"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O começo é dureza!!!!

Na postagem anterior, uma amiga muito querida deixou um comentário interessante que eu achei legal compartilhar com vcs. Ela escreveu:
Tem que tomar cuidado mesmo! Mas também não acreditem no valor que a imigração fala que seja suficiente para começar a vida aqui! É mentira! O custo de vida é muito alto e é preciso trazer o dobro para se ter uma vida digna e confortável aqui! Caso contrário a vida vai ser dureza! Não estou desestimulando ninguém,só sendo realista! E posso falar porque estou morando no Canadá e vivenciando tudo aqui... 
Eu também concordo que o dinheiro exigido pela imigração pra começar a vida aqui é pouco diante do alto custo de vida, principalmente, pra quem vem com família, com filhos pequenos, que é o meu caso e o dessa minha amiga. Pq filhos com menos de 5 anos impedem, na maioria dos casos, a mãe de ir logo pro mercado de trabalho e as coisas são caras mesmo.
É preciso alertar quem está vindo que nem sempre quem chega consegue um bom emprego de cara, às vezes, leva tempo para as portas se abrirem e as contas não esperam, então, quanto menos contas tiver no começo, melhor. A tal experiência canadense atrasa a vida de muita gente!!!
Cada vez que eu vou no mercado, não pra fazer a compra do mês, mas só pra comprar o complemento semanal, meu marido me pede: Amor, gaste só $30, vc sabe que não estamos podendo... Não adiante ele pedir, qualquer besteira que eu compre dá mais de $50, mas eu tô falando de pouca coisa mesmo, tipo: alface, cebolinha, leite, enfim, o que precisa ser comprado toda semana. Domingo passado a conta deu $75, eu nem tive coragem de contar pra ele rsrsrsrsrs....
Mas eu confesso que essa dureza do início não me pegou de surpresa, eu sabia que seria assim, inclusive, escrevi postagens falando sobre isso. Eu não vendi nenhum apartamento pra vir e nem tinha uma poupança recheada, eu e meu marido viemos com um pouco mais do que o pedido pela imigração, então, nos preparamos emocionalmente pra começar do zero. Pra piorar a nossa situação escolhemos a cidade considerada uma das mais caras, se não, a mais cara do Canadá pra viver. Já na busca pela moradia eu percebi que as coisas não seriam fáceis, os aps bem localizados eram muito caros pra nossa realidade e tivemos que nos conformar em morar mais distantes do centro.
Só que eu acho que o governo canadense sabe da dificuldade que o imigrante pode ter na chegada e já disponibiliza muitos programas de ajuda, principalmente, pra quem tem filhos pequenos. São os chamados subsídios. Eu sei que tem muita gente que critica os brasileiros que aplicam para os subsídios, mas, na minha opinião, se estão disponíveis para os imigrantes é pq devem ser usados por quem precisa. E, se é o seu caso, procure, pq existem subsídios pra um monte de coisas.
Eu mesma apliquei pra minha filha receber subsídio pro preschool, já que meu marido paga os impostos corretamente, mas ainda não ganha o suficiente pra arcar com uma escola que custa $450 por mês; e eu vou aplicar pra mim mesma, caso eu passe no curso de inglês do college, já que custa $850 por poucas semanas e o governo paga para os imigrantes interessados que não tenham condições de arcar com todos os gastos.
Por minha filha, que precisa de mim nessa fase inicial, e por mim mesma, que quero estudar antes de trabalhar, eu estou ciente que as coisas serão difíceis por um bom tempo; eu e meu marido precisamos aprender a conter gastos e viver com menos. Não é fácil, mas temos tentado; os passeios que tenho dado são gratuitos, como parques públicos, biblioteca, shoppings, igreja; nada de ficar comendo fora, salvo raríssimas exceções, e, no mais, é economizar no que puder. 
O legal do Canadá é que o país te oferece as ferramentas pra vc se adaptar e progredir, mas é claro que o começo nunca é fácil, é preciso ter muita paciência, humildade e determinação.
Com certeza, com o tempo, as coisas melhoram.

4 comentários:

  1. Cuidado com cursos!!! Anos atras meu professor falou q a maioria dos imigrantes adultos gastavam tempo e dinheiro aplicando para cursos desnecessarios e q talvez nao fossem aproveitar. Aconselhou a quem tivesse curso superior, justamente para revalidar aqui,ponto.E quem tivesse o high school fazer algo tecnico de rapida duracao ou muito voluntariado. Era uma chance ser contratado, invez de gastar com cursos tecnicos.So isto. Mostrou das pesquisas sobre a imigracao, tipo, quem eram e quem pede auxilio para governo. A maioria eram refugiados e que isto era o comeco de uma grande divida para o proprio imigrante achando q tudo iria melhorar depois de formados...nada disto, as dividas podiam ser mais de 25 mil dolares pagaveis a um tempo, e as vezes o que ganhavam nao daria para se manter. A outra parte era o tempo q ficavam aqui: media 5 anos e voltavam para seus paises ou partiam para outro.
    Foi assustador. Eu resolvi somente aprender, melhorar o ingles q nao eh a nossa primeira lingua e qto mais aprendo, mais acho "o que" estudar.Esta escola nao me ajudou no ingles, mas ajudou a entender o governo canadense.Enfim,
    no inicio tudo eh novidade e qto mais o governo te da, mais ela te tira no futuro..ou tirara! Aqui eles nao fazem caridade, eles te emprestam uma ferramenta para c devolver depois com juros.Na hora dos impostos a gente leva um susto. Todo mes de abril, eu me deprimo.
    E a caridade quem faz somos nos..quem tem filho na escola, entende..Todo mes eh contribuicao para isto, para aquilo, doacoes e voluntariado.Eu envio para food bank alimentos e fico boba de ver que muitos imigrantes brasileiros sao os que precisam ou se cadastram.Depois tiram fotos do que receberam e publicam em seus blogs, ja vi. Ate parece o jeitinho q falam mal e chegam aqui e fazem igualzinho.Pronto,falei! Agora so envio para homeless e para welfares cadastrados,ou seja, para quem precisa, perdeu emprego, por morte do pai, invalidez ,criancas com necessidades especiais pq existem muitos canadenses pobres tbem..e o futuro a Deus pertence.
    Marilia.

    ResponderExcluir
  2. OMG.
    Renata, ficou enorme o post..podes deletar , encurtar ou nao publicar. Iria enviar por email.
    Qdo finalizei, so enviei e nao reli...me desculpa, ta?

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrs Marília, eu achei muito legal o seu comentário. Eu vou entrar primeiro num curso de inglês avançado pra profissionais, caso eu passe na prova rsrsrsr... e o curso que eu pretendo fazer é na minha área mesmo, é que eu já tô 5 anos sem trabalhar e eu acho que preciso me atualizar. Mas tb não vou fazer um curso que custe uma fortuna... e sim amiga, infelizmente, tem muita gente, incluindo brasileiros, querendo dá de esperto... Vou publicar uma parte do que vc escreveu... bjs

    ResponderExcluir
  4. Renata, achei valido acrescentar q a ajuda de subsidio existe para todos imigrantes e ajuda muito qquer um nos primeiros anos. Nao lembro bem da "cota", mas eh em torno de 3 mil , eu acho. Qdo cheguei andei vendo isto no Douglas College,mas minha realidade era de um marido desligado mas exigente e uma filha q precisava da minha companhia e de um dog mimoso e dependente, rsrs Nao conseguiria pagar uma nanny e frequentar cursos, entao nao me interessei. Mas uma amiga cursou "reducao de sotaque"no Douglas, contabilidade na BCIT (curso de 3 meses) e conseguiu um bom emprego. Nao precisa pagar de volta como credito educativo.Vale a pena tentar, se puderes..abracos. Marilia

    ResponderExcluir