"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deus e o comércio

Eu quero começar essa postagem dizendo que a minha garganta não está 100%, mas a médica liberou o remédio que eu trouxe do Canadá, então, estou melhor, nem sinto mais dór de cabeça e tive um dia normal... fiz minha ginástica!!! continuo bem animada, hoje suei mais do que ontem rsrsrsrsrs...
Mas hoje eu não estou aqui pra falar de mim. Eu li uma reportagem no site da Globo que me deixou indignada, e como eu escrevo muitas coisas aqui no blog, nada mais que normal que eu divida com vcs algo que me incomodou profundamente.
A matéria em questão aborda a pretensão do cantor Latino em entrar no ramo de músicas Gospel, mas, pasmem vcs, sem ser evangélico, católico ou qualquer outra coisa. Segue o link: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1661790-9798,00-DEPOIS+DE+FESTA+NO+APE+LATINO+PLANEJA+CARREIRA+NO+UNIVERSO+GOSPEL.html
Como vcs sabem eu sou evangélica, há mais de 10 anos atrás eu deixei minhas raízes católica e espírita e me converti numa igreja evangélica nos EUA. Pra quem não sabe, assim como o Brasil tem maioria católica, nos EUA a maioria é evangélica.
Eu frequentava na Florida uma igreja sem denominação - coisa comum nos EUA - dirigida por um Pastor formado pela Assembleia de Deus. Pra minha sorte, ele era um homem que prezava em ensinar a palavra, a bíblia, com seriedade. Através de muitos estudos, de anos de escola bíblica, eu fui aprendendo a distinguir a verdade da mentira, o que é sério e o que é enganação. É claro que nem sempre é preciso ser formado em teologia pra reconhecer uma picaretagem, muitas vezes está na cara, mas outras não, é bem sutil. Picaretas, corruptos e sem-vergonhas existem em qualquer lugar e em qualquer religião. Vcs mesmos  devem conhecer muitos mau caraters no trabalho, na vizinhaça, na escola dos filhos, enfim, no meio religioso não é diferente. Infelizmente, tem muita gente se dando bem e querendo se dár bem usando a fé como step. Eu evito determinados programas de tv, cantores e pregadores, pq eu não aguento ver a cara-de-pau de algumas pessoas que se dizem pastores e que na verdade não passam de comerciantes sem escrúpulo.
E hoje, enquanto eu lia a tal reportagem, eu pensei: o negócio tá tão bom que até quem não é crente quer cantar pra crente... pode??? O dinheiro é a raiz de todos os males, diz a bíblia; as pessoas fazem qualquer negócio pra ganhar mais, até usar o nome de Deus, é o vale tudo.
Mas, por outro lado, assim como tem muita gente querendo tirar proveito da fé alheia, a boa notícia é que tb tem muita gente fazendo um trabalho sério, muitos homens e mulheres de Deus que vivem o que pregam.
Se vc me perguntar o por quê de eu ter escolhido ser evangélica, eu vou te dizer que eu, simplesmente, me apaixonei pela bíblia. Muitas religiões têm a bíblia como manual, mas não a estudam de fato, as pessoas se contentam em ouvir o que o líder fala ou repete, sem, ao menos, saber se é verdade. E eu encontrei nessa igreja nos EUA, um Pastor que tinha prazer em estudar a bíblia, ele pregava com tanta paixão, com tanta verdade, que eu era tocada, eu sentia como se Deus falasse comigo através daquele homem, pq ele não sabia da minha vida e, ainda sim, as pregações respondiam exatamente às minhas necessidades emocionais.
Então eu comecei a estudar, fui mergulhando nas histórias, entrei num seminário - não concluí por complicações na gravidez - participei de inúmeras palestras e estudos com homens respeitados como Luiz Sayão, Abraão de Almeida, Renê Kivtz e muitos outros. Cheguei a ter aulas de hebraico, mas, infelizmente, não pude levar adiante. Tudo pra conhecer mais, pra saber mais; eu não queria falar do que eu ouvia falar, eu queria falar do que eu acreditava, e como acreditar sem conhecer??? Não dá, né???
Tem um versículo no livro de Jó que eu sou apaixonada que diz assim: Jó42:5 "Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram." Este versículo diz exatamente o que eu acredito: Vc só conhece a Deus de verdade quando vc tem experiência com Ele, quando vc busca conhecê-lo, é totalmente diferente de falar simplesmente de Deus. Muita gente por aí fala de Deus, prega sobre Deus mas, nem de longe, vive o Deus que prega.
O cantor Latino quer cantar sobre Deus, bom pra ele, todas as pessoas têm o direito de cantar e falar do deus que acreditam ou da forma que acreditam em Deus, mas daí a querer cantar como gospel são outros quinhentos, né??? Me parece algo do tipo: Tá dando dinheiro, então, eu tô dentro...
Eu sou membro da Igreja Batista de Pavão e, atualmente, por estar em Salvador, frequento a Igreja Batista da Pituba. Ambas igrejas são ligadas à Convenção Batista e são independentes, o que significa que os membros é que, por votação, escolhem e contratam o Pastor, que é o líder espiritual, mas funcionário da Igreja e não dono dela. Ele tem um salário, direitos trabalhistas enfim, é um contratado. Ele é quem preside, quem lidera, mas não tem poder de decidir as coisas sozinho. As congragações abertas através do trabalho dessas igrejas se tornam autônomas assim que têm condições de se manter sozinhas, o que impede que uma igreja ou um grupo cresça financeiramente em cima de outros... coisa comum ultimamente.
Eu gosto desse sistema Batista pq dificulta a ação de pessoas mal intecionadas, não estou dizendo que não existem, mas eu acredito que tem em menor número que as igrejas presididas por uma só pessoa ou por uma família.
Pra finalizar o meu desabafo, eu gostaria de ressaltar que eu amo Deus e tento viver o que prego, eu não falo, simplesmente, do que eu penso sobre Deus, eu falo do que eu, verdadeiramente, acredito, por isto que eu não consigo ser indiferente diante de tanto oportunismo no meio cristão.

Um comentário:

  1. Muito triste e preocupante mesmo essa notícia Renata!
    Eu sou líder do louvor da minha igreja e como ministro de louvor eu fico profundamente triste com isso. O louvor a Deus deixou de ser louvor pra virar música. Infelizmente, eu acho que isso "suja" o nome dos evangélicos, pois, as pessoas passam a relacionar o tipo de música com a religião...
    Mas, vamos nós seguindo, tentando mostrar a verdade do amor de Jesus!

    PS: Nossa que legal que você começou a aprender hebraico, muito legal mesmo!

    ResponderExcluir