"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Meus amigos filipinos

Eu não sei se já comentei com vcs, mas, além do grande número de chineses aqui em Vancouver, tb tem muitos filipinos. Eles estão por todo o lado, inclusive, eles são maioria da minha igreja. 
Meu marido, que é muito mais expansivo do que eu, já fez amizade com muitos deles. Eu troco algumas ideias, mas não os conheço por nome.
A igreja, com o intuito de ensinar a bíblia e aproximar pessoas, tem o que eles chamam de small groups, grupos que se reúnem uma vez por semana na casa das pessoas. O grupo que nós fazemos parte é composto mais por hispanos, então, não convivemos muito com os filipinos.
Bom, mas o que eu quero contar pra vcs é que semana passada uma filipina chamada Tuti nos convidou pra um jantar na casa dela. Eu confesso que fiquei surpresa e lisonjeada com o convite já que não somos íntimas. Achei muita delicadeza dela nos convidar sem ao menos nos conhecer direito.
O jantar foi ontem e foi maravilhoso!!! Nós, eu e meu marido, tivemos a oportunidade de conhecer a família de Tuti, que está aqui há 16 anos, e a família do Pr. Kamal, que está aqui há 6 anos e veio do Nepal. 
Além do banquete delicioso que foi preparado pra nos receber, a noite nos presenteou com a troca de cultura, experiências e, o melhor de tudo, testemunhos das maravilhas de Deus na vida de cada um de nós.
Uma das coisas que eu mais gosto desses encontros é ouvir coisas que eu, dificilmente, saberia se não tivesse imigrado. Ontem mesmo,o marido de Tuti, que já trabalhou em países árabes, nos contou que muita gente ganha dinheiro em Dubai, nos Emirados, mas sofre demais por lá!!! Ele nos relatou que nas cidades que ele trabalhou, além da falta de liberdade, os árabes não eram faceis. Por exemplo: se um deles bater no seu carro, mesmo vc estando parado, a culpa é sua por vc estar lá rsrsrrsrsrsrsr... dá pra acreditar???
Os cultos evangélicos nesses lugares só podiam ser realizados nas embaixadas ou de forma secreta, pq, mesmo dentro da sua própria casa, se a polícia percebesse algum movimento, batia na porta. O marido de Tuti disse que eles sempre convidavam os policiais pra entrar e sempre tinha um bolo de aniversário pronto pra eles cantarem parabéns rsrsrrsrsrsr...
Que bom que o Brasil e o Canadá são países livres, pq viver sem liberdade deve ser horrível!!!
As vezes meu marido me pergunta o que eu acho de alguma coisa relacionada a comportamento, pq causa da minha fé, e eu sempre digo a ele que, da mesma forma que eu quero ser livre pra escolher no que acreditar e em como viver, eu tb acho que todas as pessoas têm o mesmo direito, ainda que eu não concorde com elas.
Bom amigos, por hoje é só.

Um comentário:

  1. Eu trabalho com um grupo de filipinos cristaos, adoro eles! O povo mais simpatico que conheci ate agora!

    ResponderExcluir