"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mais da minha vida no Canadá

Oi gente, eu estou aproveitando as minhas férias pra escrever pra quem morre de curiosidade de saber como é a vida aqui em Vancouver.
Quando eu estava na espera do processo no Brasil, eu lembro que ficava buscando nos blogs alguma postagem que pudesse me dizer um pouco mais sobre o Canadá. As vezes eu achava e ficava lendo, lendo e sonhando em como seria. Graças a Deus o tempo passou e hoje eu é que estou podendo escrever rsrsrsrsr...
Adaptação: olha, é fácil se adaptar com coisa boa. Mas o que eu acho o que dificulta pra algumas pessoas é o clima. Eu moro em Vancouver, onde tem o clima mais ameno do Canadá. Nem faz muito frio, tipo -20, e nem muito calor, mais de 30; porém chove muuuuuuito!!! tem dias seguidos que o céu fica completamente cinza e isso cansa. Já vi gente vindo de Toronto e Alberta que quando chegou aqui disse que Vancouver era o paraíso, já que em outras partes do Canadá o frio é de arrebentar. Mas pra quem gosta de sol e praia, ainda que Vancouver tenha um clima "tolerável", ainda assim incomoda.
Outra coisa que algumas pessoas não gostam é de não poder tem empregada... quer dizer, poder, até que pode, o problema é o preço. Aqui é muito caro ter uma pessoa que cozinhe ou limpe pra vc todos os dias, e ai tem gente que não gosta. Nesse sentido a vida no Brasil é mais fácil.
Aqui a gente é "pau pra toda obra"!!! Ok, tem a praticidade das coisas, que já ajuda muito, mas quem não é acostumado com os trabalhos de casa pode sentir o impacto.
Moradia: não vou nem citar os lugares mais caros, pq, pra quem tá chegando ou pensando em vir, são um luxo desnecessário. Vou dar uma ideia pra vcs de preço em lugares classe média. Observem que pode variar pra cima ou pra baixo dependendo da localização.
Basement, primeiro piso de uma casa ou penthouse vc pode encontrar de 2 quartos na faixa dos $850 - $1300.
Apartamento de 2 quartos na faixa dos $1000 - $1400
Apartamento de 3 quartos na faixa dos $1250 - $1500
Casa, geralmente, fica acima desses preços.
Luz: aqui é uma das coisas mais baratas que se tem. A conta vem a cada dois meses. Só pra vcs terem uma ideia a minha conta de luz equivalente aos dois últimos meses foi de $40. No inverno o mais alto que paguei foi $100 por dois meses pq usamos muito o aquecedor.
Agua: não pagamos água. E a maioria dos lugares não cobra água.
Cable: internet high speed + telefone fixo + canais infantis, de notícias e mais alguns sai por uma média de $160.
Celular: eu pago $30 no meu plano ilimitado e com data. Mas eu não tenho um IPhone. Pra celulares melhores e planos mais sofisticados a mensalidade fica em torno dos $100.
Gasolina: Hum, tá cara agora. O litro tá na faixa dos $1.40.
Mercado: eu acho que esse é o grande vilão do orçamento. Eu acho que uma família de 3 como a minha gasta em torno de uns $500 - $600 por mês.
Seguro de carro: o nosso, que é completo, custa quase $200 por mês.
Escola pra crianças: pra quem quer particular, vc encontra na faixa dos $400 - mais de $1000 por mês.
Mudando de assunto, hoje eu fiz picolé de coco e de tapioca. Tudo pra um verão mais saudável rsrsrsrsr... Ah, e eu estou malhando em casa e já sinto a minha resistência melhorando. Espero continuar animada assim rsrsrsrsr...
Boa noite.




Um comentário: