"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educação em Vancouver

Um dos assuntos mais debatidos durante esta semana na comunidade Destino: Vancouver foi sobre a educação de filhos brasileiros aqui no Canadá.
Eu não sou da área, mas como mãe, é um assunto que me diz respeito e eu procuro sempre estar informada; eu sou daquelas que acredita que a maior herança que um pai pode deixar pro filho é a educação.
Quando eu fui morar nos EUA eu tomei um susto com a metodologia de ensino de lá, eu achei muito fraco comparado com o ensino brasileiro, mas, com o tempo, eu passei a observar que funcionava, que as crianças se desenvolviam e aprendiam no tempo delas, respeitando a aptidão de cada uma. Sem falar que os pais não ficavam sobrecarregados de tarefas pra fazer com os filhos todos os dias, e as crianças não sofriam a pressão e o terror do "fantasma vestibular" durante toda a vida escolar.
No tempo que eu fiquei no Brasil, eu tinha pena do meu sobrinho e da minha mãe, pq ele chegava em casa cheio de dever pra fazer, com prova quase toda semana, e enquanto ele se sentia cansado e de saco cheio de tudo aquilo, minha mãe ficava estressada tentando prender a atenção dele naquela montanha de papeis. Eu ficava cansada só de ver a briga dos dois todos os dias, e eu lembrava de como nos EUA os estudantes tinham uma rotina muito mais tranquila.
Bom, o sistema canadense é parecido com o americano no sentido que não a tem decoreba e nem puxa tanto das exatas como acontece no Brasil, mas é um grande erro achar que não funciona. Pra quem não sabe, a educação do Canadá está entre as melhores do mundo, muito a frente da educação brasileira.
As universidades canadenses estão a frente das brasileiras, inclusive a UBC, daqui de Vancouver, está muito mais a frente do que a melhor universidade do Brasil, ou seja, todo estresse e decoreba das escolas brasileiras não têm tanta eficácia como pensamos.
É claro que essas pesquisas são feitas de forma generalizada e quem é inteligente se dá bem, não é a toa que a UBC tem bolsistas brasileiros fazendo doutorado. Mas o que eu estou querendo dizer é que o sistema daqui não é mais fraco do que o Brasil, somente é diferente. E eu, como alguém que sofreu com a pressão das exatas nos colégios brasileiros, prefiro que minha filha descubra de uma forma mais tranquila a área que ela que estudar mais, e não ser obrigada a ser boa em tudo.
Quanto as escolas aqui, como em qualquer lugar, variam; tem ótimas escolas públicas, assim como tem ótimas escolas particulares, tem péssimas públicas e péssimas particulares.
Minha filha está numa escola particular por algumas razões:
1- Eu moro em Richmond, onde há uma grande influência asiática, e eu não quis que ela ficasse em uma escola com mais de 90% de chineses pra ela não se sentir excluída ou ter problemas com o idioma.
2- Ela está numa escola com poucos alunos onde ela tem mais atenção, o que, no processo de adaptação é muito importante.
3- A escola vai até o middle school, ou seja, ela não vai precisar sair de lá depois do preschool.
4- O que o governo paga foi aceito pela escola e eu não estou precisando pagar nada.



Ranking dos melhores colleges e universidades do Canadá: http://www.4icu.org/ca/
Ranking das escolas em Vancouver: http://www.vancouversun.com/maps/schoolrankings.html
                                                       http://www.bced.gov.bc.ca/reporting/

Mudando de assunto, o pai da minha amiga está realmente com câncer e já começou a quimio. Por favor, o coloque em vossas orações.

4 comentários:

  1. Ola,
    Em 2015 estou indo para Vancouver estudar e trabalhar.
    Tenho a mesma preocupação que você sobre o estudo dos filhos.
    No caso tenho uma filha de 6 anos que devera passar por uma adaptação por la.
    Gostaria de saber maiores detalhes sobre matricular em escola particular sem precisar pagar, isso é possível ?
    Como devo proceder ?
    Quais documentos devo apresentar ?
    Você pode me ajudar com esses esclarecimentos ?
    Segue abaixo meu email.
    hokajima@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Hugo, tudo bem?
    Fiquei curioso em saber qual foi a resposta que vc recebeu!
    Tenho uma filha de 5 anos e pretendo partir para Vancouver entre dezembro e janeiro 2017.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Celso,
    Escola particular é pagando, mas algumas oferecem desconto pra famílias que não podem pagar integralmente. Os docs que as escolas pedem são prova de residência ou visto, autorização dos pais, vacinas e formulários.
    Boa sorte

    ResponderExcluir