"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Quando temos que escolher...

Pv16:9 "O coração do homem traça o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos."
Quando eu decidi ir para os EUA, foi uma decisão fácil; eu era jovem, solteira, recém-formada, sem nenhuma boa proposta de emprego, e cheia de vontade de viver, resumindo: eu não tinha absolutamente nada a perder rsrsrsrsr...
Agora a situação é bem diferente; depois de anos morando fora, eu construi uma vida: estudei, trabalhei muuuuito, casei, tive uma filha, hoje com 2 anos...enfim, a minha realidade é outra.
Sem falar que, depois que dizemos "sim" pro casamento, duas pessoas passam a ser uma só carne; eu já não posso tomar nenhuma decisão sozinha, eu sou a "metade" de uma outra pessoa. Um lado não pode querer ir pra direita e o outro pra esquerda.
Quem casa tem que estar preparado pra viver situações de impasse, faz parte. Duas pessoas diferentes, de criações diferentes, que se unem de baixo de um mesmo teto, não vão concordar 100% com tudo sempre. E decisões são tomadas a todo o momento, é quase impossível que duas pessoas estejam sempre de acordo em tudo.
Pois bem, eu e meu marido decidimos juntos - na verdade, mais ele do que eu rsrsrsr...- sair dos EUA e voltar para o Brasil; conversamos muito a respeito e chegamos a conclusão de que era a hora de partir para um novo desafio; oramos, buscamos o direcionamento de Deus, e sentimos paz em tomar esta decisão.
Depois de anos morando fora - quem passou pela imigração sabe do que estou falando - nada é do jeito que era. As pessoas mudam, o país muda, o mercado de trabalho, o trânsito, tudo é muito diferente.
Quando chegamos no Brasil, muitas coisas nos encantaram: ficamos muito felizes de rever familiares, amigos, de conhecer as cidades um do outro, de passear, de admirar as belezas geográficas que o nosso país tem, de saborear os nossos temperos e etc. Mas, como nem tudo é perfeito, nós também voltamos a conviver com coisas que já não faziam mais parte do nosso dia-a-dia: a loucura do trânsito, a violência, a impunidade, os preços absurdos de quase tudo- é impressionante como o custo de vida aqui é muuuuito alto- a falta de emprego e etc.
Meu marido se adaptou bem à nova realidade, chegou cheio de planos, de sonhos, o "entusiasmo" em pessoa rsrsrs... já eu, estranhei bastante, senti muita saudade da vida que tínhamos.
Mas como somos cristãos, e acreditamos no mover de Deus em nossas vidas, eu logo busquei ver a mão de Deus na nova realidade e abri o meu coração para as novas experiências.
Passamos a morar no interior de Minas- para organizar a nossa fazenda e investir em gado- em uma cidade muito pequena, sem oportunidades de emprego pra mim. Como eu não tinha muito o que fazer, a não ser cuidar de minha filha, passei a ter tempo de sobra pra me dedicar à igreja, e foi isto que eu fiz.
Eu confesso que eu não esperava que meu marido fosse se adptar tão facilmente ao Brasil como ele se adptou, eu tinha esperança dele me propôr ir embora; eu apostava que com o tempo, vendo os problemas que o país tem, ele fosse desistir de viver aqui, mas isto não aconteceu.
Tínhamos aplicado pro Skilled Workers, processo federal de residência pro Canadá, e ele já nem lembrava, nem pensava nisto. Muito tempo depois de termos dado entrada nos papeis, a resposta final chegou: o pedido foi aceito, os vistos aprovados e os passaportes entregues...e agora??? desisti do Canadá e ficar no Brasil, ou desisti do Brasil e ir pro Canadá???
Um queria o Brasil, a outra o Canadá; como sair do impasse???
No começo não posso dizer que foi fácil; discutimos muito sobre o assunto, não conseguíamos chegar a acordo nenhum, eu queria ir embora, e ele estava decidido a ficar. Aí eu resolvi deixar pra Deus resolver.
Eu comecei a orar sobre os dois caminhos, fui meditando na palavra de Deus, pedi conselhos ao meu Pastor nos EUA e ao Pastor daqui do Brasil, refleti muito sobre a situação, e resolvi deixar na mão do meu marido pra ele escolher.
Não é que eu quisesse colocar sobre ele toda a responsabilidade do que pudesse acontecer; mas eu cheguei a conclusão de que o amor que nos une não podia ser abalado por um impasse; alguém tinha que abrir mão ou o casamento estaria ameaçado.
A bíblia diz que o marido é o cabeça da família, sendo ele o responsável pelas decisões. Como eu acredito nisto, optei por deixar Deus direcioná-lo, afinal, pra Deus nada é impossível rsrsrsr...
Até hoje não temos nenhuma decisão tomada, nenhuma palavra final, não sei se vamos realmente morar no Canadá, entretanto, uma coisa eu posso garantir: depois que eu parei de tentar impôr a minha vontade e passei a demonstrar ao meu marido que, independente do que ele escolhesse, o mais importante era estarmos juntos e felizes, o nosso casamento foi renovado. Estamos nos amando mais, nos curtindo mais.
Eu agradeço muito a Deus a família que eu tenho, o marido que Ele me deu. Eu tenho certeza que pra onde quer que nós formos, nós estaremos unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário