"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tem que ralar...

Eu estava fazendo um tour pelos sites de notícias e acabei lendo uma matéria sobre a nova vida de Joana Prado e Victor Belfort nos EUA. A matéria estava dizendo, basicamente, que a ex-artista agora é uma dona de casa que limpa, cozinha, lava; completa.
Mas o que me chamou atenção e eu quis compartilhar com vcs é que aqui no Brasil, devido ao custo, nós podemos ter uma estrutura que não conseguimos manter lá fora, principalmente, nos primeiros anos como imigrante. É o caso, por exemplo, de ter babá, empregada doméstica, enfim, coisas comuns pra realidade brasileira, mas nem tanto pra realidade americana e canadense.
É muito bom lembrar que ser uma housewife no primeiro mundo é muuuuuito mais fácil do que uma dona de casa aqui no Brasil. Não pelo nome, mas pela estrutura da casa e eficiência dos produtos... é incrível como as casas se mantêm limpas por mais dias do que no Brasil, sem falar, na praticidade, ninguém precisa jogar baldes de água pra limpar ou ficar vigiando o sol pra roupa secar. Em falar de roupas, elas não perdem a cor quando usamos as máquinas de lavar e secar, portanto, dá pra colocar quase tudo na máquina... quase tudo mesmo!!! Os americanos lavam até tênis nas máquinas...
Eu já estava bem acostumada com o jeito americano-fácil de viver, então, eu trabalhava e fazia meus serviços domésticos numa boa. A única coisa é que eu não tinha uma filha ainda.
O problema agora é que depois que eu voltei pro Brasil, confesso, que fiquei mal acostumada. E é engraçado como a gente se acostuma fácil ao que é bom; não dá pra resistir a ter alguém sempre fazendo as coisas pra gente, nos servindo, deixando tudo prontinho... que vida boa, hein???
Uma das coisas interessantes que eu percebi quando voltei foi no almoço. Nos EUA eu e todas as minhas amigas cozinhávamos um tipo de carne, uma salada e um acompanhamento; era o comum; ninguém tinha tempo pra ficar fazendo mil opções por dia. Por exemplo: se eu fizesse uma lazanha, seria a lazanha e uma salada; se fosse um salmon, seria o salmon, talvez um arroz com brócolis e uma salada. Aqui no Brasil a mesa é farta, tem sempre que ter mais opções; o feijão, então, é de lei; seja lá qual for o almoço, 99% das pessoas sempre colocam o pretinho na mesa... ah! outra coisa: era normal chegar na casa dos amigos no domingo a tarde e ser servida com copos e pratos plásticos, ninguém ficava ofendido; tudo em nome da praticidade rsrsrsrsrsrs... Aqui no Brasil, eu sugeri a minha mãe que no meu aniversário, que foi um carurú, que a gente servisse em pratos plásticos, pq depois era só jogar fora; ela quase teve um ataque, disse que se eu fizesse isso minha avó ia se revirar no caixão rsrsrsrsrsrsrsr... Segundo ela, seria brega demais!!!!
Amigos, podem me chamar de brega, de cafona, do que quiserem, mas não se assustem se vcs forem me visitar no Canadá e eu recebe-los pra jantar com os pratinhos plásticos... enfrentar uma pia cheia depois de passar momentos agradáveis com um grupo de amigos, NINGUÉM MERECE, NÉ???? fala sério!!!!
Aqui no Brasil a gente não deixa visita fazer nada, né??? Mas lá fora é diferente, visita de mais de 2 dias tem que colaborar, a não ser que a casa tenha empregada ou faxineira, o que é extremamente raro, posso garantir... Estou sendo HONESTA, falando a realidade, portanto, se vc vai ser visita de alguém, colabore.
Como eu sou evangélica, vcs sabem, minha casa sempre recebeu muita gente... dizem que crente não bebe, mas compensa na comida rsrsrsrsrrrsrs.... mas a verdade é que a gente gosta de se reunir; e, morando fora, aí é que a gente se junta mesmo, então, não dá pra um grupo ir na sua casa, deixar tudo virado e voltar no dia seguinte; todo mundo ajuda um pouco... Primeiro mundo, gente!!!!
E pra quem tem filhos, aí é que a coisa pega mesmo: trabalho triplicado!!! Sou a favor de colocar na escolinha, nem que seja por poucas horas, se não acaba estressando muito.
Não desanimem, mulheres, se vcs estiverem preocupadas com a nova vida lá fora, o ser humano se adapta a tudo, em pouco tempo vai parecer que vcs nasceram lá rsrsrsrsrrss... Ah! e coloquem todos pra ajudar, inclusive, os filhos, eles têm que aprender desde cedo... se não vcs se acabam!!!
Homens, deixem o machismo de lado e ajudem suas esposas, os maridos tb tem que se adaptar a nova realidade, esse negócio de "a casa é responsabilidade da mulher" não funciona se os dois tem que trabalhar e ainda tem filho na jogada... todo mundo cooperando, com certeza, as coisas funcionam melhor. Meu marido mesmo, sempre me ajudou. Tudo bem que limpeza nunca foi a praia dele, mas na cozinha ele se saía muito bem quando era preciso.
Vou ficando por aqui, já está bem tarde...

Um comentário:

  1. Passando para dizer que AMEI o post!!
    Ha!Ha! Valeu pela sinceridade...confesso que vou ficar muitoo felizZ com a praticidade de limpar casa no CA, pois acho uma enorme perda de tempo, ter que limpar/esfregar tanto, para não durar limpa nem 2 dias!!
    Um super beijo Renata!
    Bia.

    ResponderExcluir