"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 21 de agosto de 2010

Abraçando o desafio

Jo3:8"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito."
Mudança é uma palavra que me lembra desafio, uma está ligada a outra.
Mudar de casa significa achar uma nova casa, que vem com uma nova vizinhança, com novos problemas. Eu não sou pessimista, mas quem convive com outras pessoas sabe que qualquer lugar tem vantagens e desvantagens. Assim também acontece quando mudamos de trabalho, que temos que nos adaptar às regras do novo emprego, ao novo chefe, aos novos colegas, nunca é fácil. E quando mudamos de cidade? aí então é que as coisas se complicam um pouco mais; além de mudarmos de casa, de vizinhança, de trabalho, de igreja, de Pastor, as crianças tem que se adaptar a uma nova escola, temos que conviver com a distância da família, dos amigos, experimentar novos temperos, acostumar os ouvidos a um outro sotaque é tudo novo.
Agora, imaginem mudar para um outro país, deixar para trás tudo o que conhecemos, romper geograficamente com os laços, recomeçar, literalmente, do zero; nova casa, nova vizinhança, nova igreja, uma nova escola para as crianças, um novo trabalho - às vezes numa posição bem "inferior" a que se tinha antes - e, enfim, "a cereja do bolo": um novo idioma.
Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas que abraçaram o desafio da imigração, acreditando que seria tudo muito fácil, achavam que a parte mais difícil era entrar nos EUA, não pensavam nem no depois, pq o depois fluiria, o dinheiro chegaria fácil, seria como nos filmes de hollywood rsrsrsrs...quanto engano!!! era engraçado ouvir dos recém-chegados "eu não sabia que era assim", "eu pensei que eu ia ganhar muito dinheiro", "mas no Brasil eu era...eu tinha...eu fazia..."quanta ilusão!!!
Como as pessoas se propõem a mudar de país, e não se preparam para encarar os desafios naturais do processo de adptação???
Quando eu fui para os EUA, disposta a bancar o curso que eu queria fazer, fui de coração aberto, bem estilo aventureira, pronta para viver grandes desafios. Meu primeiro trabalho - trabalho mesmo rsrsrs...- foi o de limpar cinemas. Eu, recém-formada, nunca tinha limpado minha casa, pq tinha quem fizesse, fui limpar cinema!!! Okay, o trabalho durou só uma semana, depois me mandaram embora rsrsrsrsrs...mas foi um começo, né??? Depois vieram as limpezas de casa, o dinheiro começou a entrar - até que enfim rsrsrs... - paguei meu curso, vieram os estágios, 3 anos depois do meu primeiro trabalho, consegui o meu primeiro emprego, um de verdade mesmo, na minha área. Depois as coisas foram melhorando, eu comecei a trabalhar numa multinacional canadense nos EUA, meu marido abriu o próprio negócio, compramos uma casa maior, a vida estava começando a ficar mais tranquila. (Contando assim, parece até que as coisas aconteceram rápido, mas pra quem está vivendo, não é fácil não; é um grande desafio, uma prova de humildade diante da vida.)
Depois de todas as conquistas, era hora de desfrutar, mas Deus não pensou como a gente, e tratou de "mover as águas", decidimos mudar de novo, voltamos para o Brasil; mais um recomeço - agora com um pouco mais de dinheiro rsrsrs... - vieram outros desafios, novos obstáculos...e quando a gente estava começando a se acostumar, a porta do Canadá se abriu... meu marido falou logo "mas começar tudo de novo, do zero?!" e eu respondi: "Ah, amor, vamos em quanto a gente tá novo, depois de velho é que não vai dár rsrsrsr..."
A vida de imigrante não é fácil não, mas eu costumo dizer que quem gosta desta vida já virou cidadão do mundo, não tem tempo ruim, se uma porta abre, é só arrumar as malas e começar tudo de novo rsrsrsrs...
Este post eu dedico a minha amiga Ava, às suas filhas Taynar e Taís, que acabaram de chegar na Holanda pra um recomeço.

3 comentários:

  1. Olá!

    Realmente vejo que fechar as imigrações ao Canadá em geral não resolve alguns problemas de verbas do país, até porque os imigrantes tem dado suporte ao país pagando impostos, gerando ou sendo empregado, possibilitando que a população se aposente, que as taxas de idade do país seja mais jovem, e vários outros pontos que trazem benefícios ao país.

    A curto prazo, com certeza os imigrantes são a pedra no sapato canadense. A longo prazo, são a solução.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ah amiga, obrigada pela dedicacao, e agradeco a Deus o nosso amado por Ele escolher voce pra me transmitir palavras de animo e forca quando mais preciso, acho que Ele sabe que sou parecida com Tome e voce ja e vasso de confianca ne???rsrsrsrs.So desejo que nossas mudancas as vezes tao radical seja pra que o reino do Senhor cresca, que alguma semente seja plantada e que Deus encontre em nos canal de bencaos podendo colher algum fruto como fala nosso amado irmao Paulo em romanos.so pra issso quero viver, deixando um legado espiritual pra minhas filhas e quem sabe pra outros, onde encontraremos mais felicidade? com amor de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. É Avita, os caminhos que atrevessamos nem sempre são faceis, mas Deus é tão maravilhoso, que nos preparou pra atravessa-los, afinal, a igreja do Pr. Genival valeu mais do que uma faculdade de teologia rsrsrsrs...vc está mais do que preparada pra vencer mais esse obstáculo na sua vida rsrsrsrs...bjs

    ResponderExcluir