"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 10 de maio de 2011

Vivendo e aprendendo

Acabei de chegar da nutricionista, e a consulta foi muito boa, gostei tanto que resolvi compartilhar com vcs.
Eu já tinha escrito antes, vcs devem lembrar, da minha preocupação com o ganho de peso durante o tratamento de quimioterapia, pq eu já tinha lido e ouvido muitos relatos de pessoas que ganharam muito peso. Eu sei que tem muita gente que emagrece, principalmente, por causa dos enjoos, mas como eu, até agora, não perdi o apetite, fiquei precocupada em me enquadrar no grupo de engorda rsrsrsrsrs...
Segundo a nutricionista, o tratamento que estou fazendo tem corticóides, ou seja, eu posso ter retenção de líquidos e inchar, podendo aumentar o peso em 2 ou 3 quilos; mas isto não é considerado como ganho de peso de fato pq, assim que o tratamento termina, o corpo volta ao normal. Outra característica da minha quimioterapia é o aumento de apetite, e é aí que mora o perigo.
Imagine o estresse e a ansiedade de ter que fazer um tratamento chato, ter que suportar a pressão emocional e social pela queda dos cabelos - querendo ou não, pesa bastante - e ainda sentir muita fome, vcs acham que vai dar em quê??? É claro que 99% das pessoas, nesses casos, comem mais... é compreensível.
A nutricionista me disse que muitos pacientes conseguem manter o peso com controle e atividade física frequente, mas que muitos outros realmente engordam muuuuuuuuito, tipo 15 kilos brincando... Ai, meu Deus, eu não, eu não, eu não, por favor!!!!! não consigo nem pensar... rsrsrsrsrsrrs.
Ela explicou que o tratamento não é o momento pra nenhuma dieta restritiva, por questões óbvias como a queda da imunidade, porém, algumas coisas que não alimentam de fato devem ser evitadas e outras devem ser banidas do cardapio por afetar diretamente o paciente em tratamento de câncer... Gente, é vivendo e aprendendo; hoje eu soube de uma coisa que nunca passou pela minha cabeça: a nutricionista me pediu pra tirar o leite - que eu amo - da minha alimentação, pq já foi comprovado que o leite tem ação direta em células de alguns tipos de câncer, incluindo o de mama, ou seja, é altamente contra-indicado pra mim pro resto da vida; tanto o leite, como o queijo e o iogurte. Eu posso comer bolo, sorvete, qualquer coisa que leve leite, contanto que não seja com frequência... E eu achando que estava me alimentando bem tomando meu leitinho todos os dias rsrsrsrsrsrsrsrs... Tb não posso beber o leite de soja e nem comer grãos de soja durante a quimioterapia.
Estou liberada pra comer frutas e verduras à vontade, sem restrição, mas devo manerar no pão branco, se possível evitar mesmo, pq engorda muuuuito... não precisa ser especialista pra saber disso, né??? rsrsrsrsr... eu já tinha substituído pelo integral com linhaça.
No geral, a recomendação é uma alimentação saudável, nada de dietas, mas evitar os biscoitos, pães, bolos, enfim, o supérfulo, e dar preferência a comida de verdade. Reduzir a carne vermelha e comer mais peixe e frango, a carne branca, e não esquecer de beber muita água.
Outra coisa interessante que ela disse foi que as pessoas que comem bem, fazem exercício e se hidratam mais durante o tratamento, geralmente, têm menos efeitos colaterais, o corpo reage melhor.
Quem me conhece sabe que suar nunca foi meu ponto forte rsrsrsrsrsrsrsr... inclusive, a maioria das vezes que eu fiz exercício, eu optei por fazer na água - natação, hidro, enfim - pq eu realmente não sou muito ligada em ficar me acabando em academia rsrsrsrsrs... Mas como na vida a gente nem sempre faz o que gosta, hoje eu tive um puxão de orelha e vi que eu tenho que tomar vergonha na cara e me habituar, pelo menos, a fazer caminhadas diárias... não tenho pra onde correr rsrsrsrsrsrsr... A nutricionista pediu que eu não usasse piscinas e banheiras durante a quimioterapia pra evitar algumas doenças tipo cândida, então, vou ter que suar mesmo, é o jeito rsrsrsrsrsrrsrsr...
É claro que os 4-5 dias depois de cada sessão eu não vou ter disposição, é fato, mas devo retomar o ritmo de exercícios assim que me sentir melhor.
Se vc está fazendo quimio ou vai começar, tente esquecer de todas as coisas ruins que vc já ouviu falar do tratamento, levante a cabeça e corra atrás de se sentir bem. Eu mesma já comprei lenços, vestidos, chapeis; estou diversificando na alimentação e hoje, se Deus quiser, começo a fazer caminhadas... Posso até perder os cabelos, mas eu vou ser uma carequinha bem elegante rsrsrsrsrsrs...
E vcs que não têm câncer e nunca tiveram, pensem se vale à pena esperar ter pra mudar o ritmo de vida.
Por hoje é só amigos blogueiros.

11 comentários:

  1. Poxa Rê, estou muito feliz de ver vc mais confiante e animada! Adoro ver vc assim! Sei que vais tirar de letra tudo o que estais passando. De quebra, no final do tratamento,alinhado com uma ótima dieta e atividade física, vai ficar mais bonita!
    Uma beijoca amiga cheia de excelentes energias!

    Zineide

    ResponderExcluir
  2. Desde que te conheci (ontem) comecei orar por você, então, foi quase inevitável saber como o Senhor tem conduzido sua vida. Conheço duas pessoas queridas que estão passando por tratamento de saude semelhante ao seu e pretendo recomendar seu blog a elas.
    Jesus está sempre com você e com seu marido e filha.
    Pr. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Zica, vou te ligar agora...bjs

    Pr. Carlos, me alegro muito em saber disso, o senhor não tem ideia de como eu amo ministrar e, infelizmente, não tenho podido, mas encontrei no blog uma forma de dividir com as pessoas o amor de Deus... muito obrigada pelas orações, que Deus te abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  4. Renata, eu tenho problema com ganho de peso desde que me entendo por gente e logicamente odeio atividades físicas. Eu venho lutando a vida toda com isso, tem momentos que fico com um bom peso outros, como agora, que o bicho pega. Bom, tô escrevendo pra te dizer que aqui em Vancouver consegui achar 2 atividades físicas que faço com prazer: yoga e dança latina. Não foi nada fácil achar um exercício que eu não odiasse, que não fosse um sacrifício desumano sair de casa pra praticar, mas eu consegui!!! É muito importante tentar achar algo que vc faça com prazer porque só com prazer a gente consegue persistir na atividade. Espero que vc curta suas caminhadas.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Marcia, hoje andei 3km na esteira... uma grande coisa pra mim rsrsrsrrs... fiquei feliz pq fluiu, coloquei mei Ipod e, enquanto louvava, fui caminhando, o tempo passou que eu nem vi...o negócio é não desanimar, nem vc aí e nem eu aqui...vamos nessa que a luta continua rsrsrsrsr... bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, seu post foi puxão de orelha pra mim, hehehe! Se minha mãe estivesse lendo comigo ela ia dizer: "Faaaala Deus". Hoje mesmo nós "brigamos" (briguinha boba sabe?) porque ela disse que eu tenho que mudar de estilo de vida pra não sofrer as consequências mais tarde. Acho que é Deus te usando mesmo viu?
    E você está certa. Vou esperar algo ruim acontecer pra mudar? Vou nada. Amanhã vou procurar uma academia!

    ResponderExcluir
  7. José Sérgio, kkkkkkkkkkkkk... adorei seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, muito interessante, nao sabia essa do leite, eu tb tomo leite todos os dias, adoro. Quanto a atividade fisica, o segredo é encontrar algo que te de prazer, e os resultados vao te animar a continuar. Nao sei se voce sabe mas sou formada em Edu. Fisica qualquer duvida nessa area é so da um grito, embora eu seja especialista em fisiologia do exercicio, nunca estudei nada especifico pra quem tem cancer, mas mesmo assim estou a disposicao. keep going

    ResponderExcluir
  9. Oi Simone, obrigada pela força...sua filha tá cada dia mais linda...bjs

    ResponderExcluir
  10. olha renata eu segui quase tudo que sua nutricionista te recomendou mas mesmo assim engordei ja 18 kilos em seis meses so a caminhada que eu não fiz porque nao da eu estou tomando agora a taxol e da muita dores e falta de ar caminhar não é uma boa ideia agora. mas espero que pra voce de certo afinal de contas cada pessoa tem um metebolismo vai com fé que tudo vai da certo beijos cristina

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, ontem eu senti uma fome fora do normal rsrsrsrs... eu entendo que às vezes não dá mesmo pra controla, eu mesma tive que parar as caminhadas até me recuperar da garganta, ou seja, meus exercícios duraram 3 dias rrsrsrsr... fazemos o que podemos o que não dá deixamos rolar rsrsrsrs... o importante é a cura, o resto depois a gente corre atrás, literalmente rsrsrsr...bjs

    ResponderExcluir