"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma semana depois da segunda quimio...

Eu posso dizer que as coisas estão começando a voltar pro lugar; já me sinto bem melhor!!! ainda não estou com disposição de fazer exercícios, me canso com facilidade, mas, pelo menos, o mal estar já passou.
Durante a ressaca da segunda quimio eu cheguei a pensar que não suportaria passar por mais 4 quimios, porém, é como o parto normal; na hora a gente jura que não vai fazer de novo, pensa que tá morrendo, mas assim que o bebê sai a gente esquece completamente da dor e se sente pronta pra outra. Claro que a quimioterapia não termina com o doce sorriso de um bebê nos braços, mas assim que a gente se recupera de cada sessão, já dá pra enfrentar a próxima.
Tem uma coisa que eu gostaria de compartilhar com as pessoas que estão sofrendo muito por alguma razão, seja na área de saúde, financeira, emocional, enfim... Eu vi a minha vida virar de cabeça pra baixo de uma hora pra outra, por N motivos, inclusive o diagnóstico de câncer há meses atrás, mas tenho conseguido me manter bem, mesmo com os altos e baixos do tratamento e das emoções; então, eu quero que vc reflita comigo:
1- Vc pode mudar o que está te afligindo???
Quando eu soube do câncer eu pensei comigo: não adianta eu me desesperar, me descabelar ou ficar revoltada com o mundo; nada disto vai mudar o diagnóstico, só vai tornar o caminho que eu tenho que percorrer mais difícil do que ele já vai ser.
Tem situações na vida que, infelizmente, acontecem, estão fora do nosso controle, mas não é por isto que devemos sentar diante das adversidades e ficar reclamando da vida, de mau humor, brigados com o mundo. Dá pra mudar??? se dá, vamos mudar; se não, devemos dançar conforme a música, ou seja, encarar mesmo, é levantar a cabeça e seguir em frente.
Quando as coisas não estão bem pra gente, a primeira coisa que pensamos é: Pq eu??? Mas se pararmos pra pensar nos Pqs da vida nos colocando como centro não chegaremos a lugar algum. Comece a pensar da seguinte forma: Todo mundo tem problemas; todo mundo tem que lidar, pelo menos uma vez na vida, com um quadro de doença ou de morte; todo mundo tem desafios profissionais; a maior parte dos casais do mundo enfrentam dificuldades no relacionamento; todos os pais, de verdade, se preocupam com os filhos; a maior parte da população mundial é pobre, ou seja, você não é um injustiçado, vc é, assim como eu, mais um ser humano tendo que enfrentar um momento difícil.
Diante de um desafio, de uma situação crítica, você pode escolher:
a- desistir sem ao menos tentar
b- enfrentar como já enfrentou tantos outros desafios
A primeira opção eu não aconselho pq desistir sem tentar é não dá nem a chance de dar certo.
Aí talvez vc pense: Mas se eu tentar e não funcionar??? Pelo menos tentou, vai ter a consciência tranquila de que fez o que podia.
Me faz lembrar as pessoas que passam anos sonhando em emigrar, tentar a vida em um outro país, e quando a chance vem, elas simplesmente se amedrontam e desistem sem nem tentar, preferem conviver com o "se eu..."
Às vezes eu me sento em frente ao computador e começo a escrever aqui no blog, só por escrever mesmo, e, de repente, eu acabo escrevendo coisas que eu nem estava pensando. Aconteceu isto agora, escrevi sem nem saber pq escrevi. Mas eu tenho certeza que, de alguma forma, esta postagem vai sacudir quem tá precisando de uma sacudida rsrsrsrssrsr...

7 comentários:

  1. Ola td bem?
    Eu estudei em Vancouver por 1 mês em 2010 e foi o suficiente pra me apaixonar por la, sinceramente não penso em imigrar, mas me apaixonei pelos blogs de imigrantes brasileiros, eu sigo uma porção deles, acho que as histórias de superação, dificuldades, de começar do zero e tal me trazem uma certa energia extra pra minha vida atualmente (faz um ano que saí de São Paulo com meu namorado, por conta de uma oportunidade de trabalho no interior do PR, ou seja, longe da família).
    Agora vamos falar de você! rsrs... eu leio seu blog tem uns 2 meses ou mais, mas não costumo deixar recado em nenhum, enfim, nada pessoal... tem alguns dias que os acontecimentos em sua vida tem me emocionado bastante, além de abrir os olhos para a forma e realidade que você vem enfrentando essa barra: DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. Eu sempre me entristeço com os comentários das pessoas quando sabem de alguém com câncer, pra maioria delas É uma sentença de morte, e ficam naquele tom de piedade, de dó, que eu não aceito, pq sinceramente acredito na cura, principalmente pq creio que apenas Deus tem essa capacidade de saber a sentença de morte de cada um. Até lá é preciso viver... Fico extremamente feliz em ver sua posição com a doença, encarando como mais uma etapa, mais um desafio DA VIDA, nem por isso é fácil, mas acredito que a fé e a certeza da cura fazem boa parte do tratamento andar. Senti vontade de escrever pra você, pq mesmo sem conhecer é bom saber que existe um ser humano tão positivo como vc. Esses dias eu vi a entrevista da Drica Moraes e ela encara que é uma nova pessoa depois da leucemia, tenho certeza que você também será. Pensa que os meses da quimio passarão rápido, afinal quantas vezes falamos "nossa o ano está voando", e voa mesmo. Torço pra que um dia sua experiência vire um livro, pq servirá de apoio positivo a muitas mulheres principalmente. Não querendo me estender mais, mas minha mãe tem uma amiga com Parkinson (começou super cedo, antes dos 40) e ela encara a doença com muito bom humor e escreveu um livro neste sentido... fez um bem danado a ela, e a todos nós a como encarar pessoas na mesma situação.
    É um prazer ler seu cantinho, continuarei aqui fiel até ver sua chegada em Vancouver.
    Fique com Deus.
    Bjs
    Tati.

    ResponderExcluir
  2. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o
    > que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo
    > fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade
    > também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim
    > decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque
    > descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o
    > decidir."(_Cora Coralina_)
    >
    >
    >
    >

    ResponderExcluir
  3. Tati, fiquei encantada com o seu comentário...muito obrigada...bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Elaine, minha parceira de luta rsrsrsrr... lindo texto...bjs Renata

    ResponderExcluir
  5. Olá irmãos,
    A paz do Senhor,

    Vi recentemente uma postagem de vocês no orkut procurando por igrejas evangélicas (se não me engano em Vancouver).
    Eu morei lá por quase 11 meses e era membro da COASTAL CHURCH (http://www.coastalchurch.org/).
    É no downtown. Pessoal é ótimo! Me acolheram como um membro da família.
    Também fazia voluntariado com as crianças. A igreja em si é muito ativa. Eles são uma igreja não denominacional. Mas, a meu ver seguem a linha Batista.
    Recomendo que você apareçam por lá e procurem na recepção pelo FRANK PEYTON (ele cuida de vários programas/cursos) e é great!!!!
    Mas, não deixem de olhar a homepage.

    Boa sorte e que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir
  6. Que sábias palavras Rê!!!
    Adorei a forma sincera e ao mesmo tempo c muita doçura.
    Uma maravilhosa reflexão, para todos nós.
    Estamos por aqui viu? Para o que precisar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fabiana, meu marido está frequentando a Coastal Church e está gostando muuuuuito... obrigada pela dica... Renata

    ResponderExcluir