"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Adaptação da minha filha

Gente, eu pensei que seria mais fácil!!! Confesso a vcs que eu não esperava que ela fosse sentir tanta saudade do Brasil como ela está sentindo. Há 3 dias ela tem me cercado com frases do tipo: Mamãe, eu quero pegar o avião e ir pra Salvador. Eu queria muito ver minha vozinha. Pq eu estou aqui no Canadá???
Quem tem filhos sabe que corta o coração, pq não dá pra ter os dois mundos ao mesmo tempo, e nós, imigrantes, escolhemos uma vida que nos separa muito do resto da família, portanto, os nossos filhos sentem a distância, de quem eles aprenderam a amar desde pequenos, por uma escolha nossa.
Hoje foi o primeiro dia de aula do ano e rolaram alguns estresses. Logo cedo eu vi que a manhã prometia quando eu percebi que ela estava tentando se aproximar de uma coleguinha, falando em português, e a menina simplesmente a ignorava. A partir daí eu senti que ela começou a ficar irritada e passou a não ter paciência com nada, resultado: ela bateu, mordeu e chorou muuuuito!!!
As professoras estavam o tempo todo acompanhando a situação com sabedoria e, por inúmeras vezes, contornaram bem, porém, eu fiquei preocupada, afinal, até ela dominar o inglês ela vai ter dificuldades pra se enturmar.
Na hora da mordida uma das professoras me disse que, aqui no Canadá, se uma criança morde a outra e sangra, a escola é obrigada a levar a criança pro hospital... imaginem o estresse??? Mas ainda bem que não foi nada sério.
Eu e meu marido temos conversado muito com ela, mas eu percebo que é tudo muito novo e confuso pra ela. Apesar dela não ter problemas com o clima, com alimentação, com o lugar em si, ela ainda se sente um peixe fora d'água aqui em Vancouver.
Ela ama encontrar crianças que falem português pq ela se sente em casa. Na virada de ano tinha algumas crianças brasileiras e ela ficou na maior alegria!!! se entrosou com facilidade, brincou muuuuuito e deu o maior trabalho pra ir embora. Mas no nosso dia a dia ela não convive com outras crianças, muito menos que falem português, a escola é o lugar que ela tem pra interagir. 
Eu sei que em poucos meses ela vai estar me dando um banho de inglês e em poucos anos ela vai se sentir uma canadense, mas o começo não é mole não!!!

15 comentários:

  1. Ai que "dózinha"... Qts anos ela têm?
    Isso me preocupa muito... a adpatação das crianças, sei q não será fácil, ainda mais com o meu mais novo que é o mais apegado aos amigos e a família...
    Boa sorte e muita força p sua pequena, que ela supere logo essas dificulades.
    Abs Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Renata, eu bem sei disso, mais seis meses e ela estara bem.Bjs e HAPPY NEW YEAR! Sandra e Bruno

    ResponderExcluir
  3. Calma, Renis, tudo é uma questão de tempo! E quando ela crescer vai gostar muito de ter ido cedo pro Canadá!

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, ela tem 3 anos. Quantos anos tem seus filhos??? Vc chega quando e vai pra onde???

    Obrigada Sandra, pra vcs também!!! Gabi acabou de me falar um pouco da adaptação de Bruno nos EUA, sei que não foi fácil... bjs

    Vanis,
    Pois é amiga, é nisto que estou me apegando, mas não é fácil vê-la sofrendo não... vc bem sabe, né??? bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainnn Renata doeu aqui... quero a tete de volta.... vou começar a morder o povo aqui também... snifff.

    ResponderExcluir
  6. Poxa Rê...Imagino e tenho peninha de Teté...Mundo novo para ela, que ainda não entende o real propósito da escolha da nova vida de vcs.
    Mas com fé em Deus, ela vai se adaptar, encontrará amigos e professores que a leve a ter prazer de frequentar a nova escola.
    Vc é uma mãe maravilhosa e vai ajudá-la a superar tudo isso com muito amor.
    Saudades!
    bjão,
    Veronica

    ResponderExcluir
  7. Realmente deve ser uma barra...
    Mas vamos dar tempo ao tempo né?
    logo, logo tudo isso passa.
    Deus proteja essa família.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Rê...
    todo início é novo....e necessita de adaptação...
    com vc e seu marido dando força, pouco a pouco ela irá entender a situação, estará imersa na língua e brincando muuuuuito em inglês!!!
    bjnhos e excelente 2012!

    ResponderExcluir
  9. Dani, vc bem sabe como ela é querida aí em Pavão, ela tá sentindo muito a vida aqui... vou trazer July pra ficar com ela rsrsrsr...

    Veca, a imigração tem dessas coisas, né??? ainda bem que seu filhote já é um homem... saudades amiga.

    Nana, saudades, manda um beijo pra todo mundo aí, pra sua mãe e pro seu pai tb... não esqueço deles.

    Family, ainda bem que eu estou por conta dela, pq se não, as coisas seriam mais complicadas... bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Renata, como vai? Já acompanho seu blog a algum tempo. Estou em vias de ir para Vancouver e minha maior preocupação é a adaptação dos meus filhos, principalmente do meu mais velho. Tenho um menino de 06 e uma pequena de 11 meses. Sei que a bebe se adaptará melhor pois pra ela tudo é festa. Porém meu mais velho já tem lá suas vontades e entende melhor o mundo a sua volta.

    Acredito que minha situação seria um pouco diferente pois eu estou tentando ser transferido internamente na empresa em que trabalho, que é uma multinacional americana com filial em Vancouver. Meu plano seria ir sozinho e levar minha familia apenas no final do ano, possibilitando assim que meu filho mais velho termine sua alfabetização aqui e tenha dominio do mínimo de escrita para não sentir tanto a mudança escolar. Também teriamos 06 meses para fazer uma imersão de ingles para minha esposa e meu filhote.

    Como está sua pequena hoje ai? A alfabetização dela em uma nova língua foi e está sendo mais tranquila? Um fator que pode contar a nosso favor é que já moramos fora de nossa cidade natal e nos acostumamos a ficar longe da familia e amigos, os quais vemos apenas no final do ano.

    Muito obrigado por seu tempo e qualquer ajuda. Grande abraço e fiquem com Deus.

    Att
    Alan

    ResponderExcluir
  11. Oi Alan, desculpe não ter te respondido antes... bom, o começo pode ser difícil, mas pode ser fácil tb. Pra minha filha foi complicado pq ela não tinha amigos que falassem português e ela se sentia rejeitada na escola por não conseguir entender as outras crianças. Já a filha de minha amiga se deu bem, pq chegou, veio pra Richmond e foi estudar junto com minha filha, ou seja, ela não sofreu nada. Minha filha traduzia as coisas pra ela rsrsrsrrs... Se vcs vierem pra perto de mim é só entrar em contato que o seu filhos vai ter vários amiguinhos que falam português e inglês rsrssrsrs...

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata, muito obrigado por gastar seu tempo respondendo as perguntas. Já apliquei para a vaga interna. Agora está literalmente nas mãos de Deus. Vamos ver o que Ele decide :) Certamente manteremos contato mesmo que nosso plano inicial seja Vancouver. Obrigado, novamente. Deus guarde vocês.

    ResponderExcluir
  13. Olá. Estou me planejando para mudar para Vancouver no próximo ano. Tenho um filho que estará com 6 anos e ele é bem genioso, em qual escola sua filha estuda/estudou? Meu marido também vai e o mais velho após concluir o 2o grau aqui no Brasil.
    Estamos preocupados com a adaptação do pequeno, ele já pergunta: mas por que vamos pro Canadá? É longe. Isso fez com que eu iniciasse a busca por adaptações para ele e encontrei seu post.
    Obrigada se puder compartilhar um pouco comigo.
    Carol =)

    ResponderExcluir
  14. Olá. Estou me planejando para mudar para Vancouver no próximo ano. Tenho um filho que estará com 6 anos e ele é bem genioso, em qual escola sua filha estuda/estudou? Meu marido também vai e o mais velho após concluir o 2o grau aqui no Brasil.
    Estamos preocupados com a adaptação do pequeno, ele já pergunta: mas por que vamos pro Canadá? É longe. Isso fez com que eu iniciasse a busca por adaptações para ele e encontrei seu post.
    Obrigada se puder compartilhar um pouco comigo.
    Carol =)

    ResponderExcluir
  15. Oi Carolina, vc só pode escolher a escola do seu filho depois que souber onde vc vai morar. Não adianta olhar isso agora. Minha filha estuda numa escola particular judaica. Eles dificilmente aceitam não judeus. Entendo sua preocupação mas tudo tem seu tempo e mesmo que vc pesquise as escolas agora vc só vai saber se tem vaga depois que vc chegar.

    ResponderExcluir