"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Há tempo de dormir, e tempo de ficar acordado.

Se tem uma coisa que eu não gosto muito, é de acordar cedo; eu acho que eu preciso até passar por uma avaliação médica rsrsrsrs... é sério!!! eu sempre fui muito sonolenta, minha cabeça funciona mais à noite do que de dia; as noites me dão mais disposição. Eu não sei o porquê, mas sei que sempre foi assim...talvez seja a falta de alguma coisa no meu organismo, indisciplina ou, até mesmo, simplesmente preguiça, muuuita preguiça rsrsrsrs...
Hoje meu sogro estava brincando comigo, estava comentando com o vaqueiro da fazenda e sua esposa, que não sabia como eu ia me mudar pro Canadá pra trabalhar, se eu  acordo depois das 10:00 da manhã e ainda durmo de tarde. (o que ele não sabe é que tem dias que eu acordo meio-dia rsrsrsrs...)
Eu também fico pensando nisto e, às vezes, até me preocupo, só de imaginar ter que cumprir horário, acorder cedo, cuidar de filha, marido e casa...ai meu Deus, será que eu vou dar conta??? aqui no interior as coisas são tão mais faceis, eu tenho quem me ajude em casa, quem brinque com minha filha, tenho tempo livre pra me dedicar aos trabalhos da igreja; a vida é mais simples. Mas, enquanto eu penso nisto tudo e começo a me desesperar rsrsrsrs...aí eu lembro, que mesmo sonolenta, mesmo sem gostar de trabalhar cedo, eu trabalhei tanto nos EUA!!! muitas vezes acordei às 5:00 da manhã, dei o maior duro pra pagar meu estudos, perdi muuuuito sono; o tempo passou, os trabalhos mais pesados passaram, e eu dei conta de tudo, vivi com objetivo olhando sempre pra onde eu queria chegar.
Eu conheci muita gente que reclamava da vida difícil de imigrante, que mudava constantemente de trabalho buscando sempre algo melhor, que sofria com a realidade que estava vivendo, e acabava perdendo o foco dos objetivos a serem alcançados. É verdade que os primeiros anos em um outro país são realmente muito difíceis, mas eu consegui ver o que a maioria das pessoas não vêem: tudo o que eu estava vivendo era só uma fase, um caminho que me levaria a alcançar meus sonhos, minhas metas.
Quando a gente consegue enxergar a vida a longo prazo, a gente supera muitos obstáculos.
Acordar muito cedo sempre foi um problema pra mim, mas eu venci o problema pq eu sabia que era por um tempo e por uma boa causa. Não foi só o sono que eu superei, eu também venci o meu orgulho; por muitas vezes eu tive que contar com a ajuda de terceiros pra superar alguns problemas, eu dormi meses em um sofá - pra economizar rsrsrsrs... - tive que ser abrigada na casa do pastor pq eu estava sem ter pra onde ir...pára tudo!!!! esta última eu tenho que contar: Eu e o meu amigo Jr. íamos nos mudar do ap que estávamos pra uma casa maior, era num bairro simples, a casa não era o "paraíso", mas era do tamanho da nossa necessidade e do nosso bolso também, ela era mais barata rsrsrs...
Pois bem, estava tudo certo, nós avisamos ao condomínio que iríamos nos mudar, arrumamos a mudança e, como surpresas sempre acontecem, a casa incendiou poucos dias antes de nos mudarmos, ficamos sem ter pra onde ir.
Nos EUA não se consegue um imóvel com muita facilidade sem ter crédito, como éramos imigrantes com menos de um ano, era muito difícil achar um outro ap em pouco tempo.
Combinamos que eu iria alugar um quarto na casa de um casal da igreja, e o Jr. iria pra casa do Pastor. Estava tudo certo, coloquei as malas no carro, o Jr. foi me seguindo levando o resto da minha mudança, e o inesperável aconteceu novamente: o meu carro começou a fumaçar, eu fiquei apavorada e encostei o carro. Eu não entendia nada de carro, pra mim fumaça era sinônimo de fogo. Graças a Deus o santo Jr. estava lá, eu não sabia se corria, se pegava as malas, fiquei totalmente em pânico!!! então, o Jr. abriu o capô do carro, viu que não tinha fogo - aí eu me acalmei mais rsrsrs... - e chamou o reboque. O problema do carro ia ser resolvido, o carro foi rebocado e seria consertado; mas o conserto em si me trouxe um outro problema, um pouco maior: dinheiro. Eu não tinha dinheiro suficiente pra consertar o carro e alugar um ap, eu tinha que decidir entre um dos dois; só que o carro era o meu "ganha-pão", sem ele, sem dinheiro, e aí as coisas ficariam pior. Então, apelei pro Pastor, pedi na maior cara-de-pau pra ficar na casa dele até levantar uma grana, e ele aceitou. O pastor tinha 3 filhos, uma menina e dois meninos; os meninos ficaram num quarto, o Jr. em outro, e eu com a filha do Pastor. Detalhe básico: o Pastor morava em Port St Lucie, mais norte da Florida, em uma área quase rural; a casa ficava 2 horas do meu college, e também distante do meu trabalho, eu tinha que acordar bem cedo, às vezes até antes das 5:00 da manhã, uma provação!!!
Eu lembro do dia em que a Ir. Eunice, esposa do Pastor, me disse que estava morrendo de pena de mim por eu estar dormindo no chão do quarto da filha dela, por eu estar acordando tão cedo pra trabalhar e chegando tão tarde. Eu, então, repondi com um sorriso de quem vê o futuro, e disse: Não preocupa não, isso aqui é passageiro, eu sei onde eu quero chegar.
E eu sabia mesmo, eu encarei a vida de frente, paguei meu curso, e mudei o rumo da minha vida.
Hoje, mesmo podendo acordar tarde, muitas vezes eu acordo cedo; amanhã eu vou acordar cedo, é dia de dar estudo bíblico na casa de uma família, é a quinta vez que eu vou, e os estudos são sempre pela manhã. E eu vou feliz, o objetivo que eu quero alcançar com esta família vale o sacrifício.
E os domingos??? domingo é dia de escola bíblica domical, e aqui no interior começa as 8:00 da manhã, eu tenho que acordar às 7:00, e eu faço de tudo pra ir. Ontem eu deixei minha filha doente - ela está com uma virose - com meu marido, e fui sozinha, eu não podia faltar; a minha turma de jovens precisa ouvir cada ministração que eu puder dar enquanto estiver aqui, precisa aprender mais da bíblia pra se defender das ciladas que a vida nos prepara...a vida de cada um deles vale mais do que o meu sono, eu acordo feliz de acordar por eles.
A bíblia nos ensina em Eclesiastes 3:1-2 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou."
Se eu pudesse eu acrescentaria: Há tempo de dormir, e tempo de ficar acordado...brincadeirinha!!!
Eu acho que a gente tem sempre que procurar as coisas importantes da vida pra dar o seu devido valor. Eu gosto muuuuito de dormir, mas eu sei que o meu sono não pode me impedir de correr atrás das coisas importantes da vida, e das que eu amo fazer.

Um comentário:

  1. e verdade amiga enquanto voce espera eu ja estou aqui e tambem estou esperando, pelo que? talvez nao tenho certeza, mais acho pra ver qual o proposito do Senhor pra mim aqui nesta terra,e o que eu faco? vivo cada dia o seu dia, nao deixando de viver uma vida centrada em Deus, orando, estudando a palavra, mais o que mais me frusta e nao desenvolver aquilo que eu estudo com alguem ou grupos e as vezes acho que ja estou enferrujada...rsrsrsr

    ResponderExcluir