"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 24 de março de 2011

Consulado faz consulta pública para emigração

Eu costumo entrar muito na comunidade do orkut Brasil Canada, do Otávio. Enquanto eu estava esperando o meu visto sair, pra manter a minha ansiedade, eu entrava em todos os blogs que eu dava conta, assim como nas comunidades também; com certeza vcs me entendem e sabem do que eu estou falando rsrsrsrsrsrs... e como o Brasil Canada sempre tem umas dicas legais, eu mantive o hábito mesmo depois do meu processo ter sido finalizado.
Há algun dias atrás, acho que dois, o Otávio postou uma coisa que eu achei bem interessante pra quem quer emigrar pro Canadá ou pra quem já está no processo: O governo canadense, através do site oficial do consulado, prorrogou consulta sobre as mudanças do processo de emigraçao e o público está convidado a participar.
Eu acessei o link e encontrei um gráfico bem interessante que eu gostaria que vcs vissem; confesso que olhei rápido pq não é um assunto que realmente me interesse nesse momento da minha vida; só dei uma olhada pq pensei em vcs e em muitos dos meus amigos que estão enfrentando o processo agora. Segundo o gráfico a maior porcentagem de imigrantes é a do processo federal skilled workers... vale à pena vcs darem uma acessada, até mesmo participar da consulta.
Pra quem tem o sonho de morar no Canadá, mas ainda não está no processo, tenho algumas dicas:
1- Não vá ilegalmente pq o governo não vai facilitar a sua vida... mesmo que vc tenha filhos lá, emprego ou qualquer tipo de estabilidade, o PR não vai cair do céu.
2- O Canadá te dar a oportunidade de emigrar legalmente; vc só precisa ter os requisitos, os tais pontos.
3- Caso não tenha, vc pode vir a ter. Estude os requisitos e se prepare... a gente, geralmente, não realiza um sonho da noite pro dia, então, não deixe a pressa estragar seus planos; eu mesma demorei 3 anos pra ter o PR; não foi rápido e nem fácil, mas consegui.
4- Se vc não se sentir seguro pra fazer o pocesso sozinho, contrate um advogado. Já vi algumas pessoas terem o processo negado por besteira... não vele à pena arriscar!!!
5- Se vc não fala inglês dificilmente vai aprender em poucos meses. E falar inglês não é só saber algumas frases, eu quero dizer falar, escrever, ler e entender; o IELTS vai testar tudo isto. Mas caso inglês não seja o seu forte, não desista, tente o francês; é o caminho menos complicado.
6- Não desista diante das adversidades, mas se vc desistir tenha um consolo: a imigração não era mesmo pra vc... pq se na primeira vc desistiu, imagine se iria aguentar todas as dificuldades que um imigrante passa!!!
7- Não saia espalhando seus planos pra todo mundo; tem muito urubú querendo colocar gosto ruim rsrsrs...
8- Não ouça qualquer pessoa, mas se ouvir, verifique as informações.
9- Estude o site do consulado como se estivesse estudando pro vestibular; quanto mais vc souber, melhor vai se sair no processo.
10- Acredite que é possível; se fosse impossível não tinha tantos brasileiros indo pra lá.
Agora falando de mim, liguei pro hospital e o exame ainda não ficou pronto; mas tô tranquila, Deus está no controle e tudo vai se resolver no tempo certo... muito obrigada pela torcida.

2 comentários:

  1. Não concordo muito em estudar francês como o caminho menos complicado. Acho que é uma questão um pouco mais complexa. Trata-se de uma escolha de um novo lugar para se viver, e simplesmente passar pelo processo de Québec, não garante que o imigrante irá se dar bem por lá. Até porque, são necessárias as duas línguas por lá, não só o francês.

    O pior já passou, seus exames vão lhe garantir isso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Filipe, eu entendo a sua posição e concordo com ela, o que eu quis dizer é que é mais fácil aprender francês em meses do que inglês; em nenhum momento eu quis dizer que quem vai pra Quebec vai achar um "mar de rosas", um caminho mais fácil...obrigada pelo apoio...bjs

    ResponderExcluir