"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 9 de novembro de 2010

A minha indecisão

Quem acompanha meu blog já há algum tempo sabe que eu, mais do que meu esposo, investi muito no "projeto Canadá"; fui eu que corri atrás do processo, dos documentos, eu é que conversava com o advogado, eu fui a aplicante principal e etc. Quando voltamos pro Brasil, e meu marido estava decidido a ficar aqui perto da família, era eu quem colocava "minhocas" na cabeça dele; pedia pra ele orar comigo pra ver se era propósito de Deus que ficássemos, falava sobre as oportunidades que a gente podia ter morando pela segunda vez em um outro pais, e coisas do tipo. Eu acreditava - e ainda acredito - que Deus estava nos direcionando pro Canadá, que algum propósito Ele tinha conosco lá; eu tinha certeza disto.
Depois de quase 2 anos no Brasil, os vistos finalmente chegaram e meu marido decidiu que nós iríamos em janeiro morar por, no mínimo, 3 anos...pronto, era tudo o que eu queria ouvir; fiquei radiante com a decisão dele...eu só não contava com o que ia acontecer com o meu coração, com a minha vida depois disto.
Quando meu esposo decidiu que iríamos pro Canadá, ele ainda estava com um pequeno negócio em BH e nós nos víamos a cada duas semanas. Com o tempo mais livre, sem marido pra ter que dar atenção, eu tive tempo de sobra pra me dedicar as coisas da igreja, como já relatei em postagens anteriores. O trabalho que eu já fazia foi ganhando corpo, eu pude desenvolver com mais cuidado e dedicação e, em pouco tempo os frutos começaram a aparecer. 
Muitas vidas têm sido transformadas, e, qualquer pessoa que conhece a Palavra e sabe o valor que isto tem, entende o quanto é difícil abandonar um trabalho como este. Por isto, há alguns dias eu comecei a pensar na possibilidade de adiar a nossa mudança pro Canadá, nem que fosse por mais alguns meses. Quando meu marido ligou de BH ontem pra dizer que já tinha vendido o carro e que chegaria hoje pela manhã, eu, com a minha ansiedade e movida pelo amor que tenho pela igreja, comentei com ele que eu gostaria que nós dois estivéssemos orando pela viagem e pela possibilidade de irmos em janeiro só pra pegar o PR, voltarmos pra ficar mais uns meses aqui, e depois irmos de vez...imaginem o que ele me disse!!! Primeiro ele deu risada e depois foi dizendo: Renata, você não bate bem não, não era você que queria ir pro Canadá??? e agora, de uma hora pra outra, você muda de ideia e quer ficar...você tá maluca??? está tudo certo pra ir e você já está inventando outra coisa... rsrsrsrsrsrsrsrsrrs... Eu sou maluca mesmo, mas de amor pelas vidas que o Senhor tem colocado em minhas mãos.
Ele chegou hoje e, em pouco tempo, já foi me pedindo pra esquecer a possibilidade de mudar os planos agora... e eu fiquei com o meu coração apertado... eu sei que ninguém é insubstituível e que Deus levantará outras pessoas pro meu lugar, talvez até melhores do que eu, mas eu não consigo deixar de pensar no quanto eu vou sentir saudade do trabalho que tenho feito, das vidas que têm sido trasformadas... eu respiro a obra do Senhor, faz parte da minha vida...sem falar que eu me preocupo com o Pastor, a saúde dele está um pouco debilitada e ele está pensando em se aposentar em breve do trabalho daqui. Não só eu como muitos outros irmãos têm se preocupado com a carga que está sobre a vida do Pastor. Com a ajuda que tenho dado na igreja, ele tem descansado um pouco; assumi as ministrações de quase todos os cultos e tenho dado mais tempo a ele pra se cuidar.
Eu confesso que eu não tiro a razão de meu marido, e sei que no Canadá eu também posso ser útil; o problema é que em Vancouver e região, eu não encontrei - pelo menos nas pesquisas que tenho feito - nenhuma igreja Batista com trabalhos em português. Eu falo inglês, entendo bem, já visitei algumas igrejas americanas enquanto morava nos EUA, porém, pra congregar, eu ainda prefiro igrejas brasileiras. Por mais que nos adaptemos a uma outra cultura, nunca deixaremos de ser brasileiros. Eu amo louvar a Deus com hinos em português, eu amor pregar em português, e o fato de só ter igrejas canadenses tem pesado pra mim, eu vou sentir muita falta daqui!!! 
E quando alguns dos "meus" jovens pedem pra que eu os leve junto comigo??? eu falto morrer de tanta vontade de levá-los, principalmente, os meninos do louvor...ai seu eu pudesse!!! Eu pregando e eles tocando, rapidinho a gente abria um trabalho em Vancouver em português rsrsrsrsrsrrs...mas isto só Deus na causa, porque não está no meu alcance rsrsrsrsrsrsrs...
Mc16:15 "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura..." 

4 comentários:

  1. Vem pra Calgary q aqui tem uma igreja brasileira batista e precisa de muuiitosss voluntarios...rsrs
    Google: Cristaos Brasileiros em Calgary

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca pensei em Calgary, pelo frio intenso rsrsrssrs...mas quem sabe vcs não poderiam estar entrando em contato comigo e com meu marido, e a gente se anima de ir??? bjs

    ResponderExcluir
  3. Acredito q tem ainda a Igreja batista em Burnaby, pertinho de Vancouver.
    So de brasileiros, me lembro de 2 pastores casados com canadenses. Isto foi fim dos anos 90 e faziam um trabalho consideravel!!!
    Vou me informar e te aviso..
    Marilia

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilia, obrigada, assim que vc souber me diga.

    ResponderExcluir