"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 29 de janeiro de 2012

Vancouver vale a pena???

Depende do que vc procura.
Eu estava lendo uma reportagem do site de notícias UOL sobre a crise na Europa e a ida de muitos estrangeiros, principalmente os altamente qualificados, pro Brasil, em busca de trabalho; e eu fiquei pensando que nós, que escolhemos sair do Brasil neste momento, fizemos o caminho inverso.
É fato que o Brasil está na moda, a economia tá "bombando", tem muita gente se dando bem por lá, mas as coisas não são tão fáceis como as pesquisas pintam, afinal, um país com cento e tantas milhões de pessoas é mais complexo do que o resultado de uma pequena amostragem. 
As grandes oportunidades de trabalho, com salários dignos, se concentram em SP, RJ e BH, 3 grandes cidades com grandes problemas sociais e alto custo de vida. 
Após ler muitos blogs, conhecer muitos imigrantes e refletir sobre a minha própria vida, eu posso garantir a vcs que quem saiu do Brasil pra vir pro Canadá não veio só por causa de trabalho, foi uma soma de fatores, e isto varia de pessoa pra pessoa.
Ontem eu e o meu marido fomos a casa de um casal de amigos, um canadense e uma brasileira, e, como não podia deixar de ser, o Brasil virou assunto. Enquanto o meu marido e a brasileira exaltavam as qualidades do nosso país, eu e o canadense lembrávamos dos inúmeros problemas brasileiros rsrsrrsrsrs... Eu costumo dizer que meu marido é um romântico, ele vê o Brasil como poesia: o lado bom, amigável, familiar, as paisagens, enfim... Já eu sou prática, eu vejo o perigo, as injustiças, as dificuldades, a falta de lei, a corrupção e etc. Nós nunca entramos num consenso sobre o assunto, mas a verdade é que, mesmo ele não concordando comigo, ele aceitou vir pro Canadá por acreditar que nós teríamos mais oportunidades aqui do que no Brasil, em termos de trabalho, educação pra nossa filha, qualidade de vida e segurança.
Mas a imigração não é pra todo mundo, e é isto que cada um precisa refletir antes de imigrar. Tem gente que sofre muito com a distância dos familiares, que não se adapta facilmente a outras culturas e sente a diferença climática, então, estes precisam pensar muito se compensa investir tempo e dinheiro pra tentar a vida em outro país; pq, não se enganem, algumas pessoas vêm e não ficam, não se adaptam mesmo e vão embora. Agora é verdade que a grande maioria fica, pq já vem ciente do que quer. São pessoas como eu, que, apesar de terem nascido no Brasil, não se acostumam com o sistema de vida brasileiro. 
Às vezes meu marido me pergunta se eu ganhasse hoje 10 milhões de dólares se eu voltaria pro Brasil ou se eu ficaria aqui. Vcs sabem o que eu respondo sem pensar??? Eu ficaria. A minha escolha de morar fora não está ligada simplesmente ao dinheiro, é o "pacote inteiro" que a vida aqui me oferece.
E pq o Canadá e não outro lugar??? Eu pesquisei países com o sistema de imigração acessível, como: Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Mas eu achei que de todos, o Canadá era o que recebia melhor os imigrantes. Eu não queria estar em um lugar que eu não me sentisse bem vinda. Na época que eu comecei as minhas pesquisas eu lembro que houveram alguns ataques contra imigrantes na Austrália e eu desanimei de ir pra lá, mesmo tendo um clima maravilhoso.
Às vezes meu marido me pergunta se eu não animaria de morar no sul do Brasil. Olha gente, eu amo o sul, mas pra passear, infelizmente, há muita gente preconceituosa lá, como em SP também, em relação a nordestinos e negros, e eu, sinceramente, prefiro ficar longe destas coisas.
E pq Vancouver??? Eu já disse aqui anteriormente: o clima de Vancouver foi o que me trouxe pra cá. E eu fico feliz de ter vindo pq Vancouver é uma cidade linda!!! ótima pra criar filhos e viver.
Eu amo dirigir aqui e observar como é linda a cidade, é realmente um lugar incrível!!!
Bom, por hoje é só, já escrevi demais rsrsrsrsr....


6 comentários:

  1. Vc justifica muito a tua vinda para ca. Parece q vc quer se convencer da teimosia ou uma atitude de forcar a barra. Busca um sonho cheia de utopias. Lembre-se q qualquer um pode escolher onde morar, em qquer lugar do planeta e nem todos se justificam tanto.Aqui tem problemas demais ate mesmo o sistema judiciario e fraco demais. Vc nao sabe porque a imprensa nao cita nada e as pessoas ficam cegas e surdas so falando de suas malezas. lembre-se tbem q se vc nao e doutora, sera sempre uma pobre segunda classe por aqui.Infelizmente, imigracao e uma faca de 2 gumes.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho legal receber comentários, acho que cada um tem o direito de pensar como quer, mas, eu realmente escrevo coisas sem me preocupar com o que vão achar de mim. Talvez seja um defeito meu.
    Só pra constar, eu escrevo muito sobre a escolha de vir pra cá, pq eu recebo muitos emails de quem acompanha o blog querendo saber sobre a minha vida aqui, o pq de eu vir, se vale ou não a pena, enfim...
    Concordo com vc que aqui não é um lugar perfeito, mas, pra mim, é muito melhor do que o Brasil. Porém, como eu mesma disse na postagem, cada um tem sua própria opinião.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,
    Sei que o blog eh seu e vc pode escrever ate sobre macacos, etc e tal,rsrsrs, mas quem tem blog esta sujeita a muitos comentarios, mesmo porque se existe a publicacao online, qualquer um que leia pode responder o que achar, nao eh mesmo?
    Nunca tive blog e mesmo assim em algumas comunidades, por deixar meu comentario, ja li muita coisa e nem citando desavencas serias. Parece q tinham pessoas de plantao para dar o contra e partir para ignorancia.Bem, aprendi uma coisa nisto tudo. Vc pode nao gostar, mas eh quase um fato. Quem chega em outro Pais sendo imigrante ou nao, e comeca a falar mal de seu pais de origem, parece que estas pessoas dao um tiro no pe, porque eles comecam a vida aqui de um jeito muito dificil, parece que levando pontape a todo momento. Afinal nao viemos de Bagda, de paises com guerra e nem passamos fome. Alias, aprendi que as pessoas destes paises, choram de saudades e defendem tudo de onde vieram. Tive colegas do Ira, Iraque,Paquistao e Palestina, sem falar da Russia que foi desmantelada e tive uma licao de vida com elas. BTW, adoro o Brasil e acabei de chegar de la depois de 40 dias..Enfrentar estes dias escuros, chuvosos e frio me faz cada vez mais convencer meu gringo q preciso ficar mais tempo por la. rsrs
    As vezes o Brasil de um, nao eh o Brasil de outros, entao citar o pais como sendo o causador de problemas pessoais, soa falso. pronto,falei. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Marília,
    Eu concordo com vc. Como eu disse anteriormente, eu nunca esperei que as pessoas que lessem fossem concordar comigo, mas eu acho que até pra descordar tem que se ter elegância, né???
    E eu também gosto do Brasil, mas eu e muitos de nós não viemos pra cá do nada, o fato de gostar não me impede de ver os defeitos. E em falar de defeitos, eu tb já escrevi sobre as coisas que não funcionam aqui tb... Ah Marília, vc é de casa, vc já acompanha o blog a muito tempo, vc sabe que nunca ninguém descordou aqui atacando, eu não acho legal... bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, é incrivel como as pessoas tem pensamentos diferentes uma das outras, mas acho que depende de cada estilo de vida e cada aprendizado que a vida nos dá. Eu porém, gosto muito de ler suas mensagens no blog, me identifico muito com vc, isso tem me ajudado muito a formar minha opinião sobre imigração. E sobre essa mensagem acima concordo com vc. Abraços, Wanessa

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Wanessa, e eu fico muito feliz de saber que, de uma forma ou de outra, eu estou ajudando algumas pessoas... bjs

    ResponderExcluir