"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 14 de julho de 2011

A ansiedade da partida

Quem acompanha blogs de imigrantes, ou melhor, de candidatos a imigrantes,  está acostumado a ler postagens com relatos minunciosos sobre a ansiedade da espera, a agonia da dúvida, a demora do consulado, enfim, tudo que 99,9% das pessoas que decidem emigrar estão sujeitas a passar... eu que o diga rsrsrsrrrs... Mas quase ninguém conta com detalhes o que vive depois que os documentos chegam e o antes da partida, perído crucial pra quem vai abraçar o desafio da emigração.
Como no final de semana passada eu encontrei um casal de amigos que está indo pra Calgary, e nós conversamos muito sobre isso, e hoje uma amiga blogueira que está indo pra Vancouver comentou a mesma coisa, resolvi escrever um pouco pra vcs sobre a minha experiência.
O marido da minha amiga que está indo pra Calgary comentou que o marido dela estava com diarreia e ela achava que era de ansiedade pela proximidade da viagem, e eu concordei com ela, pq com o meu marido foi a mesma coisa. Tanto quando viemos dos EUA pro Brasil, quanto como nas vésperas da ida pro Canadá, ele teve "piriri" mesmo, por mais que tentasse disfarçar, demonstrar confiança, o corpo dele entrou em curto rsrsrsrs... Era comum, nas vésperas da viagem, pessoas dizerem coisas pra ele do tipo: Rapaz, pensa bem, será que não é melhor vc ficar no Brasil??? Mas vcs vão sem conhecer ninguém lá??? Vc acha que vai conseguir emprego fácil??? tem gente que fica 6 meses sem trabalho... O Canadá está em crise, as coisas lá não estão faceis, eu vc pensaria melhor... Aí meu marido chegava em casa desanimado, preocupado, repetindo tudo o que tinha ouvido e, cabia a mim, rebater; eu perguntava logo: vc não acha que o mesmo Deus que nos deu a residência não é Deus pra abrir as portas??? Eu sei que a gente tá indo sem conhecer ninguém, mas somos crentes e onde tem uma igreja tem um pedaço da nossa família, mesmo que seja em uma igreja canadense... Vai dar certo, e, mesmo que não dê, o máximo que vai acontecer é a gente voltar... Deixe de pensar besteira que tudo vai se resolver, vc vai ver... Eu era a confiança em pessoa rsrsrsrsrsrs... não que eu não me preocupasse com o novo, com o desconhecido, eu me preocupava, mas, ao mesmo tempo, eu pensava que as pessoas mais importantes da minha vida estariam comigo e que o resto o meu Deus faria. Eu nunca tive dúvidas que estávamos indo no direcionamento de Deus e que, portanto, Ele abriria as portas... Eu tinha certeza que tudo se ajeitaria.
Eu até conseguia, com muita conversa, animar o meu marido, mas eu sabia que a luta interna que ele estava vivendo era bem estressante; ele se preocupava muito, principalmente, com trabalho. Acho que os homens sentem mais nesse período pré-imigração pela responsabilidade que eles têm como provedor da família; pq, por mais que a mulher trabalhe e seja independente, quando se tem filho pequeno, como no meu caso, o peso financeiro é maior sobre o homem, salvo algumas raríssimas exceções.
Eu tive a ideia de pedir a algumas pessoas que eu conheci pela net, e que moravam em Vancouver, de ligar pra mim aqui no Brasil e colocá-las pra falar com meu marido, e isto ajudou muuuuito. Ele pôde tirar várias dúvidas e eu percebia que quando ele conversava com quem já morava lá, ele se animava mais.
Eu lembro do dia que saimos da entrevista no consulado, já certos de que havíamos conseguido a residência, e pegamos o vôo pra BH; o nervoso do meu marido foi tanto, que ele teve não só diarreia como tb vomitou a viagem toda. Ele ficou achando que tinha sido algo que ele tinha comido - pura inocência - mas eu sabia que era nervoso, nervoso pela possibilidade de emigrar.
Eu vou deixar alguns conselhos pra quem está passando por algo parecido:
1- Não olhe para os lados, para o que as pessoas dizem, olhe pro alvo.
2- Lembre-se que cada um tem sua própria experiência, o que vc leu de ruim e de bom nos blogs pode não se repetir com vc.
3- A pessoa disposta, que quer trabalhar, não fica sem trabalho... eu disse SEM TRABALHO, eu não estou me referindo ao emprego dos sonhos. Um bom emprego e um bom salário vêm com o tempo, dificilmente vc irá conseguir de cara.
4- Não se deixe levar pelo medo; pelo medo do desemprego, do fracasso, do novo, da adaptação, enfim... O medo tira o sono, estressa, aumenta a ansiedade, só vai te prejudicar.
Lembre-se que vc não é o primeiro e nem vai ser o último a imigrar, vc tem se preparado e não tem pq se deixar levar pelo medo.
5- Tenha fé em Deus. Amigos, parentes, conhecidos, todos podem "pisar na bola" com vc, mas Deus nunca falha, Ele sempre vai ser o socorro presente no meio da angústia. Ele é o nosso porto seguro.
6- Para os casais: Estejam unidos, mais do que nunca. Dividam os medos, as preocupações, a ansiedade; não se fechem em vcs mesmos pq isso pode afastá-los um do outro.
Lembrem-se que a adversidade que pode unir um casal, tb separa, e o que mais vcs vão ter na chegada em um outro país é adversidade e desafio, portanto, estejam atentos a vida a dois.
7- Encarem a ida para um outro país como uma grande aventura. Tentem levar tudo com bom humor, principalmente, os períodos de dureza.
8- Aprendam a viver com pouco, sem consumismo, até as coisas melhorarem.
9- Não assumam prestações, é uma cilada pra quem está chegando.
10- O estresse pode acabar com seu casamento. Segue dicas simples:
a- Nunca durmam em camas separadas, por mais que tenham motivos.
b- Nunca falem em divórcio, por mais que pensem.
c- Nunca exponham seus problemas íntimos para os familiares no Brasil.
d- Contruam a vida juntos e nunca dividida. Isso inclue o dinheiro.
e- Não pensem duas vezes em pedir perdão e nem em perdoar... Fundamental!!!
Ah! não esqueçam de que ser residente em um país de primeiro mundo, com qualidade de vida, não é pra qualquer um; VC É MINORIA, portanto, aproveite a oportunidade.

5 comentários:

  1. Oi querida! sou cristã também e imigrei com o meu esposo para Toronto há 5 meses! sempre leio o seu blog e hoje resolvi deixar um comentário para lhe dizer o quanto as suas palavras, escritas aqui, são palavras vindas diretamente do trono do Pai para as nossas vidas! Você é usada por Deus para propagar o amor dEle por nós e fortalecer a nossa fé! Você tem estado em minhas orações!

    No amor que edifica,
    Juliane Frota.
    juliane.frota@yahoo.ca

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliane, fico muito feliz com suas palavras, vc não sabe quanto... vou te escrever por email... muito obrigada pelas orações, que Deus abençoe vcs... bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata,
    Estou sumida também,a minha 4ª quimio também me derrubou,fiquei na cama até de 4ª até segunda e nem consegui ir ao hospital na 6ª para tomar a injeção do Interferon.2ª feira vou juntar a quimio e o tratamento de radioterapia (20 sessões). Força amiga

    ResponderExcluir
  4. Ai, Elaine, não é nada fácil, né???? a gente só pensa em terminar com isso, né??? nos dias ruins parece até que não vamos conseguir... mas Deus é bom, Ele vai nos fortalecer e vamos conseguir superar essa fase difícil das nossas vidas... bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha ai Rê...As sábias palavras!!!!!:))))
    bjooos

    ResponderExcluir