"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 6 de junho de 2011

Retomando as pesquisas pra Vancouver...

Pra quem me acompanha há mais tempo, sabe que eu já pesquisei moradia, escola, trabalho, cursos, tudo o que eu podia quando eu achava que estava indo de vez pra Vancouver. Mas primeiro foi a resistência do meu marido em imigrar novamente que me fez desistir das minhas buscas - Eu achei que estava perdendo tempo uma vez que ele se mostrava irredutível com a ideia de sair do Brasil - depois, quando ele decidiu que íamos, em pouco tempo eu fui diagnosticada com câncer, então, meu tempo livre pra pesquisas ficou concentrado na busca por informações sobre a doença, blogs de pessoas que passaram ou estavam passando pelo mesmo problema, enfim, as coisas sobre o Canadá ficaram, literalmente, em segundo plano. Eu só continuei recebendo informações sobre Vancouver pelos blogs que acompanho há mais tempo ou pelo meu marido, que está lá e sempre tem novidades pra contar. Mas semana passada, exatamente a partir de sexta feira, as coisas começaram a mudar e eu voltei às minhas pesquisas. É que o meu marido, ansioso com a nossa ida, já estava com planos de compra de móveis, colchão; querendo alugar um apartamento já pra agosto!!! um impulso bem masculino do tipo que não pensa rsrssrsrsrsr... Ele não tinha ideia de que crianças abaixo de 5 anos tem que entrar em lista de espera de daycare ou preschool - que geralmente são poucas horas - que o apartamento tem que ser em um bairro próximo de onde a criança pretende estudar; coisas básicas, sabe??? rsrsrsrsrs... Sem falar que ele estava esperando que a gente chegasse em agosto, que é o mês da minha última quimio, mas sem pensar que eu tenho que deixar os efeitos do tratamento passarem realmente, fazer os últimos exames, pra, enfim, ser liberada com tudo traduzido pra levar para os médicos em Vancouver poderem fazer o acompanhamento do tratamento com mais tranquilidade, ou seja, não dá pra gente chegar em agosto, não tem como.
Com isto tudo eu vi que tinha que voltar a pesquisar, não dava pra deixar tudo nas mãos do maridão pq ele ia acabar se precipitando rsrsrsrssrsr... e depois pra resolver fica mais complicado, né???
Eu visitei o site de alguns colleges e universidades e achei cursos interessantes pra quem quer entrar no mercado de trabalho com mais oportunidades; o grande desafio, pra mim, na minha atual situação, é encontrar institutos que facilitem o pagamento - geralmente os cursos são caros - com discontos nas prestações, financiamento ou, até mesmo, bolsas de estudo. Eu sei que a última opção é difícil, mas eu tb sei que nada é impossível ao que crê rsrsrsrsrsrs... ou seja, vou correr atrás rsrsrsrsrs...
Eu tb surpreendi meu marido pedindo que ele colocasse o nome da nossa filha na lista do preschool da Coastal Church, a igreja que ele frequenta. Ele não tinha noção que a igreja tinha esse programa... o que é que eu não descubro através do googgle, né??? E, como nós somos evangélicos, seria muito bom que a nossa filha conseguisse vaga numa escola cristã. Não é uma prioridade na idade dela, mas, com certeza, o ambiente é saudável e o que eles ensinam é compatível com o que ensinamos em casa, o que, ao meu ver, é muito bom.
Caso eu consiga que minha filha estude num lugar legal, eu quero aproveitar o tempo livre pra fazer algum curso. Eu sei que vamos ficar bem apertados, pq meu marido não está ganhando "rios de dinheiro", porém, eu vou poder voltar ao mercado de trabalho com mais segurança. Foi o que eu fiz quando cheguei nos EUA; vivi muuuuuito apertada nos primeiros dois anos pra poder estudar, mas depois consegui trabalho com mais facilidade e vi que valeu à pena, que eu tinha feito a opção certa. É aquele negócio, aprender nunca é demais.
Mudando completamente de assunto, já estou na contagem regressiva pra próxima quimio, sexta que vem. Por um lado é bom pq o tempo tá passando rápido, mas, por outro, é péssimo!!! só de pensar em todo o mal estar que eu vou sentir, dá vontade de parar o tempo. Mas a vida é assim, tenho que levantar a cabeça e seguir em frente, afinal, Vancouver me espera rsrsrsrrsrs...

4 comentários:

  1. Renata vaga em pre school nao é complicada de achar nao, mas vamos la, se eu nao to enganada a Coastal é em Downtwon né? se vcs forem morar la blz, se nao, levar a crianca pra la vai te dar um trabalho. Tem que avaliar bem, outra coisa os alugueis la sao muito mais caros e as escolas de Downtown sao ruins, avalia bem, ja que vc vai pesquisar. Tem varias igrejas que oferecem daycare e pre school, mas em muitas eles nao entram na questao cristianismo nao, outra coisa pra checar. Sei la eu acho downtown linda, mas nao acho que é legal pra crianca.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone, eu tb não gosto muito da ideia de morar em downtown, mas, enquanto minha filha não pode entrar numa escola normal, eu vou vivendo onde ficar mais perto do trabalho do meu marido... até a gente poder pesquisar as coisas com calma... obrigada pelas dicas...bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Renata pesquisa sobre o skills conect. É um programa do governo oferecido pelas agências de assentamento (tipo MOSAIC) que ajuda financeiramente no que o imigrante precisar para se adaptar ao mercado de trabalho canadense. A ajuda vai até 1400,00 para a maioria das profiaaões e 2800,00 para a área de saúde. Para entrar nesse programa vc não pode mudar de área profissional, o financiamento é para fazer curos, pagar traduação de documentos, etc. Se quiser te passo os dados da minha case manager (o profissional que te recebe na agência e te ajuda na luta pela inserção no mercado de trabalho).
    bj
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia, eu quero sim, toda ajuda é bem vinda...obrigada
    Renata

    ResponderExcluir