"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 7 de maio de 2011

Jogando conversa fora

Estou escrevendo aqui no blog enquanto espero minha irmã do meio vir me pegar pra um passeio com minha filha. Nem sei ao certo o que vamos fazer ou pra onde vamos, o negócio é não ficar em casa, sair nem que seja pra dizer que saiu rsrsrsrsr... e aí, aproveitar pra colocar a conversa em dia, já que essa irmã minha mora no Rio.
Depois que eu comecei a quimio, eu tenho me observado mais no espelho, fico imaginando como vou lidar com as possíveis mudanças que podem ocorrer durante o tratamento. Tem muita gente que reclama que a quimio engorda, outros que incha; eu mesma sempre achei que a cor da pessoa muda e que o rosto fica inchado. Assim que eu soube da possibilidade de ter que fazer a quimioterapia, eu perguntei sobre o ganho de peso e, tanto a onco quanto o mastologista disseram que o que engorda é o que entra na boca rsrsrsrsrsr... ou seja, a quimio não engorda diretamente. Segundo a onco e a enfermeira o paciente pode sim inchar, mas que volta ao normal com o fim do tratamento.
Quanto a cor da pele eu não sei ainda pq esqueci de perguntar, mas eu deduzo que seja pq as pessoas em tratamento não podem se expor ao sol, pq mancha a pele, então, dá aquele aspecto de abatimento.
Eu ainda não estou com aparência de doente, graças a Deus rsrrssrsrsrs... hoje mesmo, enquanto eu me olhava no espelho, fiquei imaginando que ninguém que não me conhece é capaz de dizer que eu estou fazendo quimioterapia. Me vejo normal e, o melhor, estou me sentindo normal. A única coisa estranha é que há alguns dias começou a aparecer algumas espinhas; eu deduzo que seja por conta da quimio pq eu nunca tive espinhas. Fora isso, o resto está normal.
Eu participo de uma comunidade do orkut pra pessoas que estão em quimio ou que já fizeram, e me assutei com alguns depoimentos de ganho de peso, tipo: tem gente que alega ter aumentado o peso em mais de 10 kilos durante o tratamento. Mas ninguém sabe se foi por ansiedade, depressão, enfim, pelo emocional abalado.
Eu ainda estou muito no começo pra opinar, o que eu sei, até aqui, é que eu não consigo passar da hora de comer, pq me dá uma fraqueza enorme e eu acabo comendo mais.
Já por medo de engordar muito e por questões de saúde mesmo, eu cortei o pão branco, agora só integral, cortei tb líquidos durante as refeições e chocolates, que eu devorava na ansiedade. Outra coisa que eu tirei foram as bebidas diets, por causa dos adoçantes artificiais. Li muitas pesquisas sobre eles depois do câncer e achei melhor tirá-los da minha vida.... Depois continuo, minha irmã chegou.


4 comentários:

  1. Oi Renata, faz um tempinho q sigo o seu blog. Eu tbm já passei pela quimio, duas vezes!!!rs. Eu sofri muito com os vomitos, muito mesmo, engordei bastante. Engordei pq eu comia!!!!! Comia tudo o que nao podia, rsrs. depois fiz dieta e voltei ao normal. Faz pouco tempo q acabei com o segundo tratamento, e dessa vez cuidei muito e ainda cuido o q como, nada de açúcar, pao branco e muita, muita verdura.
    Continue sendo positiva e animada, que isso faz com q a quimio pareça menos dura.
    Bjs.
    Elaine.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, todo mundo tá me dizendo que engorda mas ninguém foi sincera como vc de dizer que comeu muito rsrsrsrsr... vou tentar me cuidar, mas o mundo está conspirando contra mim, todo dia tem uma festa e é comida, comida e mais comida...meus amigos até brincam que crente não bebe mas compensa comendo rsrsrsrsr... bjs

    ResponderExcluir
  3. Prima, Paulo não tem engordado nada! Ele inclusive tem segurado a boca e todo mundo acha que ele está mais magro. Relaxe que acho que tem muita neura nisso aí! Cheguei de Sampa hoje e nem deu pra dizer pessoalmente: FELIZ DIA DAS MÃES!!!! Bjocas, Lila.

    ResponderExcluir
  4. Lila, Paulo engordou, mas é verdade que ele tem emagrecido...bjs

    ResponderExcluir