"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sobre Vancouver e região

Eu passei a virada do ano na casa de um casal de amigos da minha amiga... cara de pau, né??? rsrsrsrr... mas foi legal pq eu tive a oportunidade de conhecer mais alguns brasileiros que escolheram Vancouver como nova casa. 
Uma das conversas que rolou na festa foi sobre o mercado de trabalho em Vancouver, e eu achei interessante dividir com vcs, e com quem está vindo, alguns pontos que foram discutidos. Pra quem não sabe, Vancouver não é uma cidade de grandes oportunidades como Toronto, infelizmente. O forte aqui, segundo dizem, é o turismo, os portos e o inegável "investimento" chinês na região. A enorme quantidade de chineses aqui movimenta muito a economia local.
Tem muitos brasileiros bem colocados no mercado, é raro ouvir alguém dizer que está desempregado, mas a fama de Vancouver é de não ser um lugar pra se ganhar dinheiro, e sim, pra se gastar dinheiro rsrsrsrrs... devido ao alto custo de vida e aos salários mais baixos. Não é a toa que muitos compatriotas preferem a costa leste canadense ou o estado de Alberta pra começar a vida aqui.
Quando eu e meu marido optamos por Vancouver já sabíamos de tudo isto, não fomos pegos de surpresa, mas, a razão pela qual escolhemos BC pra viver foi, sem dúvida alguma, o clima mais ameno, a qualidade de vida e a certeza de que, no direcionamento de Deus, tudo se ajeita.
Pra quem tem filhos, downtown Vancouver não é uma boa opção; não só pela agitação e pelo trânsito, mas tb, pelo custo dos imóveis, é muuuuuito caro!!! Então, muitos brasileiros acabam escolhendo Burnaby, Westminster ou outras cidades menores.
Como vcs sabem, meu marido, na ansiedade da nossa vinda, colocou os pés pelas mãos e alugou o primeiro lugar mais em conta que ele achou e acabamos parando em Richmond. No começo eu duvidei da escolha dele; quando eu estava procurando escola pra minha filha então, fiquei muuuuuito preocupada!!! mas agora que ela está numa boa escola, que eu já conheço a cidade, eu vejo que foi tudo direcionado por Deus. Apesar de ser uma cidade de influência asiática muito forte, Richmond é altamente organizada, tranquila e ótima pra quem tem filhos. Sem falar que fica somente 20 minutos de downtown. O nosso contrato termina em julho e estamos bem inclinados a procurar um ap aqui mesmo na cidade.
Um lugar que eu adoraria morar tb é North Vancouver. Uma das minhas amigas mora lá e eu fiquei impressionada com a beleza da cidade, é linda demais!!! O problema de North Van é o alto preço dos aps pra quem precisa de mais de um quarto. Mas se tem dinheiro, o lugar é ideal!!!
Querem saber qual o lugar que eu não tenho vontade de morar??? Surrey. É verdade que Surrey tem áreas ótimas e muitas pessoas que vivem lá, inclusive brasileiros, estão super satisfeitas com a cidade, mas a grande influência indiana e a ação de algumas gangues locais me desanimam bastante.
Minha perspectiva sobre algumas áreas de trabalho:
Pessoal da área de saúde, eu já conheci médicos e dentistas aqui, e a opinião é unânime quanto a grande dificuldade de tirar licença pra exercer a profissão, eles dizem que é muuuuito difícil!!!
Galera de TI, aqui tem um monte!!! acho que o mercado pra vcs deve ser bom rsrsrrsrsrsr... eu não conheço nenhum desempregado.
Construção: O mercado tá aquecido
Graphic Design: Tá difícil!!!
Web: Tem mais oportunidades, mas não é nenhuma maravilha não.
Vendas: Muitas oportunidades, mas depende da área.
Por hoje é só.

6 comentários:

  1. Olá!

    Acho até que já me apresentei por aqui, mas não lembro mais, são tantos blogs... hehehe.

    Acompanho o blog de vocês já ha um tempo e achei este post muito bom e informativo! Morei como estudante em Vancouver, e estamos aplicando para imigração agora (seja bem-vindos em nosso blog) e sabemos dos prós e contras também de morar em Vancouver, mas ela será sempre nossa primeira opção...meu marido é da área de TI e isso anima um pouco.

    Obrigada pelas postagens frequentes ;)
    abraços
    D & H

    ResponderExcluir
  2. Vc já se apresentou sim e eu já sigo o blog de vcs rsrsrrsrs... bjs

    ResponderExcluir
  3. Hj moro em White Rock. Mas morei anos em Surrey,pq meu husband morou la. Tem bairros só de canadenses como Fleetwood (area nobre),Guilford, Clayton.E Panorama Ridge que é bem mais caro e quase dentro de White Rock.Os indianos estao em todos, mas se concentram em Newtown e Delta. Até hj não sei se Delta é outra cidade ou se faz parte de Surrey e o pior bairro pela proximidade do skytrain é Whalley. Alias, todos os pontos onde tem skytrain não são lugares para morar, sempre são agitados e perigosos por ter muito tráfico.Vale para toda Vancouver.O ideal para morar por estes lados é nao depender de downtown,pque se precisar se deslocar para la, a vida fica dificil e cara. Sendo meu husband autonomo, saimos de Vancouver e fomos para Surrey e entao para White Rock, que é show e estamos ao lado de Blaine-USA. boa escolha,bjs
    Ana Luiza.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, amei o seu comentário, muito obrigada pela participação, foi bem esclarecedora... bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Já morei em Vancouver - Burnaby. Estamos eu e meu marido querendo voltar.. gostaria de perguntar algumas coisas... pode me ajudar? meu email: lourencone.ariane@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir