"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 15 de julho de 2011

Você e Deus

Amigos, eu estava meditando em um texto que merece ser compartilhado.
Tenho certeza que vocês, assim como eu, de vez em quando, param para refletir sobre o rumo que a vida de vcs está tomando. É natural do homem nunca estar satisfeito, principalmente, quando se tem motivos, como é o caso da maioria das pessoas rsrsrsrrs... Quem é que não tem problemas??? seja financeiro, de saúde, de trabalho, no casamento ou mesmo a espera pela resposta do consulado, todo mundo têm alguma coisa pra se queixar... inclusive eu rsrsrsrsrs... Infelizmente a vida ainda não é perfeita.
Quem acompanha blogs, mesmo que não se identifique, começa a aprender um pouco sobre a vida de quem escreve. E é interessante que quem escreve passa a ter um relacionamento, às vezes até de amizade, com outros blogueiros, como tem sido o caso de muitos que eu acompanho nessa saga rumo ao Canadá. São tantos meses em contato uns com os outros, falando sobre o Canadá, que acabamos dividindo as nossas expectativas, frustrações, conquistas, enfim, nos tornamos conhecidos mesmo sem nos conhecer. 
Nesta jornada online muitos acabam expondo sua fé; alguns em si mesmos, outros em energia, amuletos, santos, e outros em Deus. Na hora que a coisa aperta, que o bicho pega, todo mundo recorre ao que acredita, pq ninguém está preparado pra aceitar o ruim da vida, né???
E hoje eu estava lendo um versículo que eu considero profundo, está em Mt15:8 e diz assim: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim."
Eu queria que vc refletisse comigo sobre como é fácil falar de Deus, abrir a boca pra colocá-lo nas nossas frases, nas nossas conversas; dizer que acreditamos NEle... é cômodo aprender uma reza e repeti-a quando as coisas não vão bem, na esperança que as palavras passadas de mãe pra filho sejam poderosas pra mudar qualquer situação. Quando, na verdade, o relacionamento com Deus deveria ir além de palavras soltas, deveria ser algo íntimo, sincero e verdadeiro entre você e Deus, entre mim e Deus; deveria ser contínuo, fazer parte das nossas vidas, e não somente quando precisamos desesperadamente de um milagre ou de uma intervençao divina.
O que está acontecendo nos dias de hoje é que muita gente têm preconceito em demonstrar um interesse mais sério por Deus - pq isso é pra gente ignorante - e acaba buscando na filosofia, nos livros de auto-ajuda ou nas interpretações espiritualistas de alguns autores, um caminho mais "sofisticado" de fé. O problema é que, até onde eu tenho visto, nenhuma sabedoria humana, por mais encantadora que seja, substitui o relacionamento do homem com o Deus verdadeiro.... Como assim??? é simples, somente a fé em Deus é capaz de transformar a vida de uma pessoa, de fazê-la superar com tranquilidade e paz os mais difíceis desafios. Nem a morte assombra os que têm a sua confiança em Deus.
Uma vez me disseram, numa das minhas sessões de quimio, que só de me ver dava pra perceber que eu era crente, pela paz que eu transmitia mesmo em meio a luta. A paciente que fez esse comentário completou que toda vez que ela vê uma pessoa levando o câncer numa boa, ela chega perto e pergunta se a pessoa é cristã, e a resposta sempre é positiva; segundo ela, os que tem fé em Deus não se intimidam com a seriedade da doença, a fé é mais forte.
No versículo que eu citei acima(Mt15:8), Jesus estava criticando os religiosos pq, ao contrário do que muita gente pensa, religiosidade não é sinônimo de espiritualidade. Jesus criticava e exortava as pessoas que falavam de Deus, mas que não o conheciam de verdade, e nem se esforçavam em conhecê-lo, pq eles eram pura fachada; eram pessoas que demonstravam por fora o que não eram por dentro... é aquela velha história: PROPAGANDA ENGANOSA rsrsrsrrss... E Jesus os considerava hipócritas.
Assim como no passado, na época de Jesus, ainda hoje Deus não está interessado em religiosos, em pessoas que o honrem só com os lábios; Ele quer corações que estejam sedentos por Ele.
Ele quer te ouvir, Ele quer me ouvir; não através de rezas repetidas incansavelmente, mas quer que nós dividamos com Ele nossas angústias, medos, preocupações. Ele disse "Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mt11:28
Eu já passei bons pedaços na minha vida, momentos que eu pensei que não ia aguentar, mas eu encontrei no Deus invisível - que não pode ser visto e nem tocado, mas que é real - o consolo, o renovo, a força pra recomeçar. Eu tenho certeza que se você buscá-lo de todo o seu coração, assim como aconteceu comigo, você terá sua vida transformada. "Buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jr29:13
Mesmo que as lutas não cessem, ainda sim, pode apostar que vc terá forças para prosseguir.

2 comentários:

  1. Com certeza, Renata!Busque lá dentro do seu coração, que Ele está lá, para te guiar sempre...bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata, meu nome é Igor e sou do Rio Grande do Sul. Há alguns dias encontrei teu blog e desde então tenho lido desde o início para conhecer toda a tua história, mas só agora decidi deixar meu comentário. Também tenho o sonho de um dia morar no Canadá mas, diferente de vocês, meu negócio é neve! Meu objetivo é o Québec, talvez porque já estou um pouco mais acostumado com o frio (se bem que, apesar deste último inverno ter sido realmente frio, o calor aqui no RS tem sido horrível) :-) Também sou cristão e, de acordo com o que tenho lido, vejo que compartilhamos de muitos princípios e também por isso não posso deixar de comentar que tem sido inspirador ler teus posts até aqui (isso que ainda estou uns 2 anos atrasado). Poderia estar curioso para saber o que vai acontecer no teu futuro - em 2012 e 2013 - mas pelo "andar da carruagem" já sei qual será o desfecho. Uma das coisas que mais me chamam a atenção é a forma como tu te relacionas com Deus... me lembra Enoque, que conversava com Ele. Talvez isso é o que falte em nosso mundo hoje em dia, essa conversa franca com nosso Criador. Gosto muito da citação de uma escritora cristã americana que diz que orar "é abrir o coração a Deus como a um amigo". É exatamente o que vejo no teu relato, é possível sentir como Deus está próximo. Hoje eu lembrava que tenho alguns problemas para resolver e que, neste momento, são bem maiores do que eu. Mas me veio na memória a tua história, alguns dos textos que tu compartilhaste e também conversei com Deus. Incrível não ficar feliz com a paz que nos invade. Só posso pedir a Ele que continue abençoando a ti e a tua família grandemente! Um abraço!

    ResponderExcluir