"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 16 de julho de 2011

Mais uma de minha filha...

Hoje no final da tarde liguei pra um primo meu que há algum tempo eu não via, devido aos altos e baixos da quimio. Ele até que liga pra saber de mim, mas eu estou sempre dormindo... só pra variar rsrsrsrsrs... E, enquando colocávamos a conversa em dia, falando sobre o Canadá, pq ele e a esposa estão se preparando para o processo via Quebec, eu percebi que minha filha estava quieta demais... criança que não faz barulho está aprontando, pode ter certeza!!! Assim que desliguei o telefone fui atrás dela pra ver o que estava acontecendo, ou melhor, o que ela estava fazendo, e vcs não vão acreditar: ela estava tentando fritar ovos. Ela pegou manteiga, 2 ovos e estava mexendo numa frigideira; a sorte foi que ela não tentou ligar o fogão; só faltava colocar no fogo... Gente, ela só tem 3 anos!!! como que as crianças de hoje estão espertas, né???
Quando eu contei pro meu marido o que ela tinha feito, ele perguntou se eu tomei as coisas das mãos dela; mas eu disse que não, eu deixei que ela ficasse um tempo imaginando que estava cozinhando de verdade. Acho importante incentivá-la a ter interesse pela limpeza da casa, cozinha e etc.
Minha mãe, por trabalhar fora, sempre teve empregada em casa, às vezes, mais de uma, então ela nunca teve tempo e nem interesse de nos ensinar, a mim e minhas 2 irmãs, coisas de casa. É verdade que de vez em quando ela cobrava que a gente tinha que arrumar a cama, o armário, mas era muito raro, no geral, eu e minhas irmãs não tínhamos nenhuma obrigação com os afazeres domésticos. Fomos criadas pra estudar, nos formar e sermos profissionais bem sucedidas sem tempo para os trabalhos de casa, esta é a verdade.
Só que eu escolhi imigrar; fui para os EUA com 23 anos, sozinha, e não levei minha empregada à tiracolo, ou seja, eu tive que aprender a me virar. Os primeiros meses eu emagreci; eu não tinha quem cozinhasse pra mim, eu não tinha noção do que fazer e nem dinheiro sobrando pra comer todos os dias fora. Por várias vezes eu me peguei pensando no quanto eu vacilei em não ter aprendido a fazer alguma coisa, nem que fosse o básico. Passei o primeiro ano comendo bobagem, a comida mais saudável que eu tinha com frequência era a chalupa do Taco Bell, um fast-food mexicano, o taco, tb mexicano, e um combo com arroz, feijão preto e frango de um fast-food chamado Pollo Tropical... era o que me salvava. Mas, com o tempo, eu tive que buscar outras opções, eu precisava comer alguma coisa mais próxima de uma comida verdadeira e, foi então, que comecei a fazer pastas; era com molho branco, com molho vermelho, com frango, com carne, enfim, mergulhei na comida italiana, ou algo que se aproximava dela rsrsrsrrs.... Eu só fui aprender a cozinhar de verdade, quero dizer, mais ou menos de verdade, quando eu cheguei da lua de mel. Meu marido, assim que nós chegamos de viagem, me levou ao mercado pra fazermos a nossa primeira compra juntos - romântico rsrsrsrs... -  e ele me disse com um enorme sorriso no rosto: Amor, hoje eu quero comer da sua comida... Ai, meu Deus, o que eu vou fazer??? Vcs não tem ideia do meu pânico... Nós nos conhecíamos a pouco mais de 1 mês, eu não tinha intimidade pra dizer que eu era um fracasso na cozinha, e nem tinha coragem tb - que vergonha!!! -  eu tinha que dar meu jeito e fazer alguma coisa, então, eu disse a ele que faria, mas que o arroz ficava por conta dele. Eu morreria se saísse um arroz do tipo "unidos venceremos" rsrsrsrsrsr... Já pensou a vergonha??? mico total!!!!
Gente, eu entrei na cozinha e, enquanto meu marido trocava de roupa, eu levantei minhas mãos e orei a Deus alí mesmo: Pai, não há nada de impossível pro Senhor, me ensina a cozinhar, me dá sabedoria... Eu orei com fé, vcs não tem ideia, eu precisava fazer alguma coisa rsrsrsrsrs... Bom, puxei da minha memória as cenas que eu tinha presenciado desde de pequena na minha casa e comecei a descascar a cebola, cortar o pimentão, machucar o alho... fazendo tudo meio que na intuição e no óbvio. Enquanto eu ia criando, pq foi um processo criativo, o meu marido ficava me incentivando: Amor, vc estava escondendo o jogo, hein??? vc domina na cozinha, faz tudo da forma tradicional... Nos EUA ninguém, ou quase ninguém, usa os têmperos como no Brasil, a maioria das pessoas usa têmperos prontos, e o meu marido estava acostumado com isso; mas nem eles eu sabia usar rsrsrsrsr...
Eu sei que eu fiz uma carne de panela e uma salada, e meu marido fez o arroz. Sentamos na mesa pra degustar o nosso primeiro almoço juntos, depois de casados, e o primeiro que eu tinha feito; meu marido tirou até foto, dá pra acreditar??? Eu juro que coloquei o primeiro garfo na boca morrendo de medo, eu sabia que não podia estar bom, só se fosse milagre mesmo rsrsrsrsrrs... Gente, não estava ruim, mas nem de longe dava pra comer numa boa, não tinha gosto de nada kkkkkkkk... Mas Deus é bom, Ele me deu o marido certo... vcs acreditam que ele comeu, elogiou muito - acho que pra incentivar - e ainda repetiu... Alí eu vi que ele era o homem da minha vida rsrsrsrsrs...
Depois desse episódio eu passei a me esforçar; comecei a ligar pra minha avó, pra empregada dela, só pra pegar receitas, dicas, fiz de tudo pra melhorar meus dotes culinários, e, com o tempo, eu consegui. Não sou expert, mas eu garanto a vcs que me viro bem, o suficiente pra não passar vergonha rsrsrsrsr...
Por tudo que eu acabei de contar a vcs, eu acho importante incentivar minha filha a aprender, nem que seja o básico; não quero que ela passe o que eu passei. Eu realmente acho que todo mundo deveria saber um pouco de cozinha... e tem outra coisa: Salvo as exceções, todo homem gosta de comer uma comidinha fresh feita pela esposa amada, é ou não é??? Assim como a maioria das mulheres tb se encantam quando o marido faz uma comidinha gostosa de vez em quando... Vamos pra cozinha!!!

5 comentários:

  1. Oi Renata, tudo bem? Nem todo dia eu comento seus posts, mas eu leio sempre hein!
    Sabe que lá em casa minha mãe criou todos os filhos pros afazeres domésticos, hehehe! Sou eu de homem e mais duas irmãs e minha mãe sempre fez com que todos nós soubessemos de tudo... Sei lavar roupa, cozinhar, sei até costurar se precisar. E quando eu saí de casa pra fazer faculdade fez toda diferença na minha vida. Meu pai também sempre ensinou de tudo, tanto que até minhas irmãs sabem usar furadeira, fazer solda, trocar resistência de chuveiro, enfim, multi-uso total, hehehehe!

    Deus continue abençoando você e sua família... Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava sentindo sua falta rsrrssrrs... não suma não!!! Que Deus te abençoe...bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. AS VEZES PODEMOS TEM{EMPREGADAS] E NAO NOS EMPEDE DE APRENDER A FAZER AS COISAS NORMAIS DE UMA CASA.QUE PODE SER UTIL NO FUTURO!

    ResponderExcluir
  4. Sempre penso em vc nas minhas oracoes, desejo sempre que tudo isso passe logo, que vc retome sua vida e siga seu caminho feliz, sempre na graca de Deus.
    Renata tudo sempre passa, nao ha bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe... pode confiar.
    Mil bjs
    Cristine

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristine, estou vibrando com suas novidades, estou muito feliz por vcs... obrigada pela torcida e pelas orações... bjs
    Renata

    ResponderExcluir