"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 26 de junho de 2012

Imigrantes e a depressão

Sábado passado foi a minha apresentação oral no curso de inglês. Falei sobre a depressão na vida dos imigrantes e eu acho que foi um tema bem apropriado pra ser compartilhado com a minha turma.
Pra quem não sabe, a maioria das pessoas tem apenas a depressão moderada, ou seja, não é do tipo severa. Segundo pesquisadores 1 pessoa entre 5 tem ou terá depressão em algum estágio da vida. A depressão pode ser desencadeada por perdas, estresse, mudanças e dificuldades. 
Vcs bem sabem que nós, imigrantes, não temos uma vida perfeita, mesmo vivendo em um país maravilhoso. O começo é sempre difícil e pode ser ainda mais pra algumas pessoas. A saudade da família e dos amigos e a ansiedade pra ver as coisas acontecerem pode levar muito gente a passar por altos níveis de estresse.
Não é frescura e nem sinal de fraqueza, é apenas dificuldade em se adaptar a uma nova realidade.
Cada pessoa encara os desafios de uma forma, às vezes o que é fácil pra mim não é pra vc, e isso significa que nem todo mundo está preparado pra enfrentar solidão, dureza, mudanças e incertezas.
O que eu aconselho, pra quem quer enfrentar a imigração, é que prepare a cabeça pra enfrentar o que vier. Se não der certo e vc se sentir mal coloque pra fora em conversas com seu parceiro, amigos e com seu médico de família. Não guarde pra vc suas angústias, pq um dia vc vai explodir.
Preste atenção a alguns sintomas que podem significar depressão:
1- Falta de apetite ou fome incontrolada
2- Muito sono ou nenhum
3- Irritabilidade
4- Falta de prazer
5- Vontade de ficar sozinho sem fazer nada
5- Pessimismo
6- Pensamentos negativos
7- Pena de si mesmo
8- Achar que nada vai melhorar independente do que vc faça
9- Dores pelo corpo
10- Apatia
Se vc tem alguns desses sintomas não significa necessariamente que vc está em depressão, mas é um alerta pra que vc fique atento. A melhor coisa é a gente se entender e procurar ajuda quando necessário.
Quando vcs chegarem aqui, procurem fazer amizades. Busquem uma igreja que vcs se sintam bem, é sempre bom estar em um lugar onde as pessoas amam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário