"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 18 de março de 2011

Corpo e Espírito

Há algum tempo eu estava querendo escrever sobre algumas das nossas limitações como humanos, e hoje minha filha me deu uma folga, dormiu, e eu resolvi abordar o assunto.
Como vcs sabem, eu sou uma pessoa que acredita em Deus... não da boca pra fora ou só quando preciso, tento viver minha fé no dia-a-dia, independente das circunstâncias. Quando tudo vai bem, vejo a mão de Deus; quando tudo vai mal, procuro o direcionamento de Deus, e assim eu vou vivendo.
Mas eu sou humana, e como humana tenho fraquezas, passo por momentos difíceis, estou suscepitível à doenças, perdas e sofrimento como qualquer pessoa. Sem falar que tenho momentos que me sinto mais próxima de Deus e outros que me sinto distante DEle; são os altos e baixos da vida.
Às vezes eu escrevo aqui no blog sobre minha vida e muitas pessoas admiram a minha fé e a forma como tenho administrado os momentos difíceis, mas eu gostaria, através desta postagem, de contar um pouco das minhas limitações.
Há quase 4 anos atrás eu perdi uma filha num parto prematuro; 2 meses após a perda engravidei de minha segunda filha; tive que fazer uma cerclagem e ficar 6 meses de repouso, foi uma gravidez muito complicada. Quando minha filha estava com 6 meses voltamos pro Brasil e a adaptção não foi nada fácil. Com 1 ano de Brasil, cheia de incertezas, perdi minha avó de repente e no dia seguinte ao enterro, minha filha estava à beira da morte na UTI, com infecção generalizada. Foram 15 dias sem sair do hospital, graças a Deus ela se recuperou e voltamos pra MG. 
Em todos estes momentos eu busquei em Deus a força pra superar e seguir em frente; eu nunca duvidei do amor e do direcionamento de Deus pra minha vida; nem mesmo quando eu estava sofrendo. Eu sabia o quanto era importante que eu conseguisse cuidar da minha vida espiritual, mas, mesmo frequentando a igreja, orando e crendo em Deus, eu comecei a me sentir "fria" espiritualmente. Ninguém percebia pq era algo dentro de mim, era pessoal. Eu me sentia irritada demais; não tinha muita vontade de sair, de ver gente...a minha vida era casa-igreja e igreja-casa; eu estava sem paciência até com minha filha e com meu marido. Um dia eu senti vontade de sumir, vontade de me desligar de tudo, e eu lembro que eu orei a Deus e pedi que Ele me ajudasse, eu não queria perder o que eu tinha de mais precioso na minha vida aqui na terra: a minha família. E foi então que eu resolvi procurar um psiquiatra. Meu marido foi contra, disse que eu não precisava de um médico, muito menos um psiquiatra, que eu estava bem, enfim, ele não conseguia ver nada de errado em mim; mas eu sabia que eu não estava bem emocionalmente.
Procurei um psiquiatra, tive que esperar quase 2 meses por uma vaga, mas valeu à pena. Expliquei ao médico como eu me sentia e contei a ele tudo o que eu tinha passado nos últimos tempos; com uma voz tranquila, ele olhou pra mim e me disse: Não se preocupe, tudo o que vc está sentindo tem cura, vc está com ansiedade crônica e depressão leve, tem tratamento, vamos começar com o remédio "X", dose "Y" pra ver como vc reage nos próximos meses... "Bingo"!!!! Ele acertou em cheio, em 15 dias de tratamento eu já era outra pessoa. A irritação passou, a paciência voltou, eu voltei a ter uma vida social, sem falar que meu relacionamento com meu marido e minha filha ficou muuuuuuito melhor; a vontade de sumir simplesmente desapareceu; e o meu marido, que foi contra a minha ida pro psiquiatra, teve que concordar que eu estava certa, ele viu o quanto eu mudei.
Pq eu estou contando isto aqui??? É simples, tenho visto muitas pessoas que, por preconceito, não procuram ajuda, e deixam problemas emocionais estragarem relacionamentos, atrapalharem suas vidas. Muita gente vive irritada, de mau humor, estressada; acaba se isolando ou afastando as pessoas de si e não vê que precisa de ajuda. 
Deus pode curar??? Pode, eu já vi Deus curar pessoas desenganadas com câncer; mas Ele também cura através das mãos dos médicos, através de remédios. Nós somos corpo e espírito, e como corpo somos limitados, podemos ficar doentes, inclusive, emocionalmente doentes. 
Cada pessoa responde a uma situação difícil de uma forma. Às vezes a gente cria expectativas em relação a alguma coisa e não dá certo. Tem pessoas que levantam a cabeça e tentam de novo, outros se entristecem e desistem e tem aqueles que buscam outros caminhos. Mas o importante é que, independente de qual seja a nossa escolha, é que estejamos bem, pq se estamos bem, tudo se resolve.
Eu quero que vc saiba que viver estressado(a) não é normal; viver triste, irritado, mal-humorado(a) não é normal. Olhe pra dentro de vc e se pergunte se está tudo bem ou se vc se acostumou a ser outra pessoa. Analise o seu comportamento, a sua ansiedade diante das situações; procure se conhecer mais, com certezam ninguém, nem mesmo mãe e marido podem saber o que se passa dentro de vc... E se, por acaso, vc achar que não está bem, procure ajuda, tanto pro espírito - através da fé - quanto pro corpo, com orientação médica. Nós precisamos cuidar tanto de um quanto de outro, afinal, somos corpo e espírito.

6 comentários:

  1. Oi Renata, a psiquiatria tá super avançada, é muito bom poder contar com a medicina. Bom vc fazer posts assim, ajuda na luta contra o preconceito e o medo de remédios psiquiátricos. Tô aqui torcendo por vc, todo dia entro no blog pra ver se tem novidades.
    Bjs, bom fim de semana
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê!
    Concordo 100%!!!
    E fico muito feliz de ver a tranquilidade e clareza com que você aborda assuntos que pra muita gente ainda é tabu...
    Depressão e anisedade são problemas cada vez mais prevalentes (a vida não anda fácil no século 21), mas enquanto as pessoas não entenderem que são doenças e que, portanto, merecem e PODEM ser tratadas, fica difícil resolver...
    Mas graças a Deus vc achou seu pedacinho virtual do mundo pra falar suas opiniões e "tocar" quem lê.
    Essa missão é muito importante!!! Continue assim!

    Super beijo,
    Pati

    ResponderExcluir
  3. Voce com certeza é uma mulher de coragem Renata, Deus tem te honrado.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão!! Afinal foi Deus quem deu a sabedoria para o homem! As vexes a cura está debaixo de nosso próprio nariz, e nós não enxergamos!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Oi amigos, pelos comentários de vcs parece que a minha postagem vai ter o papel que eu desejei quando escrevi...estou muito feliz...obrigada pelo apoio...bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Renata.
    Que Deus continue a te dar forças para vencer as lutas. Lembre-se que nós somos como uma pedra bruta e que necessitamos de lapitação.

    Uma semana cheia de bençãos!

    ResponderExcluir