"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O melhor lugar da terra

Oi gente, estou morta de cansada, mas resolvi escrever pra descontrair um pouco rsrsrsr... O curso que eu tenho feito na SFU tem sido bem legal, principalmente no inglês. As aulas são voltadas pra conversação e diminuição de sotaque e eu acho que tem valido a pena. Eu sei que é muito difícil falar inglês como canadense quando se aprende na fase adulta, mas é possível melhorar, ou, pelo menos, tentar rsrsrsrs...
Como eu moro em Richmond e as aulas são em Surrey, eu tenho que dirigir uma média de 40 min todos os dias pra ir e pra voltar. Poderia ser um fardo pra mim, mas a estrada é maravilhosa!!! parece um tapete de tão lisa e perfeita que é. Dirijo encantada com a estrutura e as paisagens do caminho. Eu vou com o som ligado adorando a Deus e contemplando tanta beleza ao meu redor.
O slogan que eu vejo nas placas dos carros diz bem o que eu penso daqui. Dá uma olhada:


Hoje um amigo meu que mora nos EUA deixou uma mensagem pra mim no face dizendo que o coração dele só tem lugar pra Flórida... mas é claro que ele ainda não conheceu o melhor lugar da terra, né??? rsrsrrsrsrs... Quem conhece isso aqui se apaixona.
A natureza abundante e perfeita desse lugar nos faz esquecer até do frio. Eu mesmo amo o mês de Dezembro. Fica tudo tão iluminado, tão bonito!!! as pessoas arrumadas, usando e abusando dos casacos e botas... nem todo mundo, pq eu prefiro o moleton rsrsrsrsr... mega confortável e bem quentinho rsrsrsrsr... Mas no geral a cidade fica elegante.
Diferente da Flórida eu acho que Vancouver tem vida, sabe??? Muita gente andando pelas ruas, muitas opções de lazer, mais calor humano.
Eu, pessoalmente, acho os canadenses mais abertos e amigáveis que os americanos, mas não dá pra generalizar. Lembram da minha amiga que chegou do Ceará??? Pois é, hoje ela me ligou arrasada com a frieza da professora da filhinha dela. Ela disse que saiu da escola chorando por ter que deixar a filha com uma professora que é uma pedra de gelo, que não faz a mínina questão de ser carinhosa com a criança mesmo sabendo que ela não fala o idioma e não tem amigos ainda. 
Ela me ligou pra saber se era normal, o que eu achava, o que ela deveria fazer pq ela estava se sentindo a pior mãe do mundo. 
Infelizmente tem gente fria mesmo, tanto nas escolas daqui como nos EUA, mas não é todo mundo. Minha filha teve professoras muito melozas no preschool e no kindergarten, daquelas que abraçam e beijam toda hora. Só agora no grade 1 é que a professora é mais séria.... Ok, minha filha está numa escola judaica e a cultura é mais parecida com a brasileira, talvez não dê pra comparar. Mas eu conheço crianças que vão a uma escola perto de minha casa chamada McKay e elas amam!!! Ou seja, depende.
Bom, minha amiga conversou com a assistente social e ela ficou de marcar uma reunião com a escola. E, ao mesmo tempo, ela já está se informando sobre a escola católica pro ano que vem. Como a família é católica eu sugeri que ela procurasse as escolas católicas daqui. Pra quem não sabe o preço delas é bem acessível e é uma ótima opção pra quem está a procura de uma escola privada. O valor fica na faixa dos $200 por mês.
Voltando a falar do melhor lugar da terra, as vezes eu penso que eu não deveria falar tão bem daqui não, pq cada dia que passa mais brasileiros procuram Vancouver pra viver rsrsrsrsrrs... Brincadeirinha!!!! Isso aqui é lindo demais e a qualidade de vida é incrível, mas não funciona pra todo mundo. O custo de vida é alto, bem mais alto que outras regiões do país e o sacrifício pra se viver aqui pode não valer a pena. Eu só acho que é difícil pra quem viveu aqui se acostumar com qualquer outro lugar.
Que o Senhor nos dê um resto de semana abençoado.
Boa noite.

3 comentários:

  1. Olha Rê, acho que sua amiga deveria marcar uma reunião com a supervisora ou a direção da escola. Isso é inaceitável e se ela não fizer nada, nada mudará! Aconteceu isso com Bruna quando moramos em Edmonton! Não deixei por menos!! Falei tudo o que estava engasgado e de todo o mal que a prefessora estava causando a minha filha. E isso falei diretamente com a professora! No outro dia a postura dela com Bruna e comigo já era outra! Estava um doce! Infelizmente ela já tinha causado um trauma em Bruna!
    Acho importante ela falar o perfil da filha dela e da família! Mostrar que são pessoas cultas e ímpares, que não vão admitir nenhum tipo de desconforto para com a filha deles! Tem que chegar junto mesmo, se fazer preente!
    Antes de Sophia começar as aulas marcamos um appointment com a professora dela. Expusemos tudo sobre Sophia. Foi ótimo! Sophia adora ela!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Estes amigos do Ceara, tem um desapontamento atras do outro. OMG! eles não estão entendendo a postura do outro pais...Aqui no Canada o senso de humor eh diferente. Eles não se tocam. Não se beijam.A distancia do respeito eh de um braco distante da outra pessoa.Os professores não saem dando sorrisinhos para ninguém. Isto não significa que são gelados e malvados.Eh a cultura mesmo, não tem jeito e se eles ficarem se ofendendo por tudo, aconselho a estudar a cultura, a estória e a língua antes de tentar imigrar. O lado francês eh mais parecido com os costumes brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Eu nao tive problemas com professoras, mas sempre achei a maneira delas se relacionar com crianças super "frias. Com exceção da Grade 1 que era um doce, uma senhora ja quase se aposentando. Mas as seguintes, so davam enfase nas kids com falta de atenção, falta disto e daquilo. Nas reuniões, PACS, eu notava que se não falassem nas crianças difíceis parece que não estavam trabalhando, rs. Hoje minha garota ja esta no High School e sobrevivi as reuniões do Elementary School. Imagino o choque cultural das maes que estão chegando com filhos pequenos sem ter uma base daqui. Explico, qdo a coisa apertava meu husband ia falar polidamente com as professoras por ele ser canadense e ter estudado nas escolas daqui e ja sabia do sistema. Recado para pessoal do post : não se stressem. As professoras não farão nenhum agradinho em especial. Vcs receberão aqueles certificados de bom aluno, bom colega reconhecimento disto e daquilo e sera assim mesmo.rs, mas tudo ficara bem. Marilia BC

    ResponderExcluir