"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 8 de julho de 2011

Momento lágrimas

Hoje eu tive uma melhora considerável, e, pra mim, veio na hora certa pq a médica já estava querendo que eu fosse na clínica me hidratar; tudo que eu não queria. Graças a Deus o dia já está chegando no fim e continuo bem, dentro do possível; ou seja, não vou precisar passar por exames, agulhas e medicamentos, pelo menos, por enquanto.
O drama do dia ficou por conta da minha filha; depois de uma semana me vendo abatida e bem debilitada, hoje, ela expressou sua carência de mãe. Pela manhã saiu com a avó e o primo, que ela ama, e voltou bem irritada, choramingando, pedindo por mim. Eu dei colo, mesmo com poucas forças, fiz carinho, dei banho, enfim, me doei ao máximo pra minimizar a angústia que eu via que ela estava sentindo.  Ela, então, pediu que eu fosse levá-la pra escola, na verdade, exigiu com muitas lágrimas, e eu fui. Minha mãe me acompanhou, pq ainda não estou 100%, e fomos nós 3. Pelo caminho minha filha ia, com um sorriso no rosto, perguntando se eu ia ficar na escola com ela, e eu tive que dizer que não; pronto, foi o suficiente pra ela ficar irritada, começar a chorar... a assistente veio pegá-la e a situação ficou dramática, ela gritava por mim como se eu a tivesse abandonando, parecia sentir uma dor profunda...
Numa situação normal eu interpretaria a cena como manha de criança, mas, levando em consideração tudo o que estou vivendo, principalmente, nos últimos dias, o quadro tomou uma outra dimensão aos meus olhos.
Eu sei que não me contive, cai nas lágrimas, chorei de ver minha filha sofrendo... não por causa da escola, mas pelo momento que estamos vivendo; eu sofro e eu sei que ela sofre junto, mesmo sem ter consciência. Pois ela gritava, eu chorava por ela e minha mãe chorava por mim, três gerações às lágrimas... dramático!!!
Não sei onde busquei força pra deixá-la na escola, pq minha mãe me perguntou se eu queria que ela fosse pegá-la de volta, mas eu não quis. Mesmo diante das emoções da situação, eu tive discernimento pra entender que se eu a tirasse da escola eu não estaria ajudando em nada, pelo contrário, estaria prejudicando, afinal, a escola é um lugar que ela gosta de estar e que ela precisa estar; se hoje eu a tirasse, como seria nos outros dias??? Mas só Deus sabe o que eu senti...
Mas tudo isto está passando, graças a Deus, ESTÁ PÁSSANDO... Muito obrigada pelo apoio, palavras de conforto, orações, vcs não tem ideia como renovam as minha forças.

5 comentários:

  1. Renata, eu acredito que se estivesse na sua situação essa seria a parte mais difícil de todas. Nào sei o que te dizer só queria te sugerir que vc não deixe de explicar as coisas pra sua filha. Se ela puder entender, do jeito infantil claro, que a mamãe não está longe dela porque quer, que tudo que a mamãe está fazendo é pra ficar boa de uma doença e poder estar sempre com ela, essa compreensão é o melhor alívio que ela pode ter. Lógico que as crianças são imediatistas e querem a mãe AGORA mas elas conseguem entender quando não falta amor, quando o amor está sempre junto delas mesmo que a situação não seja a mais adequada. Nunca esqueça que sua filha não deixou de receber amor por nenhum instante e é essa a marca que vai acompanhar ela por toda a vida.
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Olha, Renis, chorar nem sempre é sinal de fraqueza, né? Não dá pra gente sentir tudo, não dá pra passar pelos perrengues da vida sempre fortes.Que bom que você chorou! E acho que essas lágrimas se referem a muitos dias. A panela de pressão relaxou mais...Concordo com o comentário de Marcia. Converse com Té. E como conversamos hoje, só falta um pouquinho! Amo você, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. A caminhada está sendo árdua e como.... mas continue com a cabeça erguida que "cantaremos o hino da vitória!" Vc me mandou isso outro dia... e hoje devolvo à vc. Deus tem te sustentado durante todo esse percurso e não é no final que Ele irá desampará-la! Eu aguardo anciosamente o dia de vê-la, e poder junto com vc agradecer a Deus, ouvindo junto com toda a igreja o seu grande testemunho ! Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Renata, eu não sei se vc já faz isso mas se não faz, vai a sugestão: Antecipa pra sua filha tudo o que vai acontecer, não deixe ela ser pega de surpresa. Antes das sessões de quimio é bom avisar: "a mamãe vai tomar remédios amanhã, provavelmente depois eu vou ficar fraquinha, vou precisar dormir muito pra acordar forte e poder brincar de novo contigo. Não precisa ficar com medo, enquanto a mamãe descansar a vovó vai brincar contigo e vai te levar pra escola. Depois, quando a mamãe não estiver mais cansada a gente volta a fazer tudo juntinhas."

    Sabendo o que vai acontecer e o porquê dessas mudanças ela vai se sentir segura.

    Desculpa se eu estiver invadindo a vida de vcs, a intensão é ajudar.
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcia,
    Vc não incomoda em nada, eu fico até encantada com a sua atenção comigo, eu só tenho a lhe agradecer... eu converso muito com minha filha sim, tento explicar tudo, e ela até que entende bastante pra pouca idade, mas tem horas que ela coloca pra fora, de uma forma ou de outra, o que ela está sentindo. Ela sofre me vendo debilitada, senta falta do pai, enfim... não tem como ser diferente, né??? Bjs e obrigada por participar da minha vida mesmo sem me conhecer rsrsrsrrs...

    Ai, Van...como a vida dá voltas, né??? eu queria voltar no tempo e ter 7 anos de novo... eu e vc na escola, sem preocupação e nada na cabeça rsrsrsrrsrs... bjs

    Waguinho,
    Pode esperar que vc vai ver sim, se Deus quiser.... bjs

    ResponderExcluir