"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 26 de julho de 2011

Pra minha surpresa...

Ontem minha irmã do meio, que mora no RJ, me ligou pra saber como eu estava e me disse que tinha acabado de fazer o teste online do consulado canadense pro processo federal e que, como sua pontuação tinha sido de 72, ela estava considerando a possiblidade de aplicar. Eu fiquei espantada pq ela está numa carreira ascendente, tem uma vida estável com o marido, enfim... Mas eu pedi que primeiro ela conversasse com o advogado que fez o meu processo pra ter certeza.
Eu fico pensando em como o nosso país está insuportável em termos de violência, de injustiça, de corrupção, que até quem está bem financeiramente cogita a possiblidade de ir embora.
Eu decidi que moraria fora do país aos 18 anos quando conheci a Disney, alí eu vi que não queria viver no Brasil, mas minhas irmãs tb foram e não pensaram como eu, principalmente, a mais nova, que nunca teve vontade de morar fora. A do meio já estudou inglês nos EUA e recentemente em Londres, conheceu muitos países e, de uns tempos pra cá, tem demonstrado vontade de viver, nem que somente por um tempo, como imigrante.
O Canadá tem uma política de imigração acessível já há muito tempo, eu lembro que minha mãe, que é dentista, foi convidada há muitos anos atrás a tentar a vida lá, mas nem cogitou a possiblidade; e hoje eu percebo, não sei se é impressão, que o consulado tem dificultado cada vez mais o processo enquanto o número de interessados têm subido consideravelmente. Tem gente falando até que, em breve, não haverá mais skilled workers. Bom, eu, pessoalmente, não acredito que o Canadá fechará as portas pra imigração, mas tb, sou obrigada a concordar que a crise no mundo, principalmente nos EUA e Europa, pode sim afetar a imigração no Canadá. Basta levar em consideração que vivemos em um mundo globalizado e que se há muito oferta, no caso muitas famílias querendo imigrar, o governo pode sim, se dá o luxo de criar inúmeras exigências na seleção, e é o que temos visto.
Eu não sei se minha irmã vai viver no Canadá, mas no lugar dela, se ela tem a pontuação, eu acho que deve aplicar enquanto tem chance, afinal, as coisas estão cada vez mais incertas.
Quanto a minha saúde, estou, relativamente, bem, pelo menos não tenho tido diarreia e estou me achando mais disposta. Ai, gente, eu só penso que só falta 1, mais 1 e eu vou poder retomar a minha vida, se Deus quiser.

5 comentários:

  1. Renata, incentiva ela a entrar com o processo. Qdo eu soube que esse processo existia eu fiquei encantada mas achava muito difícil sair do Brasil. Eu tinha uma carreira hiperestável, era profa de universidade federal por 15 anos, meu marido com bom emprego, nós moravamos bem, as crianças felizes brincando com os vizinhos. Mesmo assim eu resolvi que não ia perder a oportunidade, eu ia fazer tudo para tirar o visto e depois decidiria se iria imigrar. Durante os 2 anos de processo eu fiquei em contato com blogs, encontros mensais no Rio, etc. Qdo o visto saiu eu quase pirei, ter que decidir se eu vinha ou não foi HORRÍVEL. A partir do momento que a decisão foi tomada e meu marido veio na frente, tudo tá sendo bem mais fácil do que eu imaginava. Enfim, escrevi isso tudo porque eu acho que a gente nunca deve perder uma oportunidade que aparece assim na nossa porta, ainda mais a oportunidade de morar em um país que respeita o ser humano. Isso não tem preço.
    Realmente as portas da imigração estão se fechando aos poucos, quem tem a oportunidade não deve esperar.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia, eu estou gostando muito da ideia, pra mim seria ótimo... estou incentivando sim, vamos vr no que vai dar... bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renata
    Amei seu blog,tem muitas informações interessantes.Tenho 32 anos,sou professora e estou pensando em estudar(pegar fluência)inglês por 1 ou no máximo 3 meses,mas devido à falta de de grana será que existe a possibilidade de trabalhar durante esse tempo. Como cuidadora de idosos por exemplo,há quase 2 anos faço serviço voluntário c eles.
    Desde já agradeço pela ajuda...
    Deus abençoe
    Daniela
    dani_oli08@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. gosto muito do seu blog. Leio quase que diariamente

    Melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Dani,
    Obrigada... esse negócio de trabalhar enquanto estuda é relativo, tem gente que consegue e tem gente que não... sem falar que é ilegal, né??? Veja se vc consegue juntar a grana antes de ir, quando minha net voltar te escrevo por email... bjs

    Yuri... muito obrigada... bjs

    ResponderExcluir