"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas pra quem está vindo com crianças

Ontem eu estava conversando com uma ucraniana que eu conheci na semana passada e percebi que ela estava um pouco mal informada sobre algumas coisas e, até mesmo, sendo enrolada por falta de conhecimento.
Vcs acreditam que a pessoa do daycare, no qual o filho dela fica, a orientou a não aplicar pra subsídio pq, segundo ela, o cheque era de no máximo $100, então, ao invés de aplicar ela daria um desconto e cobraria "somente" $650, mas sem repasse pro governo??? Tem esperto em todos os lugares, né??? Ela só esqueceu de dizer que as pessoas que pagam daycare recebem até 50% de volta depois da declaração do income tax, coisa que quem não declara não tem direito, é claro. E outra: o subsídio pra daycare varia, depende da situação de cada família.
Esta ucraniana que eu conheci chegou há 3 meses e nem ela e nem o marido estão trabalhando, pq até agora não conseguiram nada sem a tal experiência canadense. Imaginem os gastos que eles estão tendo nesta fase inicial de imigrante e ainda por cima tendo que pagar $650 só com daycare, sem recibo!!! dá pra imaginar como esse dinheiro não faz falta???
Pra quem está chegando, eu tenho algumas dicas: 
1- Assim que vc chegar, ou até mesmo antes de vir, se informe bastante sobre todos os seus direitos e corra atrás. E quando vc não tiver direito algum, ainda sim, vá, e com sua "carinha- de -pau", explique sua situação, negocie, tente de tudo, afinal, o máximo que vc vai receber é um "não".
Foi assim que eu consegui um preschool particular pra minha filha; batendo nas portas e explicando que eu não tinha dinheiro, que eu não estava trabalhando, enfim... tem que tentar.
2- Pra famílias de baixa renda existe o subsídio federal e o estadual; são 2 subsídios diferentes, portanto, 2 aplicações diferentes.
3- O subsídio pro preschool é um outro subsídio, uma outra aplicação. Uma mãe pode aplicar pra este subsídio mesmo que não esteja trabalhando.
4- O subsídio pro daycare tb é um outro subsídio, e ele só é aprovado se a mãe estiver estudando, procurando emprego ou trabalhando sem ter como arcar com todos os custos.
No caso da mãe estar procurando emprego tem que comprovar. Geralmente é através do skills connect ou outra agência semelhante.
Pra quem não sabe, preschool e daycare são coisas diferentes: o preschool é uma forma de socializar as crianças e tem toda uma metodologia de ensino; geralmente, tem uma duração menor, de poucas horas por dia, às vezes 2 ou 3 vezes por semana. No caso de minha filha, ela está no preschool de seg-sexta, das 8:30 às 11:40.
Os community centers, ou grande parte deles, oferecem preschool, mas a fila de espera é longa.
O daycare é, na maioria das vezes, uma creche. Nem todos os daycares têm um schedule de estudos, como no preschool, e, muitas vezes, são oferecidos em casas particulares e sem licença.
5- Mães de filhos com menos de 5 anos devem pensar bastante se compensa chegar e trabalhar logo, pq o custo com daycare é alto, as crianças precisam se sentir protegidas na fase inicial de adaptação e os subsídios, dados para as mães que não trabalham, já ajudam bastante.
6- Sem falar que não trabalhar é uma oportunidade de aprimorar o inglês e fazer cursos enquanto as crianças estão no preschool. Colleges como o VCC e o BCIT oferecem cursos de inglês subsidiados pelo governo pra aqueles que não tem um income alto. É uma ótima opção pra quem quer aprimorar o inglês visando fazer um curso posteriormente.
Sabe gente, eu aprendi que tudo tem seu tempo, não adianta nos precipitarmos pra ver as coisas acontecerem mais rápido sacrificando família e saúde. Eu posso dizer por experiência própria que a paciência do processo de imigração é só um treino, pq é aqui, em solo canadense, que nós temos que ser pacientes de verdade.
Tem gente que chega e já consegue logo um emprego, as coisas fluem e pronto; mas a grande maioria passa pelo período de aperto, de contenção de despesas, de adaptação das crianças, enfim... então, é bom vir com a cabeça feita, preparado pra enfrentar qualquer uma das situações, e estar sempre bem informado de como as coisas funcionam.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." 
Eclesiastes 3:1

18 comentários:

  1. O subsidio pra daycare depende de um monte de fatores, e ele eh! no max $550 pra criancas "maiores" de 3 a 5 anos e pode ser menos, se vc estuda ou trabalha part time o valor vai ser equivalente as horas que vc precisa do servico, O governo manda o dinheiro direto pra daycare e vc paga a diferenca. Eu usei a ajuda quando cheguei aqui, mas muita gente nao qualifica. Concordo com voce tem que correr atras. Um novidade pra mim foi essas daycares clandestinas, pq tem muitas casas que sao registradas, essa pra mim foi novidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de uma informação. Essa Day care são difíceis de conseguir vaga? Quem faz a matricula a mae da criança diretamente la ou pelo governo tendo que ficar em fila de espera?

      Excluir
  2. Eu pessoalmente não conheci nenhum daycare clandestino, mas quando eu estava procurando pra minha filha, a assistente social me pediu pra visitar os lugares e ter certeza se tinham ou não licença, pq às vezes acontecia de não terem.
    Agora eu vi, no preschool da minha filha, uma pessoa chegar pra fiscalizar o lugar, as credenciais, a quantidade de alunos e até a sacolinha de primeiros socorros, ou seja, existe uma fiscalização e ela funciona, só não sei até que ponto. Tb não sei em relação ao daycare do filho da ucraniana, se é ou não clandestino, só sei o que ela me passou...

    ResponderExcluir
  3. Re, Bom diaa.
    Renata, meu marido esta optando por ir a Toronto ou Vancouver , mas como estudante , porque consultamos uma empresa (renomada) aui em SP e, nos foi informado que se ele optar por estudos ele após 6 meses, teria uma permissao de trabalho para 20hs semanais, eu teria o visto de trabalho e minha filha poderia estudar no Canada em publicas, esse periodo seria de nom minimo 2 anos, após esse prazo poderiamos aplicar para o Federal. Meu marido acho bem interesante, devido a inclusao ser mais facil dele em um emprego na area em que atua.Minha duvida seria, nos teriamos alguns direitos do governo em questao de ajuda de custo? , lembrando que estariamos com o vistos de : eu-trabalho ele e nossa filha- estudante, Re se vc souber de algo, ok!

    Bjusssss fiquem com DEUS

    Rita nj

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita,
    Bom dia... Primeiro, eu espero que vcs venham pra Vancouver rsrsrsrsrsr... Segundo, o visto de estudante é uma ótima opção, mas lembre-se que se vc estiver ilegal ou em situação indefinida aí, vc corre o sério risco de ter seu visto negado.
    Terceiro, como estudante vcs não terão direito aos subsídios e ajuda do governo... Qualquer coisa, pode me escrever que eu terei prazer em te ajudar... bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, estou adorando seu blog! Lendo tudo mesmo! Obrigada por partilhar tanta informção relevante!
    Eu e minha família (marido e 2 filhos de 1 e 2 anos) estamos buscando nossa imigração para o Canadá, vamos de SW1 eu estudo, marido trabalha e depois tentamos aplicar pelo Canadian experience class. Você acha uma boa opção?
    Outra dúvida é a cidade, queremos muito ir para Vancouver, pelo clima e pela cidade mas ouço que os custos são muito altos, pesquisando não vi nada muito diferente de Toronto ou Winnipeg, nossas outras opções. Vc concorda?
    Tb gostaria de saber em relação a Day care vou estudar 4 a 6 horas por dia e meu marido trabalhar sei que com esse visto não teríamos direito ao benefício de reembolso da Day care e por isso gostaria de saber quanto gastaria em média com cada um dos meus filhos pelo tempo em que estivesse estudando. Desde já agradeço demais sua atenção. Obrigada! Maíra

    ResponderExcluir
  6. Oi Maíra,
    Dizem que Toronto tem o custo de vida mais barato, mas eu já ouvi dizer que isso era antes, que agora tá bem parecido com BC. Eu não conheço pessoalmente, mas o que posso te dizer é que aqui é um ótimo lugar pra quem vem com filhos. Quanto ao daycare é caro, principalmente, se vc ficar em Vancouver, tem lista de espera e tudo. Eu não tive problema, pq moro em Richmond e achei um daycare maravilhoso pra minha filha. Tô pagando $850, das 7:30 as 5:30. Comida saudável, pessoas carinhosas, é muito bom.
    No que eu puder ajudar... estou aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ola o meu marido já se encontra a trabalhar com visto a 1 ano em Vancouver ele vive em richmond e agora quer me levar a mim e ao nosso pequenino de 2 anos. Eu não posso trabalhar tenho problemas na coluna mas a vida e cara estou a pensar em ficar em casa com o pequenino que apoios existem em relação á renda da casa ao abono de família e para mim existe alguma coisa. Obrigado Vera


    ResponderExcluir
  8. Oi Vera, o governo ajuda dependendo de quanto o seu marido ganha. Eu cheguei aqui com minha filha quando ela tinha 3 anos, eu ganhei um cheque de quase $3000 e uma ajuda de $300 por mês por um ano. Depois do primeiro ano baixou um pouco e agora recebo $190. Quanto maior a criança, menor é o benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Se meu esposo estiver trabalhando e eu estudando. Noa temos uma filha de 3 anos
      eu recebo alguma ajuda do governo por estar estudando e não ter condições de pagar a Day care pra nossa filha?

      Excluir
  9. Oi, Renata, que bom que encontrei o seu blog! Parabéns por seus esclarecimentos!
    Gostaria de estudar inglês em Vancouver por 1 ano, com visto de estudante. Minha filha de 7 anos iria comigo. Saberia me dizer se ela poderia estudar em escola pública? É difícil conseguir a matrícula para ela?
    Obrigada pela atenção. Daniele.

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniele, eu tenho um amigo super de confiança que trabalha com assessoria de vistos. Acho que ele é a pessoa indicada pra tirar suas dúvidas em relação a isso e pra te ajudar com a papelada dos vistos. Pq no meu caso eu vim como imigrante, foi diferente.
    Bom, o nome dele é Roberto, e o email dele é roberto@brazilcanada.ca
    Qualquer coisa é só falar comigo... bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Renata, tudo bem?
    Estamos muito interessados em imigrar para o Canadá. Eu, meu marido e nossas 3 filhas, 5, 10 e 15 anos.
    Tenho uma série de dúvidas, pois, já temos 34 e 37 anos ( não sei se teremos problemas com a idade), além disso, nosso inglês é básico.
    Gostaria de saber quais seriam os subsídios que teríamos direito no período de adaptação.
    Não temos nada em vista em ralação a trabalho.
    Estamos dispostos a iniciar em qualquer tipo de atividade que nos garanta uma renda até que o nível de nosso inglês esteja bom.
    Daí então poderemos buscar uma oportunidade em nossa área (seguros e telefonia), onde atuamos no Brasil em níveis mais executivos.
    O que me aconselha?

    ResponderExcluir
  12. Oi Anônimo,
    Eu acho que vc está fazendo as perguntas erradas. Vc quer imigrar mas vc tem que procurar saber como. Se vier como imigrante vc terá alguma ajuda, pelas crianças, mas não é muito. Depende da sua situação financeira. Segundo, vc tem que saber se vcs se qualificam pra vir como imigrantes. Isso vc tem que checar no site do consulado as opções que eles têm. Terceiro, pra vir com visto de trabalho vcs tem que ser convidados por uma empresa pra trabalhar aqui e sem inglês fica difícil.
    O que eu aconselho é que vcs comecem a pesquisar sobre como imigrar pra cá. Todas as informações estão no site do consulado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata, tudo bem? Eu estou planejando viajar para Burnaby em novembro, uma cidade vizinha a Vancouver, para fazer parte do meu doutorado (devo ficar entre 6 a 9 meses lá). Será que uma estudante brasileira poderia obter esse subsidio? No caso estarei no Canadá com visto estudante.

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria, eu não tenho certeza, mas depende do visto que vc tem. Geralmente esses incentivos do governo são pra residentes.

    ResponderExcluir
  15. Oi Renata,você foi pra Vancouver de que forma? Digo,se aplicou,se foi com visto de turista...como vc fez?

    ResponderExcluir
  16. Oi anônimo, eu já vim como residente. Apliquei como imigrante num processo chamado skills workers. Agora o processo mudou de nome.
    Bjs

    ResponderExcluir