"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A palestra

Na segunda passada, logo depois do culto de oração da igreja, o Pastor me pergutou se eu gostaria de dar uma palestra numa escola pública daqui da cidade. Eu nunca tinha palestrado antes, a não ser em trabalhos da faculdade, fora isto, só ministrando na igreja; eu pensei em recusar, mas eu tenho um próposito meu, pessoal, de nunca recusar um trabalho da igreja; tudo bem que nesse caso não seria bem um trabalho da igreja, mas também não deixava de ser; então, resolvi aceitar.
A palestra deveria abordar o tema "Igreja-Família X Violência-Drogas" pra um público diversificado; alunos do horário noturno de várias faixas-etárias, incluindo jovens, adultos, pais e etc.
Pensando em fazer um trabalho mais atrativo, uma amiga me deu a ideia de levar o grupo de dança da igreja pra se apresentar, e eu apoiei na hora, as meninas estão fazendo coreografias maravilhosas!!! com certeza os alunos iriam adorar...outra coisa que eu levei foi um video de abertura com alguns depoimentos de viciados, psicólogas, representantes do governo e etc, falando da importância da família na prevenção do vício, no acompanhamento do viciado e em sua recuperação. Um video bem interessante.
Mas, mesmo bem preparada, munida de bons atrativos, eu ainda tinha que me garantir por uns 40 minutos, falando pra um público, em sua maioria jovem, sem deixar com que eles ficassem entediados ou em conversas paralelas. Principalmente porque a palestra era para os alunos que estudam à noite, e quem opta por esse horário, normamelmente, tem uma vida ocupada durante o dia, trabalha ou tem filhos, porque não é um horário pra quem não faz nada.
Assim que cheguei dei uma olhada no público que iria me ouvir, e vi que a grande maioria era jovem, mais ou menos dos 17 aos 26 anos. Decidi que eu daria uma palavra com um linguagem mais divertida pra que eles se identificassem com mais facilidade. 
Eu tinha preparado a palestra em cima de alguns textos bíblicos sobre o plano de Deus pra família e do que as pessoas estão fazendo hoje em dia; uma relação simples. Eu tinha feito até um resumo - eu sempre faço resumo quando vou ministrar, não confio em mim mesma pra lembrar de tudo rsrsrsrsrsrs... - mas decidi não usa-lo, primeiro porque não tinha onde colocá-lo e, em segundo, porque o manuseio do resumo poderia distrair os ouvintes.
Pra começar chamando atenção, as meninas da coreografia se apresentaram primeiro, em seguida mostrei o video, e depois comecei a falar pra um público de aproximadamente 150 pessoas. Comecei explicando sobre o plano de Deus - descrito na Bíblia - de unir o homem a uma mulher pra que eles, como uma família, tivessem filhos e povoassem a terra; e como que a sociedade hoje tem fugido dessa ideia bíblica, com relações sexuais cada vez mais precoces, tendo filhos sem condições e nem planejamento que, consequentemente, crescem sem nenhuma estrutura familiar, aumentando a chance de serem pessoas problemáticas. Marginais, drogados, ladrões - não importa de que classe social - um dia foram bebês, crianças, alguém as "educou", eles conviveram com outras pessoas...qual terá sido a experiência deles pra levá-os à escolher caminhos contrários??? como foram tratadas???como eles viraram "escória da sociedade"??? São algumas das perguntas que eu fiz ontem. Mas tudo dito em meio a brincadeiras, de forma bem descontraida; pra que o assunto, que já é pesado, não ficasse insuportável de se ouvir. 
Eu sei que tudo fluiu bem, direcionado pelo Espírito Santo de Deus, pude ver, pelos inúmeros olhares que prestavam atenção em mim, muitas vidas sendo "tocadas"; li nas feições de alguns jovens que o que eu estava contando era a história da vida deles. E, quando eu acabei de falar tudo o que tinha que ser falado, deixei, pelo conhecimento que tenho da Bíblia e pela minha própria experiência como cristã, a mensagem da cruz; aquela que dá esperança, que sempre nos fortalece pra um recomeço, a mensagem que Jesus nos deixou, de perdão, amor, de presença constante não importa a situação, a mensagem de milagre, de cura da alma.
Não importa o tamanho do problema que podemos enfrentar, Deus é sempre maior do que o maior dos problemas; não importa o tão fundo que nós podemos cair, quando clamamos por Ele, Deus nos socorre, nos tira da lama e nos faz mais do que vencedores.
"Fiz-me como fracos para os fracos, pra ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." 1Co9:22-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário