"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A melancolia da época

O fim de ano, com o natal e réveillon, traz uma certa tristeza pra os que estão distantes dos familiares, ou mesmo, para os que já perderam pessoas amadas. São dias que abalam muita gente, principalmente, os imigrantes ao redor do mundo.
Hoje eu estava lendo no face o cometário de uma amiga nos EUA, e ela estava, com poucas palavras, expressando sua imensa tristeza pelos muitos anos que tem longe dos familiares que estão no Brasil. Por mais que ela tenha construído uma nova família, com o marido, 2 filhos lindos e muitos amigos, não dá pra esquecer que uma parte importante da vida dela ficou pra trás.
Eu lembro do meu primeiro natal nos EUA, longe de casa, com o pessoal da igreja, eu acho que eu chorei mais de 2 horas, a saudade era muito grande!!! eu me senti meio órfã, sem referências, sabe??? É claro que com o tempo, e com a chegada do meu marido e da minha filha, eu passei a não sofrer tanto, mas ainda dá aquela sensação de que está faltando alguma coisa, sabe???
O Natal pra mim não diz muita coisa no sentido espiritual, pq Jesus, Sua vida, morte e ressurreição são verdades constantes em minha vida, e o que eu vejo no feriado é uma campanha de marketing em relação a um personagem que não me diz absolutamente nada, que é o tal papai Noel - pai de quem mesmo??? - sem falar do incentivo ao consumismo e o fato de não ter nenhum registro bíblico que me leve a acreditar que Jesus nasceu em dezembro. Entretanto, eu vejo a data como uma oportunidade a mais que temos, nas nossas vidas corridas, pra nós estarmos em família, junto com as pessoas que amamos em confraternização e alegria.
Nos EUA, a minha igreja costumava, pra tentar diminuir a ausência dos familiares, fazer uma grande ceia e um amigo oculto muito animado, era divertido demais!!! e era legal pq a gente acabava esquecendo da tristeza e da saudade. Todo mundo levava um prato e era aquela verdadeira festa!!!
Mas aqui no Canadá, pelo menos neste primeiro ano, acho que o feriado vai ser como qualquer outro, afinal, as igrejas canadenses, por melhor que sejam, ainda não tem aquele calor humano brasileiro, sabe??? rsrsrsrsr... 
Eu tenho muitos motivos pra estar feliz neste final de ano, afinal, 2011 foi um ano muito difícil pra mim, como vcs sabem, mas foi um ano de muitas vitórias tb, então, por mais saudades que eu esteja sentindo, eu estou muuuuuuuito feliz!!!!
Se vc olhar pra este ano que está passando, talvez vc veja de imediato, muitas coisas tristes, mas se vc pensar com cuidado, eu tenho certeza que vc vai lembrar de muuuuuuitos momentos bons tb, então, levante a cabeça e agradeça a Deus, Ele tem te sustentado.

3 comentários:

  1. Oi Rê!
    Já pensei nessa possibilidade sim...mas o problema são os gastos...
    só por cima: pagar faculdade, aluguel em Toronto, pagar creche ou babá pro meu bb que tem qse 1 ano e meio, alimentaçao, transporte....seguro saúde....afinal, não seremos PR indo antes.....
    não vamos por causa disso...e pq meu marido é func público aqui...então, ele só quer sair qnd tiver certeza q será um residente canadense....
    enquanto isso, só nos resta esperar....mas o pior é que cada dia fica mais distante pros self todos que conheço...
    bjs e boas festas!

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal Renata.
    Te desejo muiiiiiiiiita saúde.
    É disso que precisamos sempre.
    Que vcs tenham muita paz.
    Beijão
    Nana

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, muito obrigada!!! um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo pra vc também... muitas saudades, viu??? bjs no coração

    ResponderExcluir