"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 31 de março de 2011

Quando imigrar não dá certo...

Hoje eu li a postagem da Andressa do blog Nossa Nova História (http://nossanovahistoria.blogspot.com/) na qual ela pergunta sobre pessoas que foram pro Canadá e voltaram pro Brasil. Achei o tema interessante e resolvi escrever um pouco baseado no que eu já vi acontecer nos EUA.
Já pensou vc planejar durante muito tempo a sua ida, no caso pro Canadá, e, ao chegar lá vc olhar e perceber que não era nada do que vc esperava??? É uma situação difícil e possível de acontecer com muita gente. Talvez este post sirva de reflexão pra muitas pessoas que estão em vias de imigrar ou que acabaram de chegar em um outro país.
Vou tentar discutir aqui alguns pontos que, geralmente, acontecem quando decidimos abraçar o desafio da imigração.
A frustração com o mercado de trabalho, o medo da violência, a corrupção, o descaso com o sistema público de saúde, enfim, todas essas coisas que, infelizmente fazem parte da vida do brasileiro, levam algumas pessoas a abrirem os ouvidos pra histórias de quem imigrou e deu certo. A gente fica tão cansado com o desrespeito que começa a olhar pra outras direções, ou melhor, pra outros países; e é aí que a ideia começa a aflorar na cabeça e a gente passa a perceber mais naqueles que estão morando fora, nos que estão decididos a ir e etc. E nessas horas ninguém fala muito das dificuldades, só fala do lado bom; e o povo se anima rsrsrsrsrs... Nossa, como é fácil!!! Ah! eu tb quero ir... Com 1 ano eu vou fazer isso e aquilo... Vai dar tudo certo... Com 2 anos eu vou estar ganhando $10.000, $15.000... Só falta dizer que é o paraíso na terra. 90% nem cita os problemas que enfrentaram ou estão enfrentando, e mesmo quando alguém fala do lado difícil, a gente tá tão cansado do Brasil que nem presta atenção rsrsrsrsrs...
Ok, vamos aos pontos que devemos estar preparados:
1- Saudade
É cruel mesmo!!! Principalmente pra quem tem que esperar os documentos serem aprovados sem sair do país... Ficar sem ver os parentes e amigos é difícil pra todo mundo, mas alguns, como eu, suportam mais do que outros, que sofrem pra valer. Não adianta julgar, cada um é cada um...
Uma coisa que eu não aconselho: Não vá sem o seu cônjuge ou deixando filhos pra trás; o sofrimento é triplicado.
Quem é solteiro e jovem sente menos; os mais maduros sofrem mais.
2- Mercado de trabalho
Algumas pessoas mesmo com um padrão confortável em suas carreiras no Brasil, podem, por "n" fatores não conseguir a mesma posição social no novo país, e aí??? Aí vem o espírito aventureiro, o tipo de educação, a flexibilidade emocional pra se adaptar a novas situações e desafios, enfim... É nessas horas que muita gente "bambeia". Nem todo mundo está preparado pra encarar mudanças bruscas; às vezes até acha que está, mas quando dá de cara com a realidade...
Eu conheci um cara que chegou nos EUA dizendo que Deus tinha mandado ele prá lá, era a empolgação em pessoa; todo animado, cheio de ideias, enfim... Quando levaram ele pra lavar piscinas, meus amigos, a alegria foi dando lugar a dúvida, veio a incerteza, e em pouco tempo, coisa de menos de 2 meses, ele pegou a mulher e voltou pro Brasil.
Tem tb os que vendem tudo pra imigrar, levantam uma boa grana, e chegam no outro país vivendo com o padrão do Brasil, ou seja, não atentam pra realidade que estão começando tudo de novo, ficam na ilusão do dinheiro que trouxeram, e quando o dinheiro começa a acabar, ou aprendem da forma mais difícil ou voltam antes de acabar com tudo... já vi isso tb.
Algumas pessoas mais preparadas imigram com fluência do idioma, têm a vantagem de exercer uma profissão que não exija certificação - não sei se é a palavra mais apropriada - como os da área de saúde, direito e etc. mas, ainda sim, podem encontrar um pouco de dificuldade pra entrar no mercado de trabalho, e aí??? Caminhos que eu sugiro:
Fazer um curso - Pq??? Vc conhecerá pessoas que podem te indicar; os colleges têm feiras chamadas carrer affarirs, que facilitam a entrada dos estudantes no mercado de trabalho.
Trabalho voluntário - Mais uma vez é a questão do networking, vc vai conhecer gente da sua área, através do trabalho voluntário vc encrementará o curriculum e adquirirá a tal "experiência canadense".
Sem o idioma tudo se complica, pq torna mais difícil a adaptação e o trabalho na sua área. E os das áreas mais difíceis têm que ir preparados pra estudar muuuuuito, economizar o máximo nos primeiros anos pra ter o retorno depois.
Muita gente abraça os trabalhos em restaurantes, lanchonetes e lojas como uma forma de melhorar a conversação, mas é aquele negócio, nem todo mundo aguenta o tranco de começar do zero... Mais uma vez, quanto mais novo melhor pra se adaptar.
3- Adaptação
Este tópico engloba muita coisa, porém, eu vou resumi-lo.
Pessoas que frequentam igrejas têm mais facilidade na adptação do que os que não frequentam nenhuma. Isto não é um dado científico rsrsrssrrs... é só uma observação minha. Seja lá qual for sua crença, quando vc a divide com outras pessoas, vc se torna parte de um grupo; e esse grupo serve como apoio em muitas situações, às vezes serve pra indicar oportunidades de trabalho, moradia, pode ser um apoio emocional, diminiu, de uma certa forma, a saudade dos parentes e amigos, enfim...
A minha igreja nos EUA era uma grande família. Costumávamos a nos reunir em datas especias como o natal, apoiávamos muitos recém-chegados, o pastor cansava de acompanhar casais em crise, famílias com dificuldade na adaptação... Fiz amigos que viraram família de verdade, pra vida toda.
4- O clima
Amigos, pra quem planeja ir pro Canadá, este tópico é sério rsrsrsrsrs...
Quando resolvi ir para os EUA escolhi a Flórida pelo clima; quando surgiu a ideia do Canadá, eu quis logo saber qual era o lugar menos frio rsrsrsrssr... uma canadense me disse Vancouver e Victoria, e eu pensei logo: é pra lá que eu vou rsrsrsrsrs...
Muita gente não se importa com o frio intenso, mas pra outras pessoas o clima pode ser um baita desafio no processo de adaptação. Mais de 6 meses na neve não é pra qualquer pessoa, isso eu posso garantir.
Quem precisa de verdade se adapta em qualquer lugar, porém, quem não precisa tanto pode olhar pra trás e decidir voltar pro clima mais ameno do Brasil.
5- Ritmo de vida
Trabalhar no Brasil e trabalhar fora é totalmente diferente. Os EUA e o Canadá não têm, nem de longe, a quantidade de feriados, de dias de férias que o Brasil tem. Sem falar os feriados prolongados dedicados a santos - que no Brasil, praticamente, cada mês tem um pra um santo(a) diferente - nos EUA eu não vi nada parecido com aqui. É por isso que muita gente diz que a vida lá fora é dura rsrsrsrssr...
Duro, pra mim, foi voltar pro Brasil e vê quanto as empresas estão pagando rsrsrsrsrsr...
Pra fechar...
Ir é uma decisão pessoal; voltar é uma decisão mais do que pessoal rsrsrsrs...
Agora tem uma coisa: quem imigra uma vez e tem a experiência de viver, de fato, como imigrante, vai ser sempre imigrante. Pode voltar pro Brasil, mas a visão de vida vai ser de um imigrante. Comigo foi assim, com muitos amigos está sendo assim. A gente fica meio que dividido, somos brasileiros mas, ao mesmo tempo, somos do mundo; viramos um pouco ciganos... um dia vcs vão entender do que estou falando.

6 comentários:

  1. Renata, esse posto foi PERFEITO!
    Creio que essa dúvida deve passar em quase todas as cabeças.
    Talvez os blogs deveriam relatar mais os pontos negativos, não só em relação a volta para o Brasil ou adaptação, mas sim, relatar as dificuldades que passam em geral, como: A resistência dos familiares, críticas, tristezas...
    Enfim, todos os pontos. Pois para quem está começando, um relato que lemos é fundamental.
    Eu por exemplo, passo por situações que parece que só acontecem comigo. rsrsrs
    Obrigada por ter me citado no seu blog (estou chique demais!!!hehehe) e por ter esclarecido esse assunto tão pouco discutido, mas de tanta importancia.
    DEUS TE ABENCOE!
    Beijinhos
    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Re,
    Como disse a Andressa: Perfeito!
    Vc disse tudo. Ótimo post!
    beijks e venha logo para cá!!!
    Carina

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente sou bem pessimista com as coisas. Não que eu queira que dê errado, é lógico que não, mas raramente espero resultados exorbitantes em tudo que planejo.

    Acho muito triste são os relatos de quem não dá certo por algum motivo que não seja ligado ao esforço próprio. Esses dias encontrei um blog já sem atualizações de um casal que passou 3 anos se preparando e mais 1 ano de processo, pra ser negado no processo federal por não alcançar 67 pontos. Nossa, isso deve ser imensamente deprimente. Praticamente parar a vida por 3 anos, se limitando, dormindo pouco por conta dos estudos, se preparando em tudo, pra no fim, ser negado.

    Creio que eles não tentaram novamente, pois realmente é muito triste...

    Enfim, cada um fazemos o que podemos para que dê certo, se não der... bola pra frente, infelizmente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Filipe,
    Eu não acho que vc seja pessimista, eu acho que quem vai mudar alguma coisa na vida tem que pensar em tudo mesmo, vc está certo. Agora se planejar por 3 anos e não ter os 67 pontos é meio estranho, não acha??? Vc está no processo e sabe que sem os pontos não devemos nem iniciar...muita gente tem o processo cancelado por besteira, outros por falta de preparo mesmo...bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha imigrar não é pra qualquer um não em... rsrsr

    Gostaria ainda no futuro imigrar para um país do hemisfério norte mas sempre tive receio por causa do frio!! E preciso melhorar e muito meu inglês!!

    Até Mais!!

    ResponderExcluir
  6. Bárbaro o seu post!!! Muito bom mesmo. Nem consegui comentar muito, rs. Parabens!!!

    ResponderExcluir