"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre o student loan

Na segunda eu participei de uma palestra sobre finanças no BCIT. Não foi uma palestra aberta ao público, era pra convidados. E adivinhem quem eram os convidados!!! os endividados rsrsrssrsr...
Mas valeu super a pena!!! Além de falar sobre organização financeira, as duas palestrantes deram dicas preciosas de como sair das dívidas e explicaram bem sobre o pagamento do loan, que era a parte que eu mais estava interessada.
O student loan funciona assim: vc escolhe um curso, manda aplicação, é aceito, mas não tem todo dinheiro pra pagar ou até mesmo nenhum dinheiro, então, vc vai no site do governo, preenche os formulários com informações sobre imposto de renda, gastos mensais e etc, o governo avalia suas condições e, a depender, te libera uma quantia. Se vc conseguir o máximo que eles dão, vc consegue pagar a tuition e ainda sobre dinheiro pra te ajudar com suas despesas mensais. No final do curso, no meu caso é maio, juros de 5.5% são cobrados em cima de sua dívida, mas vc só é obrigado a começar a pagar depois de seis meses do final do programa. 
Sim, os juros são altos, mas tem algumas vantagens em relação aos empréstimos bancários: vamos dizer que depois de seis meses vc não consiga um emprego. Não tem problema, pq o governo tem uma aplicação na qual ele paga os juros e sua dívida fica congelada, ou seja, não sobe, até vc se equilibrar novamente.
E tem mais, no meu caso mesmo, o governo me mandou uma carta mês passado me parabenizando pelo final do curso e reduzindo quase $10.000 da minha dívida.
É claro que se vc puder pagar seu curso sem precisar de loan é melhor, mas se vc não tiver os $12.000, que é a média dos programas nos colleges públicos, o student loan do governo é uma boa opção. 
O site é esse: https://studentaidbc.ca/
Mas, por favor, só pegue um empréstimo se vc se garantir, se vc tiver certeza que vai terminar o curso. Pq terminado, o seu gasto se torna um investimento, mas perdendo matérias ou não se formando o seu gasto se torna prejuízo.
Meu marido tem uma amiga que pegou o dinheiro pra estudar, perdeu as primeiras matérias, largou o curso, gastou o dinheiro com viagens e agora tem que pagar uma dívida de, aproximadamente, $40.000. Vacilo, né??? 
Outra coisa que eu acho importante dizer aqui é que se vc não for da área de saúde ou da área de TI, o primeiro emprego aqui é um grande desafio!!! Muita gente pensa que tendo um diploma do BCIT já é garantia de trabalho... Não é bem assim!!! O BCIT tem nome sim, mas somente o nome e o talento não são sinônimos de grandes oportunidades. É preciso networking. Aquela velha historinha do QI, do quem indica. Aqui isso conta muito!!! O segredo é conseguir colocar o pé em algum lugar, nem que seja pra ganhar uma merreca, pq depois as portas vão se abrindo progressivamente.
Pelo menos na minha área de design eu acho que o mercado está bem saturado e competitivo. Estou me saindo bem no estágio, mas não tenho chance de ser contratada lá. Dos estagiários eu sou a última a chegar e a primeira a sair, pq tenho que levar e pegar minha filha da escola, ou seja, eu não sou a melhor opção, né??? mas o meu chefe tem gostado do meu trabalho e eu tenho aprendido muuuito!!!
Espero que essas dicas possam ajudar quem precisa.
Boa noite

6 comentários:

  1. Oi Renata, pque eles reduziram 10 mil ? Assim sendo seu curso quase que saiu de graca nao eh? Explica, pque assim todo mundo vai querer fazer um loan haha.
    Uma amiga fez na UBC e no final do curso a divida dela era diaria com juros correndo e ela aceitou um emprego em Edmonton, justo pque aqui tava meio saturado, nao conseguiu uma entrevista. Agora esta ganhando super bem, virou uma amiga "lennnda e ryca"! rs

    ResponderExcluir
  2. Marília, eu não sei pq eles reduziram. Na carta só me parabenizaram pelo final do curso e disseram que eu tinha qualificado pra receber esse desconto.
    Tô pensando até em ligar pra saber... Quanto a sua amiga, que bom que deu tudo certo pra ela... tomara que eu não tenha que virar picolé pra conseguir um emprego rsrsrsrsr...

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Primeiro parabens pelo blog, muitas dicas e informacoes valiosas!
    Nao costumo comentar muito em blogs, sou a tipica leitora silenciosa, mas esse seu post esta excelente e gostaria de tirar uma duvida com voce se possivel.
    Eu gostaria de saber em quanto tempo voce tem pra pagar esse loan apos formada; o valor total da divida + juros é dividido em parcelas mensais? Algo como 24 meses de 200$ hipoteticamente falando?
    Obrigada pelas valiosas informacoes!
    God bless,
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, é assim mesmo. O governo faz um pré-financiamento de 10 anos, mas vc pode reduzir pra cinco anos ou menos. É claro que nesse caso as prestações ficam maiores. Eu não comecei a pagar, mas pela carta que eu recebi, as minhas prestações vão ficar na faixa dos $300 por 10 anos. Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse empréstimo é só para residente permanente né?

    ResponderExcluir
  6. Sim Romim, só pra residentes ou cidadãos.

    ResponderExcluir