"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 8 de maio de 2014

A educação canadense

Oi gente, acabei de me sentar depois de um dia corrido... tô cansada!!! 
Eu assumo compromissos e depois fico toda enrolada!!! Eu deveria estar me dedicando somente ao estágio, mas fui inventar de fazer aula de "accent reduction" e ainda me inscrevi no skills connect que agendou quatro palestras online pra eu assistir nas quartas-feiras, ou seja, estou tendo que me virar nos trinta rsrsrsrs...
A aula de "accent reduction" é muito interessante. Não vou sair de lá falando perfeitamente, pq são poucas semanas, mas têm me ajudado. Sem contar que é muito divertido!!! Eu gostaria de filmar a aula pra mostrar pra vcs. Os meus colegas chineses são hilários!!! Fazem caras e caretas pra pronunciar as palavras, que pra eles é mais difícil. Eu me acabo de rir e eles riem também... Todos são muito gente boa!!!
Hoje um deles falou com a professora que queria que ela enviasse a ele alguns links e ela respondeu na brincadeira que ela poderia enviar desde que ele pedisse assim: Será que você poderia me enviar os links por favor. rsrsrsrsrs...
Ela não foi rude e nem ele. Na verdade, ele agiu com naturalidade pq é assim que acontece na China, de uma forma generalizada. Mas, por outro lado, a professora quis mostrar a ele que a maneira que falamos com as pessoas aqui é importante.
Falando de uma forma geral, o Canadá é um país altamente educado. Vc já percebe a educação das pessoas já no aeroporto. Aqui as pessoas pedem licença, desculpa, obrigado e por favor constantemente. É bem cultural. Minha filha, que está estudando aqui desde os três anos de idade, me impressiona com algumas atitudes. Por exemplo: quando eu a levei pra brincar na neve, ela me abraçou e me disse: Mãe, muito obrigada por me trazer aqui. Eu amei!!!
Claro que eu meu esposo ensinamos boas maneiras, mas muito das atitudes dela vêm da escola, da maneira como as crianças se comportam.
Voltando aos chineses, muita gente cria uma barreira contra eles, pq, de uma forma generalizada, eles não seguem a educação canadense e muitos deles agem como se ainda estivessem na China.
Porém, os chineses têm qualidades que poucas pessoas reconhecem. Eles são super família; dão muita importância a educação, no sentido escolar rsrsrs; geralmente não são malucos. Dificilmente vc vai encontrar chineses na Hastings usando drogas ou nas esquinas pedindo esmolas. Pelo menos, eu nunca vi. São trabalhadores e não têm nenhuma religião maluca. 
Eu moro numa região cheia de chineses e não tenho do que reclamar... mas muitos deles dirigem mal demais!!! rsrsrsrs... 
Pra finalizar este post eu queria compartilhar com vcs que eu tenho acompanhado as notícias do Brasil e tenho visto um país se deteriorando. Eu não sei como o Brasil vai ficar se o PT continuar no poder, pq a corrupção, a violência e a falta de respeito já passaram de todos os limites suportáveis. 
Enquanto eu estou morando num lugar seguro, com pessoas educadas e em uma sociedade mais justa, minha família e meus amigos estão tendo que lidar com o submundo. 
Há pouca semanas eu sonhei que o Brasil entraria numa crise política tão séria que muita gente iria correr para os consulados pedir vistos pra sair do país.
Foi só um sonho, mas pode ser um aviso. O tempo dirá.
Boa noite.

3 comentários:

  1. menos Renata. As coisas não são assim. Parece moda morar fora, passar trabalho e ficar falando mal. Isto espalha igual vírus, cada um conta um fato maior e tenebroso. Se acham cool e politicamente corretas. Mas isto tem remédio , um pouco de yoga e de consciência.

    ResponderExcluir
  2. Tai anônimo, yoga é uma coisa que eu amaria fazer... pena que sou muito desengonçada rsrsrsrsr... Que bom que vc está satisfeito(a) com os rumos do Brasil, eu queria sentir o mesmo, mas os fatos não tem me permitido.
    Opinião é assim mesmo, cada um tem a sua.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que horror! O que mais eu tenho no meu facebook, eh gente compartilhando videos de brasileiros falando mal do Brasil. Ai, meus sais..que gente mal educada!!!
    Sou casada com canadense e eles reclamam tambem daqui e muito! Se soubessem o que falam dos imigrantes...a gente nao acharia a educacao deles um exemplo. rsrsrs bora fazer yoga, adorei esta ideia.

    ResponderExcluir