"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 16 de maio de 2011

O emocional conta...

Ontem eu li uma mensagem de uma pessoa no começo do tratamento de quimioterapia pra leucemia que me tocou muito. Resumindo, ela disse que estava sofrendo tanto à ponto de desejar morrer logo.
Ao ler o comentário postado por ela, a primeira coisa que eu fiz foi me colocar em seu lugar. É claro que eu não tinha como saber o que ela estava passando, ou como estava se sentindo, só com base em poucas palavras, mas a angustia dela estava explícita de forma tão clara em suas palavras que eu pude me imaginar na mesma situação.
Talvez alguns de vcs se lembrem que, há algum tempo atrás, eu escrevi aqui no blog uma postagem com o título Corpo e Espírito, abordando exatamente a fragilidade humana frente aos problemas emocionais. Eu escrevi sobre o assunto não com a visão de um especialista, pq eu não sou, mas do ponto de vista de quem já se viu na mesma situação.
Graças a Deus, eu sou uma pessoa muito atenta a mim mesma, eu precebo mudanças no meu corpo, tanto físicas como psíquicas; e foi me observando que eu percebi que não estava bem. Eu tinha suportado tantos momentos difíceis, como perdas e doenças, que o meu emocional já não era o mesmo; eu estava estressada demais, cansada demais, que eu não me reconhecia; nem eu me suportava. Pensando na minha família, e em mim tb, é claro, eu procurei um psiquiatra pra uma avaliação e, em 2-3 semanas, eu já era outra pessoa, quero dizer, eu voltei a ser eu mesma rssrsrsrsrsr... 
Quando eu descobri o tumor, uma das primeiras coisas que eu fiz foi conversar com o meu psiquiatra; primeiro ele me perguntou como eu estava me sentindo diante de uma notícia tão ruim, e eu respondi que estava bem, tranquila até demais; e ele, então, me disse uma coisa bem interessante que eu guardei pra mim: Renata, eu acompanhei um homem que perdeu mais de $300 mil em um golpe, que teve o seu patrimônio abalado, mas que reagiu bem; trabalhou, deu a volta por cima, reconstruiu, enfim... Este mesmo homem, anos depois, foi diagnosticado com câncer de estômago e, frente a possiblidade da morte, surtou; ele entrou numa depressão tão profunda, que eu tive que acompanhá-lo com medicamentos fortes, pq ele estava entregando os pontos, ele queria morrer, sem mesmo se tratar. Depois que ele começou a reagir aos remédios, tratou o câncer com tranquilidade, fez quimioterapia, e hoje está curado. O que eu quero dizer é que tem pessoas que suportam muitas coisas na vida, mas se desestruturam diante de uma doença como o câncer. Se a sua cabeça está bem, vc já tem metade do tratamento do câncer nas mãos, pode ter certeza que vc já está quase curada, pq o seu emocional conta muito.
Vcs têm me acompanhado e sabem que eu estou bem; tenho meus altos e baixos normais, dias bons, dias nem tão bons, mas, com a graça de Deus, tenho levado tudo numa boa; porém, nem todo mundo reage como eu, muita gente fica realmente abalada, o desequilíbrio emocional é tão forte que algumas pessoas esquecem que estão se tratando pra cura e só vêem a morte, é como se não tivessem mais chance.
Uma das coisas que a minha oncologista sugeriu, assim que eu soube que teria que fazer a quimio, foi que eu tivesse um acompanhamento psicológico durante o tratamento, pela importância do equilibrio emocional... E eu quero ter, mas é tanta coisa na minha cabeça que eu ainda não marquei a primeira consulta; mas eu vou marcar, prometo que vou rsrsrsrsrsrs... Eu sei que, por mais que eu esteja bem, nunca é demais cuidar da cabeça num momento destes que estou vivendo; mas, infelizmente, nem todo mundo tem esta consciência, né??? O preconceito e a falta de informação fazem com que muitos pacientes sofram mais do que o necessário ou, até mesmo, morram por não ter ajuda. Eu soube de uma mulher que ao ser diagnosticada com câncer morreu de tristeza antes mesmo de começar o tratamento; sem falar dos inúmeros casos de pacientes que entram numa depressão tão profunda diante do câncer, da aids e de outras doenças, que antecipam a morte... morrer, todos nós vamos, uns mais cedo, outros mais tarde, mas todos nós vamos morrer; a não ser que sejamos arrebatados antes rsrsrsrsrsrsrsrs... (Pra quem não é familiarizado com a bíblia, o arrebatamento é uma promessa bíblica, vc pode conferir em 1Ts4:16-18).
O fantástico de ontem mostrou uma reportagem sobre curanderismo abordando a história de algumas pessoas, diagnosticadas com câncer, que morreram por não aceitarem o tratamento convencional e buscarem, nas promessas de um picareta, a cura através de meios alternativos. Quem assistiu, de primeira, deve ter pensado: Como pode ser tão ingênuo assim??? Mas, pensando bem, não é uma questão de ingenuidade ou de idiotice, é uma fuga emocional. Lidar com um diagnóstico ruim não é uma coisa fácil e muitas pessoas, atemorizadas com a possibilidade de enfrentar a quimioterapia, de perder os cabelos, de ter que enfrentar os olhares de piedade, os julgamentos da sociedade, se agarram a qualquer possibilidade que as livrem de passar por um caminho tão sofrido. No meio evangélico é conhecida, e propagada pela tv, a busca de milhares de pessoas pela cura. É só ligar a tv pra ver homens, que se dizem pastores, prometendo curas e milagres pra todos os tipos de doença; esquecendo que, acima da vontade deles, existe a vontade de Deus. Deus curou no passado e cura hoje - isto pra mim é fato - Ele pode fazer milagres, como já fez na minha vida, e pode fazer na vida de qualquer pessoa que o busca - pra quem crê, isto é inquestionável -mas as coisas nem sempre acontecem como queremos ou esperamos; não é por falta de fé, por isso ou por aquilo; somos humanos, estamos sujeitos à doenças, a morte, a perda e a dor. Quando Deus opera um milagre e somos curados, os exames e os médicos assinam embaixo, a cura é comprovada por exames e não da boca pra fora de um pastor, de um curandeiro, ou seja lá quem for, por mais que vc acredite nele.
Assim como existem milhares de pessoas ao redor do mundo se tratando de diabetes, de pressão alta, de dor de cabeça, de prisão de ventre, enfim... o câncer tb pode ser tratado, principalmente, quando diagnosticado precocemente. O que não dá é ficar parado esperando a morte chegar.
O tratamento é chato??? é muuuuuito chato, mas passa. O que não podemos é deixar que o tratamento fique pior do que já é, nos entregando ao medo, à angústia, à tristeza... Se vc está mais triste do que pode suportar, procure ajuda, fale, não guarde pra vc. Meu pastor dos EUA costumava dizer que nós não somos ílhas, não podemos ficar isolados, devemos dividir os nossos problemas com outras pessoas pra que eles não sejam tão pesados.
Por hoje é só.

2 comentários:

  1. Quero muito ir te ver, quero que você divida comigo seus problemas, conquistas, alegrias, saudades, o que quiser. Mas antes a virose tem que sair de mim...rrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. E eu quero muito que vc venha rsrsrsr... mas vc tá certa, nada de vírus perto de mim.... bjs

    ResponderExcluir