"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 28 de maio de 2013

Matando a curiosidade...

De quem está querendo vir rsrsrsrs... eu vou escrever mais um pouquinho sobre como é a vida aqui em Vancouver pra imigrantes.
Comparado com outros povos, como os indianos e chineses, os brasileiros aqui ainda são poucos. Porém o número tem crescido e é fácil encontrar brasileiros por todas as partes. Pra quem não sabe, a grande Vancouver engloba pequenas cidades. Eu moro em Richmond, que é south, mas é considerada Vancouver, como Burnaby, New Westminister e outras, além, é claro, da própria Vancouver com seu centro.
Em downtown vc encontra muitos brasileiros que vieram estudar. O custo de vida lá é bem caro. Claro que tem residentes, mas são famílias que tem um patamar financeiro mais alto. E ai vc tem que pesar os prós e contras na hora de escolher onde vai viver. O sonho de meu marido é morar em Vancouver, na região de Kitsilano, uma área bem nobre. Mas eu já estou bem familiarizada com Richmond e não tenho vontade de sair daqui. Apesar da grande influência oriental, a cidade é muito boa pra famílias com crianças pequenas, como é o meu caso.
Produtos latinos, como leite em pó, farinha - amo!!! - e coisinhas do tipo, a gente não encontra facilmente não. Aqui já tem uns dois ou três mercadinhos, bem simplesinhos, que vendem produtos importados, mas pra quem viveu na Flórida como eu, onde tem mercado brasileiro por todo lado, aqui ainda é raro e caro.
Hoje eu aproveitei que tinha um exame em Vancouver e fui a um mercado latino. Comprei 2 kilos de farinha de mandioca, um pacote de farinha temperada e um saco de batata palha (aqui vc não acha nos mercados) e paguei $23... pra mim, muuuuito caro!!! Mas como eu sou baiana, a farinha não pode faltar, né??? rsrsrsrsrs...
Picanha??? vc não acha fácil não. Pelo que eu saiba, pq eu nunca fui procurar, só um lugar vende a picanha cortada. E se vc pensa nas churrascarias... hum, pode desanimar, nenhuma chega aos pés das que a gente tem no Brasil.... são fraquinhas!!!!
Mas aqui, por causa da grande influência oriental, a gente acaba se acostumando com os sushis e vai experimentando todos os sabores... Já tô ficando craque!!! rsrsrsrs...
Outra coisa legal são as frutas. Agora está na estação das cherries... nossa, são maravilhosas!!!! mas aprendi comer as blueberries, blackberries e outras que eu não conhecia. Minha filha come de tudo!!!
Pra encerrar, diferente de Toronto, aqui vc não encontra muitas igrejas evangélicas brasileiras não. Que eu sabia, nem católica. Existem grupos de estudos em português, mas igreja mesmo eu não sei de nenhuma.
E muita gente me pergunta se aqui tem ilegais. Olha, eu não conheço nenhum, mas deve ter. Mas eu desencorajo qualquer um que queira vir ilegalmente, principalmente, pra BC. Crianças não podem estudar, a pessoa não tem direito a nada do sistema de saúde, não pode dirigir, enfim, a vida fica muito difícil!!! Todos os brasileiros que eu conheci aqui tinham PR ou estavam estudando.
Boa noite pra vcs. 

Um comentário:

  1. Olha, eu adoro o seu blog! também sou baiana, de Salvador (mentira, sou de Irecê :D ). Não sou evangélica, mas admiro e compartilho de sua fé, quando leio as belas coisas que você escreve, sinto como se pudesse vê-la falando, e o seu blog também tem me ajudado bastante, pois estou entrando também no processo de imigração para o Canadá e como você, também vivi nos EUA por um tempo. Te desejo muita felicidade!
    Um beijinho ;)

    ResponderExcluir