"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Venha preparado

Oi gente, desde que cheguei em Vancouver tenho estado voltada pra colocar minha vida de estudante em ordem. Perdi muitas aulas e cheguei bem no meio de muitas provas e trabalhos, portanto, não tenho tido tempo pra nada. 
Estou até me sentindo culpada por não ter falado ainda com algumas amigas e nem ter encontrado com ninguém, mas é que eu estou investindo tanto dinheiro nesse curso que eu não posso me dar o luxo de perder matérias.
Mas o que eu queria compartilhar com vcs hoje é uma conversa que eu tive no avião de Toronto pra Vancouver com um rapaz que estava vindo pra cá.
Ele pagou um desses cursos de estudo+trabalho pra aprimorar o inglês, mas estava vindo com o sonho de conseguir uma forma de poder ficar em definitivo.
Eu posso falar pra vcs, assim como eu disse pro rapaz, que eu já conheci muitas pessoas que vieram pra cá com o mesmo objetivo: aprender inglês com a ideia de encontrar m caminho pra ficar. O problema é que a maioria vem sem se informar antes, e informação, nesses casos, pode fazer toda a diferença.
Vancouver é uma ótima cidade pra estudar, mas não é uma das mais fáceis pra se conseguir oferta de trabalho e, mais ainda, uma empresa que esteja disposta a aplicar pra permissão de trabalho. Inclusive, BC é considerada uma das províncias mais difíceis pra emprego.
Hoje eu conversei com uma garota que está com o visto de trabalho trabalhando numa fábrica de queijos. Ela me disse que o trabalho chega a ser desumano. A empresa paga $10 e desconta até os minutos que os empregados levam pra trocar de roupa, dá pra acreditar??? Ela está procurando um outro trabalho, mas parece que não tem sido fácil. Eu entrei em contato com alguns amigos pra ver se eles podiam ajudar com alguma indicação, mas ainda não estou sabendo de nada.
O que eu vejo é que tem muito PR, com inglês avançado, procurando trabalho aqui que as empresas não perdem tempo com pessoas com pouco inglês e sem permissão de trabalho. O processo pra aplicar a permissão de trabalho pra alguém é, relativamente, demorado, o que dificulta pra quem sonha em ficar.
Não estou dizendo que não aconteça ou que não exista exceções e milagres, o que eu estou dizendo é que é muuuuito difícil. Principalmente depois da crise, a situação complicou muito. Acho o canadense mais conservador do que o americano no sentido dos gastos. Eles aqui seguram o dinheiro mesmo!!! Em 2007 eu lembro que mandava meus curriculums pra cá e as empresas tinham vagas e a lista de oportunidades era enorme; já hoje a coisa tá bem diferente, são poucas vagas e muita concorrência. Estou sabendo de PRs que falam inglês, que fizeram cursos aqui e estão sem trabalho... horrível, né??? mas é a realidade.
Eu só não me preocupo muito pq eu creio que Deus me trouxe pra cá e eu sei que quando Ele abre uma porta Ele garante. Ele nunca me desamparou e não vai ser agora que vai desamparar. Mas eu entendo que eu preciso fazer a minha parte tb, que é aperfeiçoar meu inglês, minhas aptidões e exercer a minha fé.
Chegar aqui sem inglês, só com visto de estudante ou turista, sem permissão de trabalho e querer ficar é buscar um milagre... Milagres acontecem!!! mas não é toda hora, todo dia e nem com todo mundo.
Se vc está vindo ou já está aqui nessa situação foque sua vida no aperfeiçoamento do inglês e, posteriormente, envie seus curriculum pra cidades que estejam precisando de mão de obra. Aconteça o que acontecer, tenho certeza que vai valer a experiência.

3 comentários:

  1. Olá Renata, sempre entro aqui e eu sou um desses casos como o desse rapaz, mas acabei dando sorte e fui contratada na minha área, mas sei da dificuldade desse processo e de toda a demora, e mesmo depois que se consegue as dificuldades encontradas pra se adaptar à nova realidade profissional também são gigantescas. Mas acredito que nada seja por acaso, me sinto muito abençoada por ser uma dessas sortudas. Adoro seu blog! Bjs, Thais

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado seu post, Renata! Para a gente que chega como PR já não é fácil... me preocupo com pessoas que não tem opções, porque outros acabam se aprovitando delas... vamos divulgar mesmo as dificuldades, para que as pessoas não cheguem despreparadas...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse post me abriu os olhos. Sempre vejo blogs que dizem que o Canadá é uma maravilha, mas nunca mostram como é seu lado dificil. Tem que mostrar as dificuldades, para que o bolso e o psicológico estejam preparados.

    ResponderExcluir