"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicas pra quem vem estudar aqui em Vancouver

Já faz algum tempo que eu estou querendo escrever pra quem está planejando vir pra cá estudar. Eu não sou expert no assunto e nem tão pouco tenho conhecimento sobre intercâmbio ou agências, mas, como muitos estudantes entram em contato comigo, eu gostaria de dar a minha opinião sobre alguns pontos importantes.
1- Você quer mesmo vir só pra estudar ou pretende ficar???
Se for só pra estudar, a depender do pacote de viagem que vc faça e da duração do curso, vc pode tirar permissão de trabalho e consegui alguns part-times por aqui com facilidade. Caso vc venha por pouco tempo e não tenha direito a permissão de trabalho, aproveite a viagem, passei bastante e não pense em trabalhar ilegalmente. É verdade que muita gente consegue, mas vc acaba se expondo a alguns riscos, como por exemplo: trabalhar e depois não receber.
Se o seu plano é vir pra ficar, considere algumas coisas:
- O Canadá tem um sistema de imigração "justo" e "acessível" se vc tiver os requisitos que eles procuram. Vc pode vir com um pacote de estudo e trabalho e, em seguida, aplicar para residência pelo Canadian Experience Class.
- Tem muita gente que não tem grana pra bancar um college por 1 ou 2 anos e me pergunta se pode trabalhar durante esse tempo. Se tiver a permissão de trabalho, pode sim; aí vai depender da força de vontade pra correr atrás do que aparecer nos horários em que não tiver estudando, já que esses cursos geralmente são full-time.
- Os colleges variam de preço, é possível encontrar cursos mais em conta do que os outros. Se seu objetivo é só conseguir pontuação pra residência, vc não precisa necessariamente estudar nas melhores faculdades daqui, vc pode fazer o curso num lugar mais barato.
2- Leve em consideração que, mesmo vindo só a estudo, vc pode querer ficar.
Gente, isto acontece muuuuuito!!! Já conheci jovens e mais jovens que vieram pra estudar e quiseram ficar. Muitos vêm pra cá saindo de casa pela primeira vez e acabam fazendo novos amigos, se apaixonam pela cidade, se adaptam ao estilo de vida, a liberdade, enfim, Vancouver passa a ser a casa no coração deles... mas e aí??? A maioria tem que voltar, já que não quer ficar ilegalmente e nem consegue uma forma de se legalizar. Volta a contragosto, pq não tem jeito; e os primeiros meses no Brasil são difíceis, é uma readaptação.
Uma outra parte fica prolongando a permanência e vai adiando a volta o máximo que der; outros, uma minoria, conseguem um sponsor e ficam mesmo; E, por último, tem os que ficam na doida ilegalmente.
Aqueles que decidem ficar ilegalmente geralmente são pessoas que não preenchem os requisitos pra residência e não tem dinheiro pra estudar e se sustentar por mais tempo. É uma decisão emocional e imediatista, que não leva em consideração os contratempos que a ilegalidade vai trazer no futuro. É importante dizer tb, que muita gente fica ilegal por simples falta de informação de como funciona o sistema de imigração canadense.
Tem ilegais aqui??? acredito que sim, mas muito mais na costa leste do Canadá do que aqui em Vancouver. A pessoa que fica ilegal não tem direito a assistência médica, a não ser pagando, não pode abrir conta em banco, não pode colocar o filho na escola, enfim, vive realmente em um submundo, e, caso consiga um sponsor, vai precisar retornar ao país de origem pra fazer o processo, pq, até onde eu sei, uma pessoa que esteja aqui ilegalmente não pode aplicar pra nenhum processo dentro do Canadá.
3- Um conselho que eu dou pra quem estiver fazendo faculdade no Brasil é de que termine a faculdade antes de vir, pq, caso decida ficar, as chances de conseguir trabalho, de conseguir pontuação pra residência, são  bem maiores.
4- Pra quem já veio ou está vindo, eu quero fazer um alerta: As escolas aqui em Vancouver têm gente do mundo inteiro, incluindo, brasileiros, ou seja, vc vai conhecer muitos brazucas aqui, seja no curso que vc estiver fazendo, como também na igreja, na rua, enfim... cuidado pra não passar a maior parte do seu tempo falando em português; aproveite o máximo que puder pra aprimorar o inglês, afinal, vir pra cá não deve ser nada barato, né???
Bom, gente, eu espero ter ajudado :):):)

15 comentários:

  1. com curso tecnico eu consigo entrar como trabalhador qualificado??

    ResponderExcluir
  2. Depende dos outros requisitos, como: anos de experiência, idioma, se já morou ou não no Canadá, se sua profissão está na lista, enfim...

    ResponderExcluir
  3. Toda a idéia que passou com relação ao desejo de permanecer depois de um curto período de tempo, é fatídica. Em 2010 fiz um curso de 30 dias no meu período de férias do trabalho e até o último instante eu fiquei resistente a voltar ao Brasil. Eu já notei que em alguns lugares as pessoas dizem que existe uma depressão pós Vancouver, estou convicto que ela surge quando voltasse ao Brasil. Eu estou buscando informações para voltar e ficar um tempo maior, uma agência me indicou a ficar por um ano para deixar o meu inglês melhor e depois ingressar em um College. Eu estou tentando juntar todos os meus fundos para investir nessa possibilidade e quando chegar a Vancouver também encontrar um trabalho para me ajudar com as despesas. Segundo a agência com isso eu posso encontrar uma possibilidade de continuar morando efetivamente, o que é meu desejo. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cleberson,
    Que bom que gostou... torço pra que vc consiga vir logo... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente agradeço a sua torcida, é muito importante nesse momento de ansiedade e planejamentos.

      Excluir
  5. Todos, se não a maioria de nós, que já estamos aqui, passaram pela ansiedade, primeiro do planejamento, depois da espera, depois da vinda, depois da adaptação, enfim... vc vai ver que passa rsrsrsrs... bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá.. minha namorada e eu, já fechamos um contrato com a STB de estudo e trabalho, vamos ficar em Vancouver durante um ano.
    Já combinamos em não falar português e a sempre em qualquer situação forçar o inglês.
    Gostaria de saber se com muita dedicação nesse periodo (1 ano) é possivel ficar fluente no inglês?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Cris e Dai, é possível sim, mas tenha em mente que falar vc vai conseguir, mas falar bem mesmo, só com muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  8. ola,minha filha esta 1 mes em vancouver em homestay ,ela esta querendo dividir aluguel com outros estudantes para gastar menos,voce acha seguro e vale a pena,obrigada

    ResponderExcluir
  9. Eu não posso garantir pq eu não sei onde ela vai morar e nem com quem, mas dividir ap é bem comum entre os estudantes aqui e eu nunca ouvi falar de problema algum. É nessa hora que vc tem que pensar em quem é sua filha e se vc confia nela o suficiente pra deixa-la decidir. Que Deus seja com vcs.

    ResponderExcluir
  10. Ola, qual bairro vc recomenda ( pelo aspecto financeiro ) em vancouver !!?

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu artigo. e pergunto : Qual melhor bairro ( economicamente falando ) para alugar uma casa em vancouver !!?

    ResponderExcluir
  12. Oi anônimo,
    Esse negócio de bairro é muito relativo. Depende de onde vc vai estudar ou trabalhar, se vc quer dirigir ou anda de transporte público, se vc quer lugar badalado ou mais familiar e etc. Estudantes normalmente preferem ficar em downtown pq não precisam de carro e é tudo perto.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde... ano que vem vou passar cinco semanas no Canadá. Vou para estudar inglês. Você acha que neste tempo eu poderia procurar os procedimentos para tentar um trabalho e ficar por aí? Não quero ficar ilegal e muito menos trabalhar sem o visto. Conhece alguém que ficou um mês e conseguiu se legalizar para ficar?

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo, um mês é um curto período de tempo pra fazer contatos e conseguir emprego... mas nada é impossível pra Deus, né?? Não, eu não conheço ninguém que tenha conseguido... bjs

    ResponderExcluir