"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















segunda-feira, 18 de julho de 2011

Na espera

Eu estou vivendo, mais do que nunca, um momento de espera. Eu sei que a maioria de vcs que lê o blog tb tem tido que esperar, principalmente, os que estão no processo de imigração... é difícil controlar a ansiedade e viver o hoje sabendo que não há nada a ser feito pra adiantar o tempo, é algo fora do nosso alcance.
Eu comecei a semana um pouco triste devido a minha quinta quimioterapia na próxima sexta, é a penúltima. Eu sei que não sou perú pra morrer de véspera, sofrer com antecedência, mas só de pensar nos remédios entrando em mim já dá uma angústia... Meu marido me disse ontem que eu deveria me sentir feliz, afinal, já estou chegando no final do tratamento; o problema é que, apesar de saber que em breve todo o meu sofrimento será passado, eu tb sei que não será fácil esperar pelo final do tratamenento sabendo que eu ainda vou passar por mais duas sessões. É angustiante esperar pela próxima quimio, saber que vou ter que esperar pelos efeitos colaterais, esperar eles passarem, melhorar e, logo em seguida, esperar pela última quimio, mais esfeitos colaterais, e depois esperar pelos exames pra, enfim, esperar o grande dia de poder embarcar pro Canadá, que eu tenho esperado por anos... é muita espera pra uma pessoa só!!!
Às vezes eu entro no craigslist pra procurar apartamentos, vê os preços, ter uma ideia de moradia, enfim, mas não me ajuda muito; quando eu me animo com algum anúncio eu logo lembro que eu tenho que esperar, afinal, ainda não tenho nem a data de quando eu vou. Na minha situação, eu tenho que esperar a quimio terminar pra agendar a minha ida, pq as datas das sessões dependem diretamente da minha imunidade, ou seja, só um exame de sangue no dia ou na véspera da quimio é que libera o tratamento. Eu não posso arriscar comprar as passagens e depois ter que adiar por não ter feito a quimio no dia certo... Pra alguns pode ser falta de fé, mas eu não posso bater meu pé e marcar a minha ida pra Vancouver sem terminar o tratamento pq eu não conheço os planos de Deus; a minha fé é NEle, está em saber que Ele está no controle e não na minha vontade. É comum eu ouvir pessoas declarando bênçãos, dizendo que as coisas vão dar certo pq Deus é Pai, Deus é bom, enfim... Deus é Pai mesmo e Ele é bom, porém, Ele não vê as coisas como nós vemos; nós somos limitados e só enxergamos o agora, enquanto Ele vê o ontem, o hoje e o amanhã; nem sempre o que dá errado deu errado mesmo. Quantas vezes as coisas deram erradas pra vc, vc se entristeceu, reclamou e depois de algum tempo percebeu que foi o melhor??? Eu mesma, quando jovem, namorei com algumas pessoas que hoje, depois de casada, eu agradeço tanto a Deus por não ter dado certo; na época eu sofri, não entendi o pq, mas hoje, quando eu olho pro meu marido e minha filha, eu sei que tudo saiu da melhor maneira possível, foi a misericórdia de Deus em minha vida.
Eu sei que é difícil ver o agir de Deus quando as coisas não vão bem; é complicado acreditar que Deus está conosco quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer, quando o nosso casamento não vai bem ou quando o tão sonhado visto não sai, é péssimo nos deparar com nossas limitações!!! quem gosta de perder o controle??? ninguém gente, eu posso garantir que ninguém leva os "nãos" da vida ou os obstáculos completamente numa boa, mas é aí que entra a fé. A minha fé não está no que Deus pode fazer por mim e sim em quem Ele é, pq somente conhecendo quem Deus é, conseguimos entender, ou aceitar, os altos e baixos que fazem a nossa história. Foi assim com Daniel, com Davi, Jó, Paulo e o próprio Jesus; todos eles tiveram muitas lutas em suas vidas, não foi fácil, mas Deus nunca os abandonou.
Hoje a Bia do blog Canadá Caminho do Coração recebeu os passaportes com os vistos, a longa espera dela chegou ao fim... fiquei muito feliz por ela, eu tenho acompanho a sua saga rumo ao Candá já há um bom tempo... Em menos de dois meses, se Deus quiser, vcs vão poder dizer o mesmo de mim, que a minha espera acabou, mas o interessante da vida é que, assim que alcançamos os nossos objetivos, logo aparecem outros, e a vida segue.

2 comentários:

  1. Renata querida!!!
    Quando menos vc se der conta, tudo isso terá passado e vc vai estar curtindo seu lar no Canadá!
    Se Deus qser!
    bjnhos
    Pam

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam, obrigada amiga, eu não vejo a hora disso acontecer...bjs
    Renata

    ResponderExcluir