"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 8 de junho de 2011

A vida com a quimio

Acabei de chegar do salão e estou esperando minhas unhas secarem pra eu dormir um pouco; minha filha acorda muito cedo e eu, claro, acordo junto com ela, não tenho outra opção rsrsrsrsrss, mas, quando ela vai pra escola eu vou pra cama; e durmo um soninho bem tranquilo, sem barulho, sem confusão rsrsrsrsrsrs...
Enquanto eu estava no salão, conversando com o pessoal sobre o meu tratamento, pensei em escrever pra vcs uma coisa que tem me deixado surpresa: quando eu soube que teria que fazer quimioterapia, eu fiquei preocupada em como seria quando eu saísse nas ruas e atraísse os olhares de pena. Eu sempre fui tímida - tem gente que discorda rsrsrsrsrsrs... - e nunca gostei de chamar muita atenção; a não ser quando estou fazendo o que eu sei ou o que eu fui preparada pra fazer, como por exemplo: uma apresentação de um trabalho ou uma ministração na igreja. Mas fora isto, atrair os olhares não me agrada muito, principalmente, sabendo que uma pessoa sem cabelos, de lenço, infelizmente, é logo associada ao câncer e à morte. Quando as pessoas sabem que alguém está se tratando de câncer fazem logo uma cara de "ó coitado!!!". Muitos de vcs devem ter visto um filme antigo com a atriz Shirley MacLaine, Laços de Ternura, que conta a história de uma mulher que descobre, em meio a uma vida conturbada e a traição do marido, que está com câncer de mama. O filme tem umas tiradas fantásticas!!! mas uma que eu me lembro bem é quando a personagem está numa festa e as amigas da amiga ficam comentando sobre o estado de saúde dela e fazem perguntas do tipo: Quando vc morrer quem vai ficar com seus filhos??? Ela leva tudo numa boa, com muito bom humor, mas a cena sempre me fez pensar - antes mesmo de eu sonhar em ter câncer - em como algumas pessoas são sem noção. O mundo está cheio de gente que fala por falar, sabe??? e mesmo entre as pessoas que conseguem controlar a boca, existem as que não controlam os olhos e a feição, e fazem aquela cara de piedade, de tristeza, como se quisesse que vc soubesse que elas estão com muita pena de vc... eu não suporto isto!!!
Porém, pra me contrariar, eu tenho saído normalmente quando estou bem e não tenho sentido nada de diferente; vou ao shopping, ao mercado, à farmácia, levo minha filha na escola, e, gerelmente, as pessoas tem agido com naturalidade; claro que sempre tem um ou outro que me olha como se eu fosse de outro mundo, mas eu posso contar no dedo, a grande maioria parece estar bem acostumada de ver mulheres com lenços... Aí eu fiquei pensando no pq de tanta naturalidade e cheguei a duas hipóteses: 1- Eu estou com uma aparência muito boa; não tenho cara de doente, não estou abatida nem nada e, por isto, as pessoas não me associam a quem está morrendo.
2- Pessoas em tratamento de quimioterapia não é mais uma coisa anormal, visto que o número de casos de câncer tem aumentando muito nos últimos tempos. É comum ter um amigo, um parente, um conhecido que já teve ou tem a doença. Eu mesma, desde que fui diagnosticada, já vi várias mulheres passarem por mim com lenço ou turbante na cabeça.
Eu não tenho como saber se uma ou as duas hipóteses que cogitei estão corretas, ou mesmo se nenhuma delas está, mas eu tenho certeza que quanto mais normal eu me sinto, melhor é pra mim pq muito da doença está na cabeça, em como eu me vejo.
Em minha opinião, quanto mais doente vc se sente, quanto mais pena vc tem de si mesmo, menos força tem pra lutar. Parece que o ser humano se acomoda e acredita quando as pessoas em sua volta dizem que é um coitado, que vai morrer, que vai sofrer, enfim... Gente, a última palavra é de Deus; só Ele sabe o dia e a hora, quem vai e quem fica. Nada acontece se não for plano DEle, portanto, temos que viver o nosso dia da melhor forma possível; doença nenhuma tem poder contra a gente, se assim Deus não quiser... Hora de dormir :):):)

3 comentários:

  1. Oi Re!
    Esse negocio que vc disse que tem mta gente com cancer hoje em dia que ja eh normal eh verdadde.. Mas fico pensando se um dia isso acontecer comigo, serei forte o suficiente pra passar por isso com a cabeca erguida, mas principalmente, com fe?
    Mudando o assunto, se vc quiser ler mais alguma coisa, leia o blog da minha amiga, de preferencia desde o comeco! Tambem eh uma historia de fe! http://nathaliahaugust.blogspot.com/
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. A nossa força vem do Senhor Dani... vou ler sim, deixa a pequena dormir rsrsrsr... bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata
    Vc é o melhor e maior exemplo para mim sobre a fé em Deus.Tenho sido insitente este tempo todo e continuarei sendo,Mas,Às vezes a gente pensa 'será que não é para ser?" e eu continuo dando murro em ponta de faca ou será que é para ser na hora certa s devo continuar?Bem, vou continuar...segundo Otávio, ele não vê necessidade do estudo so francês.Já ia ver isso HOJE!!!inclusive ver qdo vai acontecer o TEF!Para vc ver como sou!rsrs...vms aguardar o dia primeiro para ver o que acontece!bjs

    ResponderExcluir