"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Evite polêmicas

Hoje eu fiquei surpresa com uma pequena discussão em um grupo de imigrantes que sigo. Estou no grupo desde que ele foi criado e nunca tinha visto nada parecido. Não participei do debate, mas li os comentários. Tudo começou com uma pessoa se queixando dos chineses de uma forma discriminatória. Sinceramente, não acho que a pessoa teve a intenção de desrespeitar ninguém, mas foi infeliz em fazer um desabafo público que deu motivos pra que as pessoas interpretassem de diversas formas.
Eu mesma, que escrevo aqui no blog, e torno minhas opiniões públicas, tenho que ter cuidado com o que exponho, pq cada pessoa tem uma cabeça e um jeito de pensar, não dá pra agradar todo mundo.
Mas eu tenho um conselho pra quem está indo pro Canadá: evite as polêmicas. Vc está indo pra um país de imigrantes, lá tem gente de várias partes do mundo, e sim, tem muito chinês, muito indiano, muito paquistanês. Podemos não concordar ou, até mesmo, não gostar do jeito e da cultura de um povo ou de outro, mas devemos respeitá-los. Quem disse que a nossa cultura brasileira tb não incomoda??? Eu lembro que fui almoçar num restaurante brasileiro e fiquei incomodada com as gargalhadas, as conversas altas e os palavrões. Por alguns instantes eu me senti numa feira brasileira, daquelas bem barulhentas rsrsrsrrsrsrs... 
Pode ter certeza que nem todos os brasileiros que vcs vão conhecer lá fora vão se tornar amigos, nem todos vão pensar como vcs ou agir como vcs agem. As vezes, quando estamos entre brazucas, nos abrimos como se fôssemos íntimos, quando na verdade não somos. 
Graças a Deus eu fiz amigos em Vancouver e me relaciono com pessoas que eu tenho o maior carinho, mas teve gente que eu conheci que não rolou a amizade. Como em qualquer lugar do mundo, no Canadá vcs tb vão conhecer gente muito boa, pessoas bacanas que vão te estender a mão e vão se tornar um pouco família, mas vcs tb vão conhecer pessoas mais difíceis, mais fechadas que mal vão olhar pra sua cara.... faz parte.
Outra coisa: eu cansei de me calar em grupos da net pra não me estressar ou alimentar discussões bobas, principalmente, quando o assunto é mais opinião do que fato ou experiência. Tem gente que gosta de brigar, de defender uma posição sem dar direito a outras pessoas e, nesse caso, é melhor evitar o confronto.
Bom amigos, já estou nos preparativos da partida. Chego em Vancouver no sábado, se Deus quiser.
Tenham uma boa noite.

Um comentário:

  1. Para imigrar para o Canadá, nós temos que nos livrar dos nossos preconceitos... eu achava qu eu não tinha preconceitos, mas morando aqui percebi que ainda tenho muito a aprender... sempre temos como melhorar, né?

    ResponderExcluir