltar nos ossos, nos pulmões... não tem cura, portanto, não importa quando se descobre.
Eu: Mas o quanto antes, melhor pra tratar, não acha?
Ele: Aqui em BC já foram feitas várias pesquisas e foi constatado que o tempo não altera a sobrevida do paciente, no início ou avançado, o paciente morre no mesmo tempo... Mas vc não tem que se preocupar, vc já está curada. Não pense mais em câncer, deixe que eu penso por vc.
Ele chegou a fazer um desenho pra me explicar isso, e eu fiquei com uma cara de boba, sabe??? de quem não estava acreditando.
Bom amigos, eu ainda estou passada, o choque foi grande!!! rsrsrsrrsrs... Ainda não sei o que vou fazer. Minha amiga daqui de Richmond me sugeriu procurar a médica brasileira pra pedir a opinião dela. Pode ser até que eu faça isso, mas, mais por desencargo de consciência, afinal, o sistema daqui é público e funciona padronizado. O oncologista me disse claramente que o procedimento de BC é somente fazer exames mais específicos em caso de sintomas.
Provavelmente eu vou ao Brasil fazer meus exames, mas vai ficar pesado viajar a cada 6 meses, afinal, são 2 passagens: a minha e a de minha filha... eu nem sei o que pensar.
Que o Senhor no guarde aqui.

10 comentários:

  1. Caraca! Renata o jeito e ficar olhando promocoes de passagem.Eles sao muito frios , sei la, eu tb ficaria passada. Bjs em todos.

    ResponderExcluir
  2. Renata, acho normal o susto pela diferença. Mas no fim das contas eu acredito que caso ele esteja fundamentado por dados pesquisados com seriedade, faz sentido o que ele falou. No nosso pais o excesso de exame pode ser proveniente de interesses financeiros, já que tudo é feito por particular e isso fatalmente gera uma receita muito grande.
    Porém, caso você possa vir com freqüência para o Brasil e se sinta mais confortável com estes exames, faça, caso contrário, relaxe e confie, mesmo porque ele vai te ver a cada 3 meses.
    Bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Renata, pensando como a pessoa acima, ate a gente se conforma, mas apesar de eu ter um family doctor hiper conceituado, bom, e ainda lindo, rsrsrs depois de 7 anos aqui e porque ele eh gente boa comigo me encaminhou uma mamografia, pque eu insisti. Eu nao me conformo, e vivo na orelha do meu husban questionando a "linda " saude free do Canada, que de free nao tem nada, ja q nos descontam e meu doctor sempre esta busy..ja me acostumei com as clinicas numa emergencia."Excesso de exames proveniente de interesse financeiros?" Nao paguei nada la e descobri que tinha hipotiroidismo, e aqui nunca viram nada..meu exame dava normal,entao no Brasil, fui encaminhada para um endocrinologista q so de examinar com as maos descobriu...Aqui, nunca conheci 1 endocrinologista, nem mesmo 1 ginecologista..Eh de lamentar para nao dizer, chorar!
    Marilia

    ResponderExcluir
  4. Olha gente, eu continuo indignada. Eu acabei de receber o email da minha médica no Brasil, que tem o quintuplo de diplomas na parede do consultório do que o do médico que fui ontem e ela me disse que é um procedimento ANTIGO usado antes das novas drogas disponíveis no mercado e que eu devo fazer os exames no Brasil...A MEDICINA DE PRIMEIRO MUNDO DAQUI TÁ MUITÍSSIMO ATRASADA!!!

    ResponderExcluir
  5. Re, confie em DEUS,ElE cuidará para que tdo aconteça, se for preciso vir ao BRASIL para os exames ElE proverá a condição a vcs, mas agora nao sofra não fique tensa pensando no seu amanhã , lembre-se SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS em nossas vidas. viva o seu PRESENTE que é um presente de DEUS afinal vc esta CURADA
    bjUS RITA

    ResponderExcluir
  6. Oi Re!!

    E aos poucos vamos descobrindo que o pais de primeiro mundo e de qualidade de vida tao boa tem um preco bem alto quando diz respeito ao avanco. Todos aqui (bancos e hospitais e outros) se acham muito avancados e so sabem fazer as coisas "by the book". So mesmo Deus na causa. Tente ver com a sua medica se voce nao pode fazer o acompanhamento de exames de 3 em 3 meses nem que vc tenha que pagar pelo exame de sangue. Quando eu fiz o meu primeiro, me cadastrei no proprio laboratorio para receber por e-mail os resultados. E ja recebi o primeiro. Alguns eles nao enviam (tipo o de HIV) nao sei pq. Mas, converse com a sua medica e peca um conselho para seguir com os seus planos do seu jeito...

    Beijos, querida!
    Firme na luta!

    Carina.

    ResponderExcluir
  7. Renata, antes de mais nada muita calma. Li seu post ontem na hora de dormir e confesso que me preocupei porque passei por essa experiencia assim que cheguei. Larguei o coreano, chines, japones, sei la , falando sozinho e tive a sorte de me indicarem uma medica brasileira que esta aqui em Vancouver ha um bom tempo e faz um excelente trabalho.

    Talvez voce ja tenha recebido a indicacao dela.

    Dra. Rosana Lima
    (Family Physician)
    750 West Broadway
    Sala 1017
    604 708 4333

    Se voce resolver ir e muito facil. Pega a Canada Line ate a Broadway Station. De la, da para ir andando mas se quiser pega o #9 ou #99(normalmente cheio) em direcao a Granville Street. Desce no ponto do Vancouver General Hospital.Dai de Richmond e super rapido.
    Vai pessoalmente.Nao liga, chega la diz que voce precisa falar com ela .
    Por melhor que seja o seu Ingles e sempre bom nesses casos se expressar na nossa lingua.
    E, infelizmente, duas coisas que eles estao muito atrasados em relacao ao Brasil:muito medico de outras nacionalidades defasados e servicos bancarios. Claro que no Brasil temos que pagar bem mais caro mas os medicos sao muito bons. Com todo respeito,; medico chines, coreano, ???No way.

    Boa sorte e se precisar de alguma coisa, grita.
    Mandei a mensagem por aqui porque seu email sumiu depois que passei a usar o Gmail.

    ResponderExcluir
  8. Oi gente, marquei uma consulta com uma médica brasileira pra amanhã e vou pegar a opinião dela. A ideia é pagar pelos exames e fazê-los aqui... vamos ver, né??? bjs

    ResponderExcluir
  9. Renata esqueci de reenviar meu email(grupo da patricia):
    giovanevancouver@gmail.com

    Nao creio que voce precise pagar pelos exames. ja fiz exames complicados por aqui e nunca paguei.
    Boa sorte
    Giovane

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renata. Porque vc acha que vim me operar no Brasil? Só para fazer um exame que eu precisa antes da cirurgia ia levar uns 4 meses e se eu tivesse outra hemorragia, corria o risco de perder o útero. Tb sou paciente da Dr. Rosana. Gosto muito dela e acho que o melhor de tudo é que ela sabe de onde nós estamos vindo e com o que nós estamos acostumados. Se for essa médica que vc tiver marcado para amanhã, não precisa pegar o ônibus que o Giovane disse não. Vai a pé da estação do Canadá Line. São duas quadras. Boa sorte. Bjs, Patty

    ResponderExcluir