"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 8 de janeiro de 2012

Quem vem com filhos...

Pode se preparar!!! Eu sei que cada caso é um caso e que cada criança reage de um jeito, mas eu acredito que somente uma minoria se adapte om facilidade.
Depois da dentada, eu e meu esposo decidimos colocar a nossa filha de castigo, mas antes conversamos muuuuuito com ela, fizemos de tudo pra que ela entendesse o quão grave tinha sido o que ela tinha feito. Ela demonstrou entender, disse que não faria mais, porém, nós tomamos alguns brinquedos dela, e o que ela mais gosta, o Ipad, pra que ela soubesse que todo erro tem consequências.
Mesmo sem merecer, mas como uma forma de incentivar a socialização dela com os coleguinhas, eu a levei pra um aniversário ontem... pra quê??? Gente, passei a maior vergonha!!! A festinha foi numa academia de ginástica olímpica. Estava tudo indo bem, eu estava acompanhando bem de perto, mas, na hora que acabou a parte de recreação e as crianças foram lavar as mãos, pra cantar os parabéns e comer, eu perdi minha filha de vista. De repente, eu vi todas as crianças sentando na mesa e não vi a minha - mas até aí eu não estava desconfiando de nada - quando me apareceu uma das instrutoras com ela pelas mãos e me chamou a parte - gelei!!! - e lá veio a bomba: Sua filha mordeu uma criança e foi uma mordida profunda... Nossa, eu não sabia onde colocar a minha cara!!! Dali mesmo eu a peguei, pedi desculpas pra mãe da menina, que estava com um gelo de todo tamanho no braço e aos prantos, e fui embora. 
E o pior, tudo isto aconteceu segundos depois de eu pedir desculpas a mãe da menina que ela tinha mordido na escola. A mãe fez questão de me mostrar o hematoma roxo no braço da filhinha dela, enquanto eu me sentia totalmente sem graça... horrível!!!
Minha filha saiu da festa aos prantos pq queria ficar, e eu saí arrasada, triste, desolada, enfim, péssima!!!
Ao chegar em casa foram mais algumas horas de conversa e mais conversa, mas eu decidi que se ela não melhorar eu vou procurar a orientação de um médico, de um psicólogo, sei lá!!! 
Eu tenho lido muito sobre o assunto e, segundo os psicólogos e educadores, crianças que mordem na faixa dos 2-3 anos, não estão sabendo lidar com suas emoções, suas frustrações e reagem com agressividade. É um sinal de imaturidade e sofrimento.
Eu fico pensando que se ela está sofrendo tanto assim com a mudança pra cá, mesmo me tendo ao lado 24 hrs, pq eu não estou trabalhando justamente pra ficar com ela neste primeiro momento, eu não sei como seria se ela tivesse uma mãe que a deixasse num daycare logo de cara.
Então, mães, venham preparadas pra tudo, pq confesso a vcs que eu fui pega de surpresa com estas dificuldades de adaptação; eu juro que achava que, por ela ser novinha, só 3 anos, ela se adaptaria com mais facilidade e que não sentiria tanto.

6 comentários:

  1. Poxa Rê!!
    Que chato, hein?!
    Além da conversa de explicar o que o ato que ela fez, tenha uma conversa aberta...de sentimentos mesmo...
    Tipo, filha, pq vc está agindo assim?
    Do que vc tem medo? Do que vc tem falta?
    E se abra tbm...Explica o porquê da mudança...de como seria a vida dela aqui no Brasil e como será aí no Canadá...
    Faça isso e depois me conte como foi!
    Conversa de peito aberto fará bem às duas!!!
    bjs solidários
    Pam

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Renis...é, vocês devem mesmo conversar muuuuuito! Ela deve estar sem saber como lidar mesmo com as frustações....mas isso não é pra te deixar tão arrasada! Tenha paciência, tudo se resolve. Com ajuda de um profissional ou sem, a situação vai melhorar, você vai ver!E quanto a ir aí, quem sabe? Hihihi....não sou tão corajosa quanto você! kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Pam, ontem eu fiz isso, estava indo bem até falarmos do Brasil e da saudade e ela me morder... pra vc ver como o assunto a incomoda. Mas vou continuar tentando... bjs

    Vanis,
    Não tá fácil não, mas ninguém me disse que seria, né??? vamos a luta!!! rsrsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu procuraria conversar com um psicólogo pra saber como agir com ela, e muito difícil, apesar da Lana ter se adaptado super bem, ela na época (2 anos e meio) grudou numa boneca e arrumou um amigo invisível, q tb são maneiras de lidar com a mudança. Mas deu certo e rápido, e só uma fase. Eu não sei quantas vez por semana ela vai pra escola ( e não sou profissional da área) mas a Lana ia só 2 x, tinha igreja e bale ainda, vê se não e o caso de ficar um pouco em casa, ir devagar. Deus te de sabedoria, pq a tolerância aqui pra mordidas e mínima mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone, amanhã vou ter uma conversa com a psicóloga da escola e ver o que ela acha pra tomar uma decisão... bjs

    ResponderExcluir
  6. Poxa Renata, que situação?!?!
    Criança parece querer mostrar para nos que nao temos o controle da situação. Mas, continue dando muita atenção, amor e carinho a ela, isso fará ela se sentir melhor, já que ela está frustada e não sabendo enfrentar essa mudança. Acredito eu, que ela está querendo chamar sua atenção para ela. A Andressa ás vezes tem começado a dar aquelas Birras, mas quando a trato com muito amor ela me entende e melhora muito o comportamento.
    Acho que vc também está certa em querer buscar ajuda de um profissional. Espero que essa fase passe logo.
    bjim, Wanessa

    ResponderExcluir