"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 5 de junho de 2012

Pra vcs refletirem

Oi gente, não escrevi antes por pura falta de tempo.
Vcs viram que já pegaram o maluco que cortou um chinês em pedaços e o do tiroteio de Toronto??? Graças a Deus são menos 2 doidos soltos por aí. 
Mas vamos falar do que interessa: no último domingo, no meu curso, eu conversei com uma coreana e eu achei legal compartilhar com vcs. 
Minha turma de inglês é pequena, são somente 8 alunos: 2 chineses, 1 coreana, 1 romena, 2 iranianos, 1 turco e eu de brasileira, então, o entrosamento ficou mais fácil. Eu sentei perto da coreana na última aula e, não sei pq, eu perguntei a ela se ela era casada. Ela disse que não e eu continuei o "interrogatório": vc veio sozinha? Sim, eu vim.
Vc tem família aqui?
Não, não tenho ninguém.
Vc tem amigos que te ligam ou saem com vc?
Eu conheço algumas pessoas no meu trabalho mas eu não ligo, tenho medo de incomodá-los.
Mas se vc passar mal ou precisar de ajuda, o que vc faz?
Ligo o 911.
Vc precisa conhecer pessoas, fazer amigos, a gente não pode viver sozinho. Vc já visitou alguma igreja?
Já, mas as pessoas não me deram atenção, não eram amigáveis.
Eu sei que muitas igrejas não sabem receber as pessoas bem, mas procure uma que vc goste. Vc não pode ficar sozinha de tudo. Nós não somos ilhas, nós somos pessoas, precisamos nos relacionar. Olha, tome aqui meu telefone, caso vc precise de alguma coisa, e, quando acabar o curso, se vc quiser conhecer minha igreja, é só ligar.
Eu quis dividir esta conversa com vcs pq, assim como essa coreana, existem milhares de pessoas aqui em Vancouver que vivem sozinhas e, entre elas, muitas são imigrantes; pessoas que vêm pra trabalhar, pra ficar ou só pra estudar.
Se alguém que está lendo esta postagem se encontra em uma situação dessas, eu aconselho que vc tente fazer amizades e se envolver com a comunidade de alguma forma, seja através de trabalhos voluntários, aulas de dança ou igreja. Ou quem sabe vc escreve um blog!!! foi assim que eu fiz minhas primeiras amizades aqui rsrsrsrssrsr...
Quando eu cheguei em Vancouver pro landing, eu lembro que eu li em um jornal pra imigrantes um alerta sobre o perigo da depressão para os recém-chegados. O texto me chamou atenção pq eu sei o quanto um estado emocional fragilizado abala a vida de uma pessoa, e eu sei que imigrar é um desafio que, muitas vezes, pode mexer com a gente mais do que imaginamos. Graças a Deus, desde que eu cheguei, eu não tive problemas com a adaptação em si, mas eu lembro que nos EUA, em alguns momentos, eu fiquei bem pra baixo. Era como se eu estivesse sozinha, desamparada, sem ninguém. A minha sorte foi que eu me cerquei de Deus, me envolvi bastante com as coisas da igreja e consegui superar todo aquela angústia que eu estava sentindo. Depois veio o meu príncipe, o meu maridão, a metade da minha laranja rsrsrsrsrs... e, alguns anos depois, a minha filhota.
Quando estamos bem com Deus e bem com nós mesmos tudo flui; por outro lado, quando não estamos bem, quando estamos distantes de Deus, tristes e desanimados, parece que o céu fica cinza e nada acontece.
Eu gosto de acordar e pensar: hoje vai ser um dia maravilhoso, pq foi o dia que Deus criou.
Salmo 118:24 "Este é o dia que o Senhor criou; regozijemo-nos e alegremo-nos nele."

3 comentários:

  1. Oi Renata!

    Menina, que coisa triste esta da sua colega coreana que vive sozinha de td aí. No meu caso eu fiz o processo por Québec e conheci vários brasileiros q tb estavam imigrando quando estudei Francês no Brasil. Então já cheguei aqui com alguns contatos, sendo que 2 destes contatos ainda continuam no meu círculo de amizades. Eu também uma comunidade religiosa em língua portuguesa e meus irmãos na fé são maravilhosos e se tornaram minha família aqui. Me ajudaram com as minhas 2 mudanças e posso contar com eles para o que der e vier. Mas infelizmente, em algumas nacionalidades parece que as pessoas não tem mesmo este senso de comunidade e vivem isolados das outras pessoas.... muito triste isso...

    Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem querida!!!!!!
    Diga para a sua colega coreana que ela já fez uma amiga em Toronto........rsrsrsrsr
    Quando formos a Vancouver este ano faço questão de conhecer vcs e a colega coreana.....rsrsr
    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, eu tb achei triste demais!!! e eu tb acho que tm haver com a cultura sim, pq nós, brasileiros, nos entrosamos mais rápido. Eu vou tentar me aproximar dela, mas ela mora em downtown e eu em Richmond.. mas vamos ver... bjs

    Oi Larisse, será um prazer conhecê-la pessoalmente, tb acompanho seu blog... bjs

    ResponderExcluir