"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 17 de agosto de 2010

CONTROLANDO A ANSIEDADE

"Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus..." Sl46:10
Acho que este salmo deve ser lido sempre que a ansiedade aparece.
Tenho certeza que a maioria das pessoas que começaram o processo de imigração, assim como eu, preencheram os primeiros papéis já imaginando a vida lá fora; fizeram planos, cálculos, leram muito a respeito, pediram opiniões, discutiram sobre o assunto, imaginaram possíveis datas pra viagem, e assim que os documentos foram aceitos, a ansiedade só foi aumentando, aumentando, a ponto do Canadá se transformar no principal assunto da família.
É uma coisa difícil de controlar, pq cada vez que o sonho chega mais perto de se tornar realidade, mais difícil é suportar o tempo de espera do processo. Parece que o tempo não passa e que o processo nunca vai acabar, são documentos, espera da aprovação, taxas para pagar, talvez entrevista, como no meu caso, exames médicos, pedido dos passaportes, a chegada dos vistos e, enfim, o tão esperado landing. Um longo caminho pra quem está esperando, mas só uma etapa do processo pra quem já chegou no Canadá.
Eu acredito que os que confiam no Senhor e esperam NEle, podem até fazer planos, pq faz parte da vida, mas Deus é quem sabe como as coisas vão acontecer e quando.
Quando nós demos entrada no nosso processo, ainda morávamos nos EUA, foram 3 anos de espera praticamente, de lá pra cá muitas coisas aconteceram; tivemos uma filha, voltamos pro Brasil, ficamos na Bahia por alguns meses, depois fomos pra Minas, começamos a frequentar a Igreja Batista de uma cidade bem pequena no interior de Minas, chamada Pavão, onde nós temos criação de gado- eu nunca tinha escutado falar desta cidade até me casar rsrsrsrs- nós começamos a ajudar na igreja, meu marido abriu um negócio em BH, aconteceram tantas coisas que o Canadá, por um bom tempo, ficou esquecido.
Até que há um ano atrás, em agosto de 2009, minha amada avó me disse que me daria de presente a matrícula e as primeiras mensalidades de uma faculdade, pra que eu voltasse a estudar- ela queria que eu me adaptasse no Brasil e fazer um novo curso seria uma forma disto acontecer mais rápido. Pois bem, eu gostei da idéia e até liguei pra faculdade avisando que eu iria efetuar a matrícula na segunda, quando eu já estaria de volta a MG - eu estava de férias em Salvador. Só que quando eu fui dormir, Deus falou comigo em sonho, de forma bem clara, que Ele não permitiria que eu voltasse a estudar pq Ele me levaria pra um outro país, e me mostrou nitidamente os passaportes com vistos. No dia seguinte, minha avó, com quase 95 anos mas com uma boa saúde, enfartou, era uma quinta-feira, na segunda pela manhã ela veio a falecer.
Na terça-feira, um dia depois do enterro, minha filha, nessa época com 1 ano e meio aproximadamente, estava um pouco gripada e vomitou, em seguida ficou bem molezinha, e eu e meu marido resolvemos levá-a a um hospital, só pra ter certeza de que não era nada demais, mas assim que ela foi atendida e colocaram os primeiros aparelhos para monitorá-la, ela teve uma insuficiência respiratória e foi levada pra UTI com suspeita de estar com gripe suína. Na UTI constataram que ela já estava com infecção generalizada e pneumonia, e a entubaram. Foram os piores momentos de nossas vidas. Eu não tinha mais força, a perda de minha avó por si só já era uma dór imensa, imagine ver a minha única filha com risco de morrer também. Recorremos ao nosso Deus, oramos e pedimos orações para os irmãos nos EUA e no Brasil. Foram dias intermináveis!!!!
Mas o nosso Deus é fiel, é maravilhoso, e no meio de todo sofrimento Ele trouxe o refrigério, foi um dia particularmente especial: meu marido estava devastado, era o terceiro ou quarto dia de UTI, e ele estava muito mal, então, eu orei e pedi a Deus que falasse com ele, que não o deixasse daquele jeito, foi uma oração silenciosa. Pouco tempo depois ele se levantou e foi ver a nossa filha, e quando ele estava com ela no quarto, um técnico de enfermagem se aproximou e pediu pra fazer uma oração, ele consentiu, esta pessoas desconhecida orou e disse para o meu esposo que Deus a curaria e que Ele estaria nos enviando para um outro país, meu marido sentiu uma paz muito grande e agradeceu a oração, eles conversaram mais um pouco, o rapaz disse que era da Assembléia de Deus, se despediram e nunca mais se viram.
Ao todo foram 15 dias de hospital e a nossa princesa foi curada, a gripe suína não foi confirmada, a principal hipótese é que ela tenha aspirado o vômito, o que pode ter causado a pneumonia bacteriana e a infecção generalizada, e nós retomamos as nossas vidas.
Depois de tudo isto, de todo este turbilhão de emoções, foi que eu voltei a pensar no Canadá, e foi só então que o processo foi realmente definido. Se dependesse de mim eu teria finalizado tudo muito antes, mas Deus me fez ver que é Ele quem está no controle de tudo, que é Ele quem sabe quando, como e porquê. A nós só resta controlar a ansiedade, aquietar e saber que Ele é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário