"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tô chateada...

Hoje pela manhã eu tive mais uma consulta e, graças a Deus, parece que está tudo bem. Mas o meu problema apareceu depois do exame, quando eu fui pegar a minha filha na escola, pq, pra ir a consulta, eu a deixei sozinha lá pela primeira vez. Eu sabia que não ia ser uma coisa fácil, então, eu já vinha conversando com ela há alguns dias. Cheguei a pedir pra minha amiga que ficasse de sobreaviso na escola caso as professoras não dessem conta, fiz tudo o que estava ao meu alcance pra que tudo corresse normalmente. Não adiantou!!! quando eu cheguei e fui, toda contente, perguntar a professora como tinha sido, eu levei a maior bronca!!! É sério!!! a professora me pagou o maior sermão pq minha filha mordeu outra criança. Ela me falou coisas do tipo: É inadmissível!!! Ela vai acabar sendo excluída pelas outras crianças... Vc tem que conversar com ela... Ainda bem que não sangrou, mas foi uma mordida profunda e etc.
Fiquei completamente arrasada!!! mas não a ponto de me sentir culpada, pq eu tenho consciência de que não é falta de conversa, não é falta de amor, cuidado ou carinho. Eu só consigo pensar que é o reflexo das muitas mudanças e estresses que ela vem sofrendo nos últimos tempos. 
Eu entendo a professora e as colocações que ela fez pq, pelo que eu tenho acompanhado até agora das crianças da escola, não há casos de agressividade entre elas, então, minha filha está destoando.
Quando eu estava saindo de lá, meio atordoada ainda, sem saber o que fazer, como agir, eu vi uma escola e parei. Minha filha perguntou pq eu tinha parado e eu disse a ela: está vendo esta escola??? se vc não mudar seu comportamento e parar de morder vc vai vir estudar aqui. E ela me disse: Mas eu não quero, eu gosto da minha escolinha... e eu conclui: então, pare de fazer coisas erradas que vc continua lá, do contrário, vc já sabe pra onde vem. Eu cheguei a entrar na escola, mostrei as crianças a ela, peguei preços, horários, enfim, e ela sentiu que eu estava falando sério e a coisa tava feia pro lado dela.
Com muito carinho, já em casa, eu questionei o que tinha acontecido, o pq dela ter mordido, e ela me disse que estava brincando com um ursinho e uma menina tomou de suas mãos e ela revidou mordendo.
Ai, amigos, me ajudem em oração, eu estou tão triste com isso!!! eu preciso de sabedoria pra lidar com toda essa situação.

9 comentários:

  1. Renata ,
    Trabalhei com Educacao superior no Brasil e na Italia por tantos anos mas estranho muito o modo como os profissionais desse setor atuam aqui em Vancouver. Na UBC, algumas turmas parecem "vacas de presepio", nao questionam, nao se preocupam em colocar certos temas "na parede". Mas, e uma turma de PhDs e Mestres e isso parece ser normal.
    Mas, me parece que a professora citada quer trabalhar com criancas perfeitas. Nao entendi a bronca, a nao ser que ela ache que vc e sua familia vivam se mordendo. Nas aulas do mestre Piaget, ela deve ter faltado.
    Enfim, muita calma, converse com outras maes e pais. Eu nao tenho filhos aqui(minha filha tem 28 anos e vive no Rio) mas conheco uma galera com filhos que tera prazer em trocar ideias. Quem trabalha com crianca sabe que o proceso de integracao e inclusao sao demorados, as vezes bem dificeis.
    Se nos adultos temos nossos obstaculos, imagine uma crianca. Eu mesmo quando cheguei aqui, tive uma depressao violentissima que me dificultou em muito me integrar nas escolas e universidades. Nao mordi ninguem, mas bem que alguns mereciam.
    Boa sorte, se precisar de alguma coisa ligue. Mas antes de mais nao aceite tudo que "nos" professores falamos, pois antes de mais nada e preciso ser "Educador", nao apenas um teacher a mais.
    Nao se sinta abatida vc esta indo muito bem.
    Bj
    Giovane

    ResponderExcluir
  2. Giovane,
    Obrigada pelas palavras, eu estava precisando... bjs

    ResponderExcluir
  3. Peço para apagar meu e-mail assim logo que leia, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Renis, minha filha...isso é coisa de criança. Ela está se adaptando, vá conversando e aos poucos isso passa. Ela não é um robô, e a explicação dela é cabível, na cabeça dela, a forma de se defender foi essa! Tenha calma e converse muito com ela. Isso passa, Renis, tenha certeza!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rê!

    Minha sobrinha imigrou pro Canadá com 4 anos (hoje ela tem 7). No início a adaptação foi super difícil, ela teve vários problemas de comportamento na escola, deixou a família toda super preocupada. Com o tempo ela foi melhorando, até que com 1 ano de Canadá ela já estava super adaptada. Agora, depois de 3 anos lá, parece que ela nasceu canadense!
    Não fique chateada com essa história da professora. É cultural. Em todas as escolinhas por onde meus sobrinhos passaram, logo no primeiro dia as professoras deixavam bem claro que educação se dá em casa, e que a escola é responsável apenas pelo ensino. Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver famílias disfuncionais, por isso a escola no Brasil tem tb uma função importante de educar, pois nem todas as crianças aprendem isso em casa...
    Acredite, isso é uma fase. Ela é pequena, está passando por diversas mudanças e não tem a nossa maturidade pra saber lidar com isso. Mas a vantagem é que criança se adapta muito mais fácil que a gente, e em pouco tempo ela estará quase uma canadensezinha!
    Super beijo,
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Oi Pati, muito obrigada pelo comentário, eu estava precisando de uma carga de ânimo mesmo... bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tbem cheguei aqui com filha de 5 anosque ja estava alfabetizada em portugues e tinha 3 de escola desde maternal. Nao tive problemas, nao sei se pelo fato do pai ser canadense e ja entendia ingles, mas qto as amigas foi barra! Deixou as amiguinhas do Brasil com festas de despedidas e teatrinho e chegou aqui e levou algumas ignoradas. Meu coracao partia!Ela citava os nomes das amigas diariamente e perguntava pque elas nao apareciam para brincar. Levou umas esnobadas ate das primas canadenses por ser a preferida dos avos, tios e justo por nunca ter morado aqui. Eu fiz as malas umas 3 vezes!!! O que eu quero te dizer com isto?...Calma...acho q vc esta correndo muito e exigindo demais de vc mesma e da menina.
    Ela é só um baby...parece q vc já citou q ela tem 3 anos...Calma 2! pque vc faz tanta questao q ela frequente escola?? Uma das broncas do marido era esta..ele nunca entendeu pque eu coloquei ela tao cedo na escola no Brasil.. citava todo dia q aqui no Canada, as maes so colocam aos 5 , 6 anos e que eu tinha mentalidade diferente. Fui questionada ate pela minha sogra. Ai, ai..mas no meu caso ela ja estava na grade 1 e eu nao podia optar, mas no seu caso vc pode. Veja bem...imigrou agora, nao conhece nada,a menina perdeu tudo: amigos,ambiente, calor tropical,rsrs, quer dizer, ate o clima conspirou contra a adaptacao dela. A noticia boa ´e que menos de 1 ano, minha filha era lider de turma na escola e tem varias amigas no bairro q moramos e ainda mantem as amigas no Brasil via net.Ela nao teve dificuldades com idioma, mas sim em entender o lugr onde tudo (horario de estudo, alimentacao, dias esuros e pessoas mais esquisitas) era muito diferente. Ate as professoras eram mais largadas, no sentido de nao fazer hora da escovacao bucal, nao manter uma agenda, etc..etc..onde na escolinha dela no Brasil havia tudo isto e muito mais. Conselho 2: paciencia e deixe a sua filha se adaptar primeiro para depois seguir o passo da escola. bjos
    Marilia.
    desculpa se nao gostar do que escrevi, mas foi decepcionante para euzinha a minha chegada aqui e ver ela iniciar tudo o q ja havia conquistado e ainda nao ter apoio do marido, q sempre estava dizendo q a culpa era minha, rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marília, obrigada pelo comentário, eu gostei muito de tudo que vc escreveu.
    Eu decidi colocá-la na escola por uma questão de socialização mesmo, são só 3 horas por dia, eu achei que seria bom pra ela aprender a língua, fazer amigos, enfim... mas confesso que estou repensando tudo, amanhã vou conversar com a psicóloga da escola, ouvir o que ela tem a dizer e talvez, a depender do que eu ouça, vou tomar uma posição.
    Bjs

    ResponderExcluir