"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 21 de junho de 2011

Educação bilíngue

Uma das questões que eu tenho analisado desde que decidimos morar no Canadá é a educação multilingue de minha filha, e hoje, depois que eu li uma matéria muito boa no site da IG, resolvi que valia um post.
Minha filha é americana, mas veio pro Brasil com 6 meses; e eu, sem saber ainda se moraria fora novamente, sempre me preocupei em colocá-la em contato com o inglês desde cedo, fazendo coisas do tipo: ela só assistia desenhos e dvds musicais em inglês; eu a colocava pra brincar com programas de computador em inglês, próprios pra idade dela; lia historinhas em inglês, enfim, fiz o que pude pra que ela, mesmo sem saber, aprendesse outro idioma.
Teve um episódio interessante quando fomos à Vancouver no início do ano: Durante o vôo, a minha filha, nos vendo conversar em inglês com a tripulação, começou a se esforçar pra falar tb; quando chegamos no aeroporto de Toronto, depois de 10 horas no avião, ela já estava falando coisas básicas como Thank you, Hi, My name is... foi muito rápido!!! Ela se mostrou bem à vontade e curiosa em aprender o novo idioma; eu fiquei surpresa.
Quando decidimos mudar pro Canadá, e eu tive o problema do câncer, minha filha acabou entrando na escola aqui no Brasil, e eu, resolvi incentivá-la mais no português já que, mais cedo ou mais tarde, ela aprenderia o inglês naturalmente morando no Canadá. Meu objetivo agora é fazer com que ela tenha mais segurança no português; tenho deixado o inglês um pouco de lado.
Como vcs sabem, o Canadá tem escolas em inglês, em francês, e as escolas bílingues (french immersion). Num primeiro momento pode parecer estúpido não estudar numa escola que ofereça 2 idiomas e optar somente por um. Eu mesma, particulamente, sempre achei que as crianças deveriam ser incentivadas a aprender idiomas desde cedo pela facilidade natural que elas têm. Em muitos países europeus, as pessoas falam 4 ou 5 idiomas fluentemente, então, me parece óbvio que aprender 2 idiomas simultaneamente, não cause nenhum mal; mas eu não sou diplomada no assunto.
Uma vez eu li uma postagem no blog O Canadá me quer, muito interessante e bem fundamentada, abordando exatamente a dificuldade de algumas pessoas em se aprimorar no inglês depois de terem estudado numa escola bilíngue. Aqui no Brasil, eu tive colegas que saíram de escolas bilíngues pra escolas tradicionais no segundo grau e tiveram muitas dificuldades pra acompanhar o nível dos outro alunos... então vem a pergunta: será que vale a pena???
E pra nós, pais brasileiros, sempre fica a dúvida em relação ao francês por nossos filhos já serem expostos a dois idiomas; tem sempre o receio de confundi-los ou sobrecarrega-los... com francês ou sem francês???
Eu acho, depois de analisar um pouco o assunto, que depende da qualidade da escola. Uma escola boa, com níveis acadêmicos de excelência, independente de ser ou não bilíngue, é uma ótima opção; ao contrário de uma escola mediana, que mesmo que seja bilíngue, ou não, nunca vai atender as expectativas e pode comprometer a educação de seu filho.
A matéria que eu li vale a pena vcs conferirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário