"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As prioridades da vida

Mt6:33-34 "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." Eu tenho uma preocupação muito grande em valorizar as coisas que realmente tem valor. Confesso que não é uma coisa muito fácil nos dias de hoje, onde todo mundo vive correndo atrás de uma vida melhor, de uma condição financeira melhor, de mais qualificação, de mais conforto etc.
Vivemos em um mundo onde as pessoas aprendem desde cedo a não se contentar, estão sempre buscando mais, só que esta busca por mais as priva de curtir e valorizar o que elas já tem. E foi exatamente isto que eu descobri há algum tempo atrás nos EUA.
Quem é imigrante, ou quem já foi, sabe que viver em um outro país, longe da família e dos amigos, não é uma coisa fácil, a gente sente saudade da língua, do tempero, do calor humano, a gente sente saudade até das coisas mais insignificantes. E esta saudade, misturada com oportunidade e direcionamento de Deus, me levaram a congregar numa igreja brasileira na Florida, a Good News Brazilian Church. Eu comecei a frequentar a igreja no meu primeiro ano nos EUA, era jovem e solteira, foi lá que me converti, fui batizada, tive a oportunidade de conhecer a bíblia a fundo, e fiz muitos amigos. A convivência frequente com outros brasileiros, possibilitada pelos cultos da igreja, me deram a oportunidade de observar o comportamento das pessoas diante da vida. Os EUA é, ou pelo menos era, um país cheio de oportunidades, muito diferente do Brasil, um lugar altamente consumista, quase tudo lá é muito barato comparado a outros países, as coisas acontecem muito rápido, qualquer pessoa, por mais pobre que seja tem um mínimo de conforto e qualidade de vida. Conheci pessoas que chegaram lá com a roupa do corpo, literalmente, e outras que foram mais estruturadas, mas todas, pelo menos no meu meio, conseguiram conquistar uma vida muito melhor do que elas tinham antes no Brasil. E, mesmo assim, depois de muitas conquistas, as pessoas viviam atrás de mais, inclusive eu, era uma correria desenfreada pra trabalhar, pra produzir, pra ganhar. Cansei de comer no carro, de sair da empresa as 11:00 da noite, de ter que trabalhar às vezes até nos domingos.
Mas a palavra de Deus nos confronta, ela é perfeita, o autor conhece o ser humano como ninguém e, por amor a mim e a você, Ele deixou inúmeras passagens nos advertindo dos caminhos enganosos que trilhamos.
Por várias vezes o Pastor ministrou sobre a importância do tempo que nós dedicamos às nossas famílias, da importância do lazer com os filhos, das brincadeiras, das conversas, do tempo que precisamos pra descansar, pra dedicar ao trabalho da igreja. A palavra de Deus é fiel e não volta vazia, estas ministrações despertaram em mim uma vontade de mudar, de começar a priorizar as coisas de verdadeiro valor.
Eu observei que o tempo estava passando, vi jovens morrendo, pessoas que acreditavam ter toda uma vida pela frente, pq a morte pode chegar a qualquer hora pra qualquer um, vi casais se distanciando, outros separando, filhos crescendo sem orientação... tudo isto me fez refletir e, foi então, que eu e meu esposo passamos a nos esforçar pra mudar, passamos a trabalhar pra viver, e não mais viver pra trabalhar.
Hoje participamos mais da igreja, mesmo com todos os problemas e obrigações do dia-a-dia, não deixamos de estar nos cultos e trabalhos da congregação. A nossa vida é perfeita??? não, não é, está longe de ser, mas nos amamos mais, nos curtimos mais, a nossa filha tem mais de nós, e estamos vivendo mais do que vivíamos.
Eu espero que essa nova etapa no Canadá não mude o nosso foco, as nossas prioridades, que possa ser mais um lugar para desfrutarmos da presença de Deus e fruticarmos, como temos feito até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário